SóProvas


ID
2368441
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“OS DESAFIOS DA VIDA EM SOCIEDADE”.
Crônica do Major Irlando.
O instinto gregário naturalmente nos impulsiona a viver em grupo. Ninguém há que consiga viver tal qual um ermitão, um eremita, insulado de tudo e de todos. Afinal, precisamos uns dos outros! Mas… como viver em grupo sem conflitos?
A vida em sociedade impõe condutas que vão desde o respeito ao próximo, até o cumprimento de todas as regras e normas que nos são apresentadas, como forma de fruirmos uma convivência pacífica e harmoniosa. Desta forma, não cabem atitudes individualistas, egoísticas, as quais apenas atendem aos anseios próprios. Assim, a vontade individual jamais poderá se sobrepujar à coletiva. Infelizmente, nem todos são dotados desse nível de entendimento e consciência, e disso resultam os problemas, as intrigas, os conflitos, enfim.
A grande maioria de nós ainda precisa de polícia, a fim de fiscalizar as nossas atitudes. A sós, tendemos a infringir, a violar! Obviamente, não podemos generalizar, mas o nosso nível evolutivo ainda não está suficientemente avançado de modo a possibilitar-nos condutas retas, probas e dignas, em todos os aspectos.
Como o nosso orbe está sempre apresentando uma densidade demográfica exorbitante, pois atualmente já somamos mais de sete bilhões de seres humanos, urge a necessidade de uma mudança de atitude comportamental, de todos nós, a qual nos levará a uma convivência agradável, minimizando os inúmeros conflitos sociais.
Sócrates (370 a. C.), o eminente filósofo grego, já nos convidava à viagem interior, através da qual analisaríamos não os fatores externos que permeiam nossas vidas, mas a nossa essência espiritual, possibilitando o descobrimento das nossas mazelas morais para as trabalharmos, num eterno processo de burilamento do nosso caráter, da nossa personalidade. Diante do Oráculo de Delfos, o referido filósofo se deparou com uma frase inquietadora: “Homem, conhece-te a ti mesmo!” Isso nos levaria a essa autoanálise, ao autodescobrimento para, a partir daí, buscarmos seguir o valioso ensinamento de Santo Agostinho: sermos hoje melhores do que fomos ontem, e amanhã melhores do que estamos sendo hoje!
Sabemos que qualquer mudança no campo social se dá a longo prazo, porque envolve hábitos e costumes, os quais, via de regra, necessitam de tempo para serem alterados. Contudo, que possamos encetar os primeiros passos, buscando fazer a nossa parte, acreditando que estaremos semeando não para nós, mas, quiçá, para nossos descendentes, a fim de contribuirmos para um mundo melhor.
Texto adaptado. Fonte: http://macaubasonoff.com.br/os-desafios-davida-em-sociedade-cronica-do-major-irlando/

Assinale a alternativa em que está evidente o posicionamento do autor do texto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D
     
     
    O termo "Infelizmente" demonstra um sentimento de insatisfação do autor..

  • Cara, eu tenho que mudar minha alimentação para capim. Eu sou muito burro!!! consegui errar uma questão desta. 

  • não se martirize Paulo Henrique. Muitas vezes erramos questões que parecem muito dificéis e depois de um tempo paramos e falamos nossa era isso. acontece o tempo todo. o negócio é continuar praticando.

  • paulo henrique,não pense isso de você,eu tambem errei a questão e o percentual de erros é de 50%,continue praticando e tire toda negatividade de sua cabeça.Vai dar certo.

  • Engraçado , a letra C também está evidente o posicionamento do autor...  mas como é de praxe , as provas de português da AOCP sempre POLÊMICAS e mal construídas.  Acho que falta a compreensão dos examinadores acerca de o que seria uma prova OBJETIVA.  Logicamente deve-se construir 4 alternativas incorretas para uma alternativa correta.  A AOCP adora colocar mais de uma correta , o que já fere frontalmente a objetividade da prova... 

     

    Para mim o posicionamento do autor está expresso e é bem CLARO !

    Exemplifico:

     

    Uma coisa seria o autor apresentar um dado , e uma conclusão feita por outra pessoa.

    " Pesquisadores afirmam que a mudança comportamental de todos é necessária , uma vez que já  se soma mais de 7 milhões de seres humanos ..."

    -> Autor apresenta uma informação , SEM SE POSICIONAR.  Quem disse que a mudança é necessária , e quem disse que seria TODOS ?  Os pesquisadores que afirmaram.

     

    Uma coisa totalmente diferente é utilizar a pessoalidade no discurso , o que invariavelmente introduz a sua opinião , seu POSICIONAMENTO.

    "pois atualmente já somamos mais de sete bilhões de seres humanos, urge a necessidade de uma mudança de atitude comportamental, de todos nós."

    ->  Quem é que sustenta a urgência deuma necessiade de mudança de atitude comportamental ?  Em qual lugar está escrito que a mudança é necessária ?  Porque seria necessária ?   TUDO VEM DO POSICIONAMENTO DO AUTOR.  Quem afirma que a mudança é necessária É