-
Topologia em Estrela ou Radial:
E um tipo de topologia física que contém um único nó principal que realiza a interconexão entre todas as demais estações de trabalho secundárias.
Permite fácil modificação da rede, adicionando ou eliminando computadores e facilidade de localizar problemas.
Gab b.
-
Gabarito B
Topologia em Barramento
Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um micro será inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC.
Topologia em árvore
A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas.[4] Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de repartidores e as conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.
Cuidados adicionais devem ser tomados nas redes em árvores, pois cada ramificação significa que o sinal deverá se propagar por dois caminhos diferentes. A menos que estes caminhos estejam perfeitamente casados, os sinais terão velocidades de propagação diferentes e refletirão os sinais de diferentes maneiras. Por estes motivos, geralmente as redes em árvore vão trabalhar com taxas de transmissão menores do que as redes em barra comum.
Atualmente não se usa a topologia em árvore, por que caso haja falha, a rede pode ser comprometida.
Topologia física baseada numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Existem um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existe um outro concentrador que interliga todos os outros concentradores. Esta topologia facilita a manutenção do sistema e permite, em caso de avaria, detectar com melhor facilidade o problema.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Para mim, o termo "converter sinais transmitidos por protocolos diferentes" deixou a alternativa errada.
Alguém poderia explicar com referências?
-
@Rafael
Se colocarmos, por exemplo, um roteador usando uma topologia estrela, ele pode sim fazer a conversão de protocolos, o que deixa a alternativa correta.
-
Alguém comenta o item I ?
-
I. A topologia de rede em barramento é vulnerável porque no caso de ocorrer falha em uma estação a rede para de funcionar. [ERRADA]
Mesmo que uma das estações pare de funcionar não vai afetar o funcionamento da rede, pois não vai atingir o barramento que é o caminho de comunicação. Caso ocorra falha no barramento (backbone), como um dos termindores resistivos que são conectados nas estremidades do cabo for desconectado ou estiver sofrendo com mau-contato então teremos toda rede fora do ar. No caso do mau-contato podendo sofre com instabilidade na rede.
-
A topologia em árvore consiste em estações conectadas através de um circuito fechado. errado
A topologia em ANEL consiste em estações conectadas através de um circuito fechado
-
Tambem fiquei na duvida sobre converter protocolos. No item II ele destaca que a unidade central vai fazer a conversão e o colega citou que, se houver o roteador, essa conversão ocorre.
Porém, nem sempre há um roteador. E se for um switch, por exemplo?
-
Afirmativa I. A topologia de rede em barramento caracteriza-se por apresentar uma configuração multiponto em que todos os computadores se conectam ao meio de transmissão. Por conseguinte, se ocorrer falha em uma estação, somente esta estação para de funcionar, a rede continua funcionando normalmente. Logo, inferimos que essa afirmativa está errada.
Afirmativa II. Correto. Na topologia em estrela, todas as estações estão conectadas a um dispositivo concentrador. Com efeito, esse elemento central pode sim gerenciar o fluxo de dados da rede, determinando, por exemplo, a velocidade de transmissão, bem como convertendo sinais transmitidos por protocolos diferentes, encaminhando informações de um nó para outro, entre outras funções.
Afirmativa III.
Errado. Ao contrário do que afirmar essa afirmativa, a topologia em árvore equivale a várias redes estrelas interligadas entre si por intermédio de seus nós centrais - série de barras interconectadas utilizada, por exemplo, na ligação de HUBs e Repetidores (vários hubs interligados entre si por switches ou routers).
Fonte: Comentário professor TEC CONCURSOS