SóProvas


ID
2367115
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Preâmbulo

O cristianismo impregna, com maior ou menor evidência, a vida cotidiana, os valores e as opções estéticas até mesmo dos que o ignoram. Ele contribui para o desenho da paisagem dos campos e das cidades. Às vezes, ganha destaque no noticiário. Contudo, os conhecimentos necessários à interpretação dessa presença se apagam com rapidez. Com isso, a incompreensão aumenta.

Admirar o monte Saint-Michel e os monumentos de Roma, de Praga ou de Belém, deleitar-se com a música de Bach ou de Messiaen, contemplar os quadros de Rembrandt, apreciar verdadeiramente certas obras de Stendhal ou de Victor Hugo implica poder decifrar as referências cristãs que constituem a beleza desses lugares e dessas obras-primas. Entender os debates mais recentes sobre a colonização, as práticas humanitárias, a bioética, o choque de culturas também supõe um conhecimento do cristianismo, dos elementos fundamentais da sua doutrina, das peripécias que marcaram sua história, das etapas da sua adaptação ao mundo.

Foi nessa perspectiva que nos dirigimos a eminentes especialistas. Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto. Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado, sem eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio, que não tem mais uma existência real, e, claro, sem intenção de proselitismo. (História do Cristianismo, org. Alain Corbin. São Paulo: Martins Fontes. 2009. p.XIII). 

No último parágrafo do texto 1, o autor organizador do livro alude a uma série de características desse tipo de texto; as duas características abaixo que ele objetiva atingir e que estão explicitamente expressas no texto são:

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Autoridade e Clareza.

                 * Perceba que, no último parágrafo, se tem [...] eminentes especialistas [...]. Eminente é o que se eleva ao que estar ao seu redor = Autoridade.

     

                * Clareza = [...] sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário EXCESSIVAMENTE especializado [...]. Ou seja, propõe uma comunicão mais informal e mais próxima dos leitores. 

  • A letra d também está certa e é por isso que eu odeio a FGV ¬¬'

  • Realmente a alternativa D também não está errada! Imparcialidade = sem intenção de proselitismo.

  • Tbm marquei a letra D, questão que parece boba mas muita gente errou rsrs, estava indo bem fazendo resoluções de português até mudar pra FGV.

  • Vamos indicar para comentário, questão muito difícil! 

  • Cheguei a cogitar a C... Contudo, ao reler o enunciado, não achei que o autor objetivava atingir autoridade, apenas utilizou-se dela para obter credibilidade.

  • Que autoridade é essa ?

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  • Errei a questão, marquei alternativa D.

    Ao fazer a releitura do texto realmente fiquei convencido que ele não tem nada de imparcial... Afinal o autor descreve que o Cristianismo está presente no cotidiano, na paisagem, na estrutura das cidades, é destaque no noticiário... Quanta admiração, quanta "defesa" ao Cristianismo.

    Alternativa C

    Clareza: é notória no texto.

    Autoridade: a perspectiva do texto parte da contribuição de eminentes especialistas (ainda que o autor não demonstre citações que comprovem essas contribuições).

  • Também marquei D. FGV, que banca hein...

  • -
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     também marquei letra D

  • Marquei letra "a" = imparcialidade / credibilidade

     Pra mim "imparcialidade" se opõe a "proselitismo". O autor apresenta o tema e traz fatos, exemplos da presença cristã (como justificado em outra questão dessa prova).

    Já a participação de eminentes especialistas traria a credibilidade, mencionada na alternativa.

    FGV = faz a gente viajar

     

  • Acertei com base no argumento de autoridade.

     

    Foi nessa perspectiva que nos dirigimos a eminentes especialistas (ARGUMENTO DE AUTORIDADE). Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto. Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado, sem eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio, que não tem mais uma existência real, e, claro, sem intenção de proselitismo (CLAREZA). (História do Cristianismo, org. Alain Corbin. São Paulo: Martins Fontes. 2009. p.XIII). 

     

     

     

    Argumento de autoridade é quando uma pessoa que tem certo respaldo em determinada área do saber, seja por sua formação acadêmica ou contribuição na área, este indivíduo ao emitir um parecer sobre em tese não se pode questioná-lo, por se tratar de uma “autoridade” no assunto.

     

     

    http://estupidamenteracional.blogspot.com.br/2013/05/argumento-de-autoridade-ou-autoridade.html

     

     

    Bons Estudos!

     

  • até pro professor penso q foi difícil.... ah, fgv

  • Ja se tornou uma briga pessoal com os canditados: esta mania de contradizer os visiveis gabaritos que marcamos. A fgv sabe que o trexo ''sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado'' implica d) clareza / imparcialidade; o ultimo por sua vez está evidente nisto : ''claro, sem intenção de proselitismo.''

    Mas é FGV e ela sabe como nos derrubar na nossa suspota ceterza da questão marcada.

  • Nessa mesma prova a FGV não considerou os "especialistas" como autoridade em outra questão. FGV sendo FGV.

