SóProvas


ID
2367931
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Elenor Kunz (2006) apresenta um capítulo sobre “o estudo do movimento humano”, a fim de interpretá-lo e analisá-lo enquanto referência teórica para orientação e a condução da prática pedagógica da Educação Física. Nesse sentido, aborda o interesse na análise do movimento na dança, sobre a qual podemos elencar algumas afirmativas. Analise as afirmativas abaixo a esse respeito.
I) A tendência da desportivização na dança avança na medida em que ela adquire espaço de apresentação na forma competitiva.
II) A caracterização mais típica para a dança e os seus movimentos é, sem dúvida, a constante busca da alegria e do prazer proporcionado por movimentos ritmados e compassados, desenvolvendo de forma tecnicista funções mímicas e pantomímicas.
III) Um sentido pedagógico da dança seria o desenvolvimento de um ser humano mais orientado pelo estético do que pelo lógico, mais emocional-afetivo do que intelectual-racional;
IV) Os movimentos na dança são, em geral, um ritual de imitação/representação de movimentos da natureza, do mundo da vida ou dos deuses, consistindo na formação de figuras que, pelo acompanhamento de sons musicais, desenvolvem uma linguagem própria e rica em sentidos e significados.
Com base na obra do referido autor, assinale a alternativa que melhor representa a(s) afirmativa(s) INCORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • II) A caracterização mais típica para a dança e os seus movimentos é, sem dúvida, a constante busca da alegria e do prazer proporcionado por movimentos ritmados e compassados, desenvolvendo de forma tecnicista funções mímicas e pantomímicas. 

    incorreta

  • Como afirma Kunz (1999, p. 66) "o que se precisa pensar, com urgência, para uma mudança metodológica do ensinar, é uma verdadeira ‘terapia’ psicossocial para libertar professores e alunos de uma concepção metodológica de ensinar centrada na técnica e na instrução."

  • Na concepção crítico-emancipatória, o indivíduo manifesta pela linguagem ou representação cênica o que aprenderam!