SóProvas


ID
2367079
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Preâmbulo

O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. Ele contribui para o desenho da paisagem dos campos e das cidades. Às vezes, ganha destaque no noticiário. Contudo, os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta.

Admirar o monte Saint-Michel e os monumentos de Roma, de Praga ou de Belém, deleitar-se com a música de Bach ou de Messiaen, contemplar os quadros de Rembrandt, apreciar verdadeiramente certas obras de Stendhal ou de Victor Hugo implica poder decifrar as referências cristãs que constituem a beleza desses lugares e dessas obras-primas. Entender os debates mais recentes sobre a colonização, as práticas humanitárias, a bioética, o choque de culturas também supõe um conhecimento do cristianismo, dos elementos fundamentais da sua doutrina, das peripécias que marcaram sua história, das etapas da sua adaptação ao mundo.

Foi nessa perspectiva que nos dirigimos a eminentes especialistas. Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto. Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado, sem eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio, que não tem mais uma existência real, e, claro, sem intenção de proselitismo. (História do Cristianismo, org. Alain Corbin. São Paulo: Martins Fontes. 2009. p.XIII). 

Considerando-se que o texto 1 serve de preâmbulo ao livro “História do Cristianismo”, organizado por Alain Corbin, é correto afirmar que a principal finalidade dessa obra é, segundo o primeiro parágrafo do texto:

Alternativas
Comentários
  • ''O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram.[...]''

     

    ''Contudo, os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta.''

     

    A principal finalidade é divulgar os conhecimentos necessários à interpretação da presença do cristianismo em nossa vida e cultura (letra e)

  • Macete:

    O comando "Segundo o texto" já nos informa que se trata de uma compreensão, referência, algo explícito dentro do texto.

  • Letra E.

    "Às vezes, ganha destaque no noticiário. Contudo, os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta." Já nos dá uma ideia de expressão 'conhecimento'; à medida que o texto prossegue, a ideia é a mesma. 

  • Apesar de o comando da questão fazer referência estrita ao 1º parágrafo, no meu entender, só é possível respondê-la, com convicção, a partir da leitura integral do texto, especialmente do último parágrafo, que diz: Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto.

     

    Reparem que no 1º parágrafo o autor apenas cita alguns fatos, o que não gera subsídios suficientes - embora dê indícios - para afirmar que a finalidade do texto é divulgar o conhecimento.

     

    Avante!

  • Realmente a principal finalidade da obra é: 

     

    "e) divulgar os conhecimentos para a interpretação da presença do cristianismo em nossa vida e cultura." GABARITO

     

    Mas o primeiro paragrafo não contribuiu muito para tal conclusão, há de se fazer uma leitura do texto sim.

  • ter que descumprir o comando da questão pra acertar é complicado...

  • gabarito E.

    divulgar os conhecimentos para a interpretação da presença do cristianismo em nossa vida e cultura

    O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. (passamos a conhecer os pontos onde está o cristianismo, pois muitas vezes a influência dele é subjetiva)

  • A) indicar de forma clara os fatos cotidianos impregnados pelo cristianismo;

    O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. Ele contribui para o desenho da paisagem dos campos e das cidades. Às vezes, ganha destaque no noticiário. Contudo, os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta.

    E) Divulgar os conhecimentos para a interpretação da presença do cristianismo em nossa vida e cultura.

    No 1° Paragrafo não tem nenhuma divulgação de conhecimento.

  • (E) ♡

  • Pista textual: " (...) implica poder decifrar as referências (...) = INTERPRETAR.

    Gab. E

    Bons estudos.