     

  • Letra C   (segundo à banca)

     

    Discordo do gabarito pois quando ele afirma no enunciado da questão que: ".... No último parágrafo do texto 1, o autor organizador do livro alude a uma série de características desse tipo de texto." Isso fica notório e evidendente que ele quer fazer um jogo semântico com o candidato. No entanto, voltando ao último parágrafo:

    "Foi nessa perspectiva que nos dirigimos a eminentes especialistas. Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto. Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado, sem eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio, que não tem mais uma existência real, e, claro, sem intenção de proselitismo."

     

    Quando diz:

    "Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto...."

    Sugere uma imparcialidade apesar de ser derecionado para um público culto, mas que a "cultez" ,se assim podemos chamar, deve ser do entendimento de todos que se encontram no meio em que se insere, naquele momento.

     

    E complementa ainda dizendo: "Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado..."

    Neste trecho é onde fica evidente que deve existir um grande teor de clareza.

     

     

    Mais complicado do que sogra e empregada assistindo novela.

    Talvez daqui 2 anos eu entenda o porquê da Letra D

     

    Posso tá errado e aceito críticas, Mas quem marcou a Letra C continue estudando, estude muito mais.

  • Galera, também fiquei na dúvida entre as letras C e D, e acabei marcando a D no final.

     

    Só consegui encontrar uma justificativa pra esse gabarito, que está no próprio enunciado. A FGV pega muito nessas questões de interpretação, porque no final acabamos não atentando para o enunciado (que é o comando da questão), observem:

     

    "No último parágrafo do texto 1, o autor organizador do livro alude a uma série de características desse tipo de texto; as duas características abaixo que ele objetiva atingir e que estão explicitamente expressas no texto são:" 

     

    Se formos observar no parágrafo, encontramos de fato o que foi pedido no enunciado, vejam:

     

    Foi nessa perspectiva que nos dirigimos a eminentes especialistas. Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto (Tudo isso se referindo a AUTORIDADE). Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado, sem eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio, que não tem mais uma existência real (tudo isso se referindo a CLAREZA), e, claro, sem intenção de proselitismo.

     

    Percebam que apenas a frase final faz referência a imparcialidade, na maior parte do tempo o autor alude aos especialistas e à clareza com que o texto deve ser escrito.

  • Quando diz ''sem proselitismo'' eu entendo que ele tem objetivo de ser imparcial, pois não vai tentar te convencer. Entendi a 'c' mas não vejo a autoridade como um objetivo do autor e sim como uma forma de ter credibilidade...Enfim vamos que vamos!

  • A verdade é que tanto porderia ser a C, quanto a D. Esse é o grande problema da FGV. O candidato nunca tem certeza de nada. Fica sempre a dúvida.

    Foi nessa perspectiva que nos dirigimos a eminentes especialistas (AUTORIDADE). Propusemos a eles que pusessem seu saber à disposição dos leitores de um vasto público culto. Isso, sem o peso da erudição, sem o emprego de um vocabulário excessivamente especializado (CLAREZA), sem eventuais alusões a um suposto conhecimento prévio, que não tem mais uma existência real, e, claro, sem intenção de proselitismo (IMPARCIALIDADE). (História do Cristianismo, org. Alain Corbin. São Paulo: Martins Fontes. 2009. p.XIII). 

    Agora, porque indicaram a C e não a D ou vice-versa ninguém sabe!!!!

  •      Especialista; 

     Indivíduo que possui habilidades ou conhecimentos especiais ou excepcionais em determinada prática, atividade, ramo do saber, ocupação, profissão. 

        Discordo do gabarito !    Mas ... 

            Se você não pode vencer seu inimigo, una-se a ele ! 

      # Avante.  

     

  • Quem marcou a assertiva D, apenas leia o comentário da Mikaelle Vilela e prossiga.

  • "proselitismo é a ação ou empenho de tentar converter uma ou várias pessoas em prol de determinada causa, doutrina, ideologia ou religião". Dizer que o texto não tem a intenção de proselitismo não significa que o texto será imparcial.

  • eminentes=que têm prestígio, logo eminentes especialistas=autoridade

    erudição=cultismo, logo sem o peso da erudição=clareza

  • Senhor Deus, acertei uma da FGV emportuguês. Há luz no fim do túnel:É o meu nome no DOU, amém!

  • Proselitismo: atividade ou esforço de fazer prosélitos; catequese, apostolado; doutrinação.

    (definição do Houaiss).

    Logo, a alternativa D também estaria certa. Afinal, o autor diz claramente que organizou a obra evitando proselitismo, ou seja, primando pela IMPARCIALIDADE.

  • Segundo a explicação do professor do QC: a ausência de proselitismo não configura imparcialidade.

    Ausência de proselitismo, ou seja, não querer converter/convencer o leitor, não obriga o autor e as autoridades a expor o tema de modo imparcial. Eles podem sim expô-lo a partir do seu próprio ponto de vista, ou seja, com uma visão parcial.

    Dessa forma, o melhor gabarito é a letra C) autoridade / clareza

  • Essa banca tem um poder FERRADO de colocar a estima lá embaixo!!!