SóProvas


ID
2368399
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

LANÇADA NA ONU INICIATIVA PARA PROMOVER A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA MÍDIA
A brasileira Patrícia Almeida, fundadora da GADIM (Aliança Global para Inclusão das Pessoas com Deficiência através da Mídia e do Entretenimento), participou da Programação oficial do Fórum Social 2016, na ONU, em Genebra, falando do papel da mídia no painel sobre a Implementação da Agenda 2030 à luz da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: O Futuro que Queremos. Ela defendeu a utilização dos meios de comunicação para desconstrução de esteriótipos e da cultura capacitista reinante, que considera pessoas com deficiência como tendo menos valor do que pessoas sem deficiência. A fundadora da GADIM citou como exemplos positivos de marketing social as novelas que incluem personagens com deficiência, construídos em parceria com organizações de pessoas com deficiência, e destacou a novela “Páginas da Vida”, da TV Globo, que, segundo ela, contribuiu para um avanço na transição do sistema de educação especial para a educação inclusiva. Ela concluiu chamando os países a cumprirem o Artigo 8 da Convenção, sobre Conscientização, que prevê a participação da mídia para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Cátia Malaquias, cofundadora da GADIM e fundadora da Starting with Julius, organização que promove a inclusão de modelos com deficiência na publicidade na Austrália, falou sobre a importância das pessoas com deficiência serem vistas como consumidoras, funcionárias e prestadoras de serviço.
Na conclusão do painel, Patrícia Almeida convocou o movimento social dos diferentes países a cobrar de seus governos medidas concretas em cumprimento do Artigo 8. Ela afirmou a cultura vigente gera discriminação e barreiras que impedem que outros artigos importantes da Convenção sejam cumpridos, e a inclusão na mídia de maneira positiva tem o poder de acelerar o processo de mudança cultural.
Fonte: http://www.inclusive.org.br/arquivos/29803

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da C?

    O erro da C pelo o que eu percebi se encontra no seguinte excerto: "Ela defendeu a utilização dos meios de comunicação para desconstrução de esteriótipos e da cultura capacitista reinante, que considera pessoas com deficiência como tendo menos valor do que pessoas sem deficiência."

    A Alternatica C diz: 

    A autora do texto defende a ideia de utilizar os meios de comunicação para a desconstrução da imagem preconcebida com relação à situação que considera pessoas com deficiência como sendo menos valorizadas do que pessoas sem qualquer deficiência.

    Percebendo os fatos mencionados podemos inferir do texto que, no que tange à desconstrução da imagem, se depara em relação às "culturas televisivas dominantes", ou seja, - "Estereótipos [...] capacitista reinante". Logo o texto realmente não se refere ao que foi proposto na alternativa C. 

    Questãozinha realmente complicadinha, rsrs.

  • Eu acho que o erro da letra C. É pq afirma que esse é o posicionamento da autora do texto, isso não é verdade.

     

    O posicionamento é da fundadora da GADIM, a brasileira Patrícia Almeida.

  • sobre a letra A. depois de DOIS PONTOS a letra ñ deve vir em minúscula? eu jurava q sim.

     

    http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/toda-letra/sexta-sem-duvida-depois-de-dois-pontos-a-letra-e-maiuscula/

  • tem duas alternatias corretas C e E... aocp é foda... mas de fato como dizem marquem a mais correta que seria a letra E.

     

  • A alternativa C está, realmente, errada, como já falado pelos colegas. Meio chato isso do pessoal errar e ficar criticando a banca.

    A banca é a banca e é um meio pra cada um alcançar a aprovação desejada... Reclamar não aprova ninguém.

  • O ERRO DA ALTERNATIVA C É CLARO

    O POSICIONAMENTO NÃO É DA AUTORA DO TEXTO!!!

    "ELA DEFENDEU A UTILIZAÇÃO..."

    QUEM É "ELA"?

    É A PATRÍCIA ALMEIDA, E NÃO A AUTORA DO TEXTO!!!

     

    BONS ESTUDOS!

  • questões de interpretação ... eu gosto de fazer no papel mesmo ... leitura na tela me prejudica muito ... erro muitas questões de interpretação por aqui.

  • SOBRE O ERRO DA LETRA C

    > A autora do texto defende a ideia de utilizar os meios de comunicação para a desconstrução da imagem preconcebida com relação à situação que considera pessoas com deficiência como sendo menos valorizadas do que pessoas sem qualquer deficiência.

    Conforme a parte destacada, em nenhum momento o texto diz "qualquer" deficiência - extrapolação

  • O texto é informativo, a autora apenas expõe os fatos, em nenhum momento se posiciona dando opinião e nem defendendo nada.