SóProvas


ID
2367133
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Comunicação Política na Suíça

Os cidadãos suíços são convocados a se pronunciar periodicamente, de quatro a cinco vezes por ano aproximadamente, sobre um total de quinze temas da atualidade política. Além de cada uma dessas votações populares, os cidadãos são convidados a dar suas opiniões (votando simplesmente sim ou não) sobre três ou quatro problemas de interesse nacional, aos quais se acrescentam alguns tópicos especiais dos cantões e das comunas. Esse sistema repousa sobre a iniciativa popular e sobre o referendum, que permitem a uma minoria, respectivamente 100.000 cidadãos, no caso da iniciativa popular, e 50.000, no caso do referendum, obrigar o conjunto do país a se interessar sobre o que a preocupa. (Argumentação, Hermès. Paris: CNRS Edições. 2011, p. 58) 

O texto 2 foi elaborado com a finalidade de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Lendo bem as informações do texto, realmente se trata de um sistema bem legal... Digno de elogios.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Não vi nenhuma palavra de elogio do autor sobre o tema. Ele apenas está relatando como acontece o sistema de política na suíça. Pra mim seria letra B

  • Não há nenhum elogio expresso......A Suíça é uma maravilha, mas no texto não há referência de elogios.

  • Não há elogios no texto. Esta questão deveria ser anulada.

  • Eu vejo cada uma nessas questões, questão passiva de anulação CADE OS ELOGIOS ????? Se fosse CESPE eu concordária kkkkkKKK.

     

  • Com certeza letra B,mas como sempre nesta banca a interpretação é sobre o que eles pensam estar correto.Por isso gosto da CESPE as questões sempre estão "amarradas" ao texto.

  • Trata-se de um texto didático, tem a intenção de argumentar a favor de um tema! Por isso a alternativa C encontra-se correta. 

    Basta perceber que no texto é provado que é possível existir um sistema político democrático que atenda as necessidades da minoria. Inclusive no final do texto está especificado que se trata de uma argumentação (defender um ponto de vista = elogiá-lo extrínseca ou intrinsecamente). 

     

  • A função do texto foi apenas em noticiar, e não criticar,elogiar,indicar ou ironizar...é difícil fazer uma questão assim adinvinhando o que eles querem!

  • Por esse  fragento é impossível saber o que o autor acha do sistema suíço. Só porque é uma argumentação não sisgnifica que é um elogio, tudo depende do contexto em que está inserido, eu poderia usar este mesmo texto tanto para defender o sistema como para crítica-lo e defender outro que julgo melhor...

     

  • não vi PN de elogio nisso ... FGV é f***

  • A todos que argumentaram a favor da letra C, me desculpem, se houvesse pelo menos UM, UM MÍSERO, DISCRETO, DISFARÇADO, DISSIMULADO ADJETIVO, que indicasse um elogio, seria fundamentável. Argumentar a favor NÃO SIGNIFICA ELOGIAR, argumentar a favor significa que o indivíduo é a favor, só e tão somente só!!!!! A FGV precisa escolher melhor os profissionais que elaboram essas questões. As questões se tornam dificeis porque são mal elaboradas.

  • Stephanie Oliveira, é EXATAMENTE isso.

  • O que é digno de elogios, elogiado não está. Questão ridícula!

     

  • O elogio pode partir do leitor, mas em nenhum momento temos o escritor mencionando algum termo que faça referência e um elogio.

     

  • muito lokaaa

  • O problema da FGV é que o examinador lê o texto inteiro e quer que o candidato, por meio de um recorte desse texto, tenha a mesma compreensão que ele teve, ao ler a obra na integra. 

  • Li um comentário em outra questão e vale para esta também...

    Questões da FGV: quando tu achar que uma alternativa é a correta, marque outra... kkkkkkk

  • Gente, também tenho dificuldades, mas analisem com calma.

    O enunciado diz: A FINALIDADE do texto, o "cara" passa o texto todo falando sobre a participação do cidadão.

    Agora analisem a letra B, onde que fala sobre desconhecimento dos demais países? Pode ou não ser de conhecimento dos demais países. Outra coisa, esse foi o objetivo/finalidade do texto? Penso que não. Marcar a B é extrapolar demais.

    O que vcs acham?

    Viajei muito?kkk

    Só tentativa de ajudar, tbm errei essa questão.


  • - primeira questão da FGV, sobre interpretação de texto, que eu acerto. 


    ¬¬' 

  • que permitem a uma minoria (penúltima linha)... Como pode ser de grande participação popular?

  • Cadê o elogio?

  • O que esperar de uma banca que escreve PresindentA?

  • Uma luz, não entendi essa questão...pra mim é mais uma critica do que um elogio

  • Só uma observação para a colega que criticou o uso do termo "presidenta", eu também achava estar errado, mas não está, não. Dentre inúmeros artigos sobre o tema, esse é bem interessante.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/presidenta-existe-na-lingua-portuguesa-desde-1872/n1597210547562.html 

  • Que maravilha a Suíça e tudo tão perfeito . Pais sem corrupção. Sociedade participativa. Gente, é coisa de primeiro mundo que o autor nem precisou rasgar elogios. Ficou subentendido nas entrelinhas quando no logo no início do texto ele diz: Os cidadãos Suíços... 

     

    Gabarito letra C só pra não perder a PIADA

     

     

     

  • Eu elogio o sistema deles, mas o autor não.

  • Acertei por exclusão, ou seja, marquei a menor pior.

  • acho que o texto isolado está mesmo é informando, o titulo já busca "Comunicação Política na Suíça" como se fosse pra chamar a atenção do leitor a conhecer o sistema politico suiço.

  • que permitem a uma minoria..  (dá ideia de vantagem) .... a menos errada

  • Gente....

    So DEUS na causa.....ate então eu estava na minha, essa questão me tirou so serio, dizer  que é um elogio é o mesmo que dar um soco no candidato, gente, o autor ate critica esse procedimento quando ele diz que apenas uma minoria decide e o conjunto é obrigado a aceitar.......

    Tenha dó....FGV - nao é um elogio..   

  • R - "C"

    Não tem como estudar português para FGV. Eles não estabelecem qualquer critério fixo para interpretação e resolução das questões. Por vezes prezam pela literalidade do texto, em outras a resposta é obtida com base em inferências.

     

    Minha dica para quem vai fazer qualquer exame elaborado pela FGV: Nunca a comecem pela prova de português. Geralmente a banca é muito mais objetiva nas questões de conhecimento específicos. Já a prova de português demandará tempo para entender o texto, o enunciado da questão e o das próprias alternativas, sem desconsiderar a hipótese de erro mesmo com a compreensão de todos esses elementos. Tudo isso pode prejudicar o gerenciamento do seu tempo. Melhor priorizar as questões com maior possibilidade de acerto e, certamente, a prova de português não estará incluída nessa parte, inclusive para quem possui vasto conhecimento da língua portuguesa :(

  • FGV

     

    A menos errada e a mais completa dentre as corretas assertativas.

     

     

    E esse sistema é passível sim de elogios e indicaria a todos os países, não apenas ao Brasil.

  • ONDE é que tem elogio aí???

    Alguém pode dizer o elogio?

  • ''permitem a uma minoria, respectivamente 100.000 cidadãos, no caso da iniciativa popular, e 50.000, no caso do referendum, obrigar o conjunto do país a se interessar sobre o que a preocupa.'' - IRONIA 

     

  • Resposta Letra C:

    Esse sistema repousa sobre a iniciativa popular (elogiar um sistema de grande participação popular; )

  • Deem uma explicação plausível!

  • GABARITO LETRA C. 

    Pessoal, só poderia restar dúvida entre a LETRA B e a LETRA C.

    Contudo, EU NÃO POSSO AFIRMAR QUE É ALGO DESCONHECIDO PELOS DEMAIS PAÍSES. Issso seria extrapolação da interpretação. 

    PORTANTO, só cabe a letra C. 

  • Elogio, cadê vc meu filho! 

  • Normalmente fico inerte, mas vi muitas controvérsias aqui, vamos lá:

     

    a)criticar o excesso de consultas populares na suíça;

    ERRADO. A intenção do texto não é criticar, visto que ele ressalva as qualidades boas da Comunicação política na Suíça. Especialmente nos trechos:

    “Os cidadãos suíços são convocados a se pronunciar periodicamente[...] sobre um total de quinze temas da atualidade política”

    “os cidadãos são convidados a dar suas opiniões[...] sobre três ou quatro problemas de interesse nacional”

     

    Pergunto a você... Dar opinião é algo ruim ou bom? Se pronunciar na política e ser um cidadão ativo na democracia do país é ruim ou bom?

    Se é algo bom, então não pode ser uma crítica.

     

    OBS: O verbo “obrigar” no último período dá uma carga semântica negativa. No entanto, é necessário para esta questão que o candidato saiba o que é uma iniciativa popular e um referendo, pois ambos podem virar leis. Então é normal esta obrigatoriedade.

     b)noticiar algo desconhecido pelos demais países; 

    ERRADO. Não há trecho algum no texto que versa sobre o desconhecimento de outros países, logo, é imperioso achar isto (interpretar demais)

     c)elogiar um sistema de grande participação popular; 

    CORRETO. Idem letra A, pois é algo bom.

    Quero ressaltar ainda outra coisa. O candidato pode achar que o termo "minoria" vai de encontro a "grande participação popular" que é o exposto nesta alternativa. Todavia, o termo minoria faz referência a iniciativa popular e o referendo que por sua vez fazem referência ao segundo período do texto:

    "Além de cada uma dessas votações populares, os cidadãos são convidados a dar suas opiniões (votando simplesmente sim ou não) sobre três ou quatro problemas de interesse nacional, aos quais se acrescentam alguns tópicos especiais dos cantões e das comunas."

    Já o primeiro período do texto abarca todos os cidadãos suíços:

    Os cidadãos suíços são convocados a se pronunciar periodicamente, de quatro a cinco vezes por ano aproximadamente, sobre um total de quinze temas da atualidade política.

     d)indicar o sistema como ideal para o brasil;

    ERRADO. O texto não é publicado por autores brasileiros e muito menos faz referência ao Brasil

     e)ironizar sobre uma estrutura política ultrapassada. 

    ERRADO. O texto requer conhecimentos prévios sobre democracia.

    Como pode uma política que convoca os cidadãos a participar ativamente da política e convida-os a dar às suas opiniões sobre problemas de interesse nacional ser ultrapassada?

     

     

     

     

  • Elogiemos os examinadores de Português da FGV: Cambada de fanfarrão. Letra C nem no quinto dos infernos que espera esses examinadores de meia tigela.

  • Galera, eu errei a questão. Porém, relendo o texto, percebi que esse trecho pode nos impõe como gabarito a questão C.


    Vejam:

    "(...) e 50.000, no caso do referendum, obrigar o conjunto do país a se interessar sobre o que a preocupa(...)"


    Diante disse e considerando o que sugeriu as "irmãs concursadas" (eliminação da B), nos restaria a C como gabarito.


    Discordo, mas penso que o raciocínio foi esse.


    Abçs.

  • Que???? fala seriokkkkkkkkkkkkkkk

  • Só acrescentando ao comentário do Tiago 

     

     

    Assim como é imperioso e de maneira extrapolar dizer que no texto tinha algo a noticiar é da mesma forma extrapolar o texto dizer que ele está elogiando o siostema, pois o o texto é argumentativo. Logo , isso não é caracterisitica de tal e nem há inferencia disto no texto , contudo isto é prática corriqueira da FGV. Se la põe o gabarito LETRA B certamente muitos que acertaram estariam fundamentando seus acertos em cima da letra correta em questão. 

     

    A subjetividade desta banca é algo absurdo, não à toa q ela só solta o gabarito dois dias depois da prova 

  • A lógica do texto é a que as Irmãs Concursadas e Mindfulness br conseguiram 'pescar'. Já ouvi muito dizer que a FGV é uma Banca 'semântica'. É preciso ter sensibilidade para captar a intenção do texto. É possível notar que a linha argumentativa é a de defender um ponto de vista: da participação popular, de que isso é possível.

    Fiquei 5 minutos na letra 'C', e marquei a 'B' por ser mais racional, tecnicamente mais defensável. O problema é que com a FGV, tem de ter mais emoção do que razão às vezes. No entanto, nesse caso até racionalmente dá para perceber que a intenção do texto é a defender o argumento da importância da participação do povo.

  • Por se tratar de uma argumentação vemos que alguém está defendendo um ponto de vista, o texto não traz nada depreciativo pra essa forma de participação popular então só pode ser uma argumentação positiva sobre o tema.

  • Não vejo nenhum dos itens como resposta:

    A) criticar o excesso de consultas populares na suíça;

    Não há nenhuma palavra que expresse crítica.

    B) noticiar algo desconhecido pelos demais países;

    O texto noticia, mas em momento algum diz que é desconhecido dos demais países

    C) elogiar um sistema de grande participação popular;

    Mesmo sendo o gabarito, não nenhuma palavra de elogio ao sistema político do país.

    D) indicar o sistema como ideal para o brasil;

    O texto não diz que o Brasil deve seguir esse sistema.

    E) ironizar sobre uma estrutura política ultrapassada.

    Não há nenhuma palavra de ironia.

    FGV e suas questões de adivinhação. :(

  • O texto 2 foi elaborado com a finalidade de: ser utilizado pela FGV em um concurso público e para que o candidato ADIVINHA-SE o gabarito.

  • eu acho que o gabarito se baseia nisso:

    (Argumentação, Hermès. Paris: CNRS Edições. 2011, p. 58) 

    C) elogiar um sistema de grande participação popular;

    foi a única explicação que encontrei,

    pois ficaríamos entre B e C (sendo que na B tb não temos certeza se é desconhecido )

  • Fiquei entre B e C, daí fui buscar algum elemento que me "desse pistas" da resposta. Na bibliografia, a referência ao título da obra, "Argumentação", me levou a marcar a letra C.

  • Não vi elogio.

    Mas dizer que é algo desconhecido para os demais países é descabido, uma vez que foi veiculado por mídia Francesa.

    Acho que nessa dava para marcar o gabarito.

  • Qual segmento do texto traz marcas definidoras de elogio?

    Infelizmente, subjetividade do examinador, que em algum momento entendeu dessa forma e obriga que todos entendam dessa maneira também.

  • Em nenhum momento o texto menciona uma grande participação popular - qual a referência em números para o que seria "grande participação popular"? -, ao contrario menciona a palavra "minoria" e diz, ainda, que a mesma permite "obrigar o conjunto do país a se interessar sobre o que a preocupa", sendo assim, levando em consideração que a obrigatoriedade não é uma ação voluntária, entende-se que não pode ser um elogio!

    Conclui-se, dessa forma, que a interpretação de texto realizada pela FGV é como jogo de loteria, cujo gabarito é definido após a realização das provas e correção, devido a atos que são praticados apenas no Brasil, e não temos ideia de quais sejam, mas sabemos as causas para que ocorram!

  • Acertando ou errando eu passo aqui para ver os comentários! kkkkkk

  • pra mim a resposta é a letra B E VAI T* NO C* FGV