SóProvas


ID
2367040
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Quando em determinada entidade o auditor tiver necessidade de averiguar informações junto aos funcionários responsáveis pelo acompanhamento das vendas, da posição dos investimentos e dos controles internos, deverá usar a técnica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    1) Inspeção: envolve o exame de registros ou documentos (exame documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo (inspeção física). (NBC TA 500 A14.)
    Ex.: Inspeção de registros em busca de evidência de Autorização.

    2) Observação: consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros. (NBC TA 500 A17.)
    Ex.: A observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle

    3) Recalculo: consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.
    Ex.: Cálculo de depreciação, provisão para devedores duvidosos

    4) Indagação ou Inquérito: consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade.
    Ex.: funcionários, Sócios, Fornecedores

    5) Reexecução: envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade
    Ex.: Reexecução de conciliações bancárias

    6) Procedimentos analíticos: consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, incluindo a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    7) Confirmação: representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. (NBC TA 500 A18.)
    Ex.: Confirmação de saldos contábeis e seus elementos, confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros

    bons estudos

  • Renato, Vossa Senhoria está em todas" Parabéns pelos comentários! Sucesso!!!

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre técnicas de auditoria. 

    Para responder essa questão tenha em mente que o auditor quer averiguar informações, isto é, ele quer confirmar se a informação é aquela mesma ou não. Precisamos identificar qual seria a melhor técnica para ele fazer isso.

    Bora lá:
    a) Incorreta. A amostragem é utilizada para selecionar as informações que o auditor irá avaliar. Ou seja, ela é usada para SELECIONAR e não para AVERIGUAR se a informação é correta ou não. Depois que o auditor definir a amostra, aí ele precisa realizar outro procedimento para averiguar se as informações da amostra estão corretas ou não.
    b) Incorreta. A conferência de cálculo é utilizada quando o auditor precisa refazer os cálculos em operações aritméticas e financeiras. Ele até conseguiria usar a conferência para as informações sobre vendas e investimentos, mas não conseguiria utilizar para controles internos, já que controles internos não são contas (não é um procedimento matemático) .
    c) Incorreta. A circularização é uma técnica que visa checar as informações, de fato. Mas ela é aplicável a pessoas ou empresas que são independentes em relação a entidade auditada. Ou seja, a circularização não pode ser aplicada para os próprios funcionários da empresa.
    d) Incorreta. No exame de registros auxiliares, o auditor vai checar informações com base em registros que dão suporte ao registro principal. Ele pode checar as planilhas que dão suporte a entrada de dados em um sistema, por exemplo. Mas esta técnica não ajuda aqui, já que o auditor não está avaliando registros.
    e) Correta. O inquérito ocorre quando o auditor formula perguntas para obter respostas. Formulando perguntas para os funcionários, ele pode confirmar se as informações sobre vendas, investimentos e controles internos são adequadas ou não.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. Além disso, a inspeção de registros e documentos fornece evidência com graus variáveis de confiabilidade.

    A inspeção de documentos que evidenciam a existência de um ativo pode não fornecer necessariamente evidência de auditoria sobre propriedade ou valornem quanto aos direitos e obrigações da entidade ou à avaliação dos ativos.

    A observação fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que a observação ocorre.

    Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia.

    Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis.

    O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.

    A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.

    Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. A indagação é utilizada extensamente em toda a auditoria, além de outros procedimentos de auditoria.

    Além disso, as indagações podem incluir desde indagações escritas formais até indagações orais informais.