SóProvas


ID
2367043
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em um determinado município foram criados centros digitais para que a população pudesse ter acesso à internet, por meio de diversos quiosques instalados em pontos estratégicos da cidade. Foram instalados os quiosques, com computadores, rede de internet e softwares antivírus, além de um sistema de cadastro dos usuários. O município optou por não instalar programa de controle do tempo de uso dos computadores pelos usuários, pois iria onerar o projeto além dos valores previstos e por sua menor relevância.

Essa decisão da administração municipal está de acordo com o seguinte princípio do controle interno:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) aderência a diretrizes e normas legais – o controle interno administrativo deve assegurar observância às diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos e procedimentos administrativos, e que os atos e fatos de gestão sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade

    B) controles sobre as transações - é imprescindível estabelecer o acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais, objetivando que sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade e autorizados por quem de direito

    C) instruções devidamente formalizadas - para atingir um grau de segurança adequado é indispensável que as ações, procedimentos e instruções sejam disciplinados e formalizados através de instrumentos eficazes e específicos; ou seja, claros e objetivos e emitidos por autoridade competente;

    D) delegação de poderes e definição de responsabilidades - a delegação de competência, conforme previsto em lei, será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com vistas a assegurar maior rapidez e objetividade às decisões. O ato de delegação deverá indicar, com precisão, a autoridade delegante, delegada e o objeto da delegação

    E) CERTO: relação custo/benefício - consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar

    Fonte: IN 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001
    bons estudos

  • Resolução:

    O enunciado trata da relação custo benefício, que consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar.

    Outros pontos importantes, que estão no escopo da IN 01/01 do SFC:

    A) aderência a diretrizes e normas legais – o controle interno administrativo deve assegurar observância às diretrizes, planos, normas, leis, regulamentos e procedimentos administrativos, e que os atos e fatos de gestão sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade;

    B) controles sobre as transações - é imprescindível estabelecer o acompanhamento dos fatos contábeis, financeiros e operacionais, objetivando que sejam efetuados mediante atos legítimos, relacionados com a finalidade da unidade/entidade e autorizados por quem de direito;

    C) instruções devidamente formalizadas - para atingir um grau de segurança adequado é indispensável que as ações, procedimentos e instruções sejam disciplinados e formalizados através de instrumentos eficazes e específicos; ou seja, claros e objetivos e emitidos por autoridade competente;

    D) delegação de poderes e definição de responsabilidades - a delegação de competência, conforme previsto em lei, será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com vistas a assegurar maior rapidez e objetividade às decisões. O ato de delegação deverá indicar, com precisão, a autoridade delegante, delegada e o objeto da delegação.

    Gabarito: E

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão que trata dos princípios de controle interno. 

    Estes princípios são:
    1 - Relação Custo Benefício: O custo do controle interno não deve exceder aos benefícios por ele gerados.
    2 - Segregação de Funções (oposição de interesse): Consiste em estabelecer que uma mesma pessoa não possa ter funções incompatíveis, que gerem conflito de interesses.
    3 - Atribuição (delegação) de responsabilidades: As atribuições dos funcionários, setores e departamentos internos da empresa devem ser claramente definidas e limitadas, de preferência por escrito, mediante o estabelecimento de manuais internos de organização.
    4 - Rotinas Internas de controle (controle sobre transações): Indicam como instrumentos de controle são utilizados para autorizar, aprovar, verificar, requisitar, registrar.
    5 - Segurança e Salvaguarda de ativos: Limitação do acesso dos funcionários a ativos da empresa com estabelecimento controles físicos sobre estes ativos.
    6 - Formalização de instruções: Todas as instruções devem estar formalizadas em manuais, roteiros, etc.
    7 - Auditoria Interna: Atua no monitoramento do controle interno, é o controle do controle.

    Com base nisso, já podemos responder a questão.

    No caso concreto, o município deixou de instalar um programa de controle do tempo porque iria onerar o projeto, além de não ter relevância. Em outras palavras, o custo de implantação do controle do tempo seria maior do que o benefício gerado por ele.

    Neste caso, houve observância do princípio do controle interno da relação custo -benefício.

    Gabarito do professor: Letra E.
  • A questão trata sobre a aplicação de um controle interno, com o fim de limitar o uso dos computadores pelo público. O ponto chave da questão é: 

    Controlar ou não controlar o tempo de acesso aos computadores?

    Optou-se por não controlar em razão do custo de implantação. Concluiu-se, portanto, que o custo não compensaria os benefícios. Assim, já concluímos pela letra E.

    Aprenda um pouco mais:

    A questão aborda as limitações do controle interno. Não faz sentido gastar R$ 100 num controle, para obter benefício de R$ 50. Lembre-se que os controles podem ser contábeis ou administrativos. Esse é o caso de um controle administrativo.

    Resposta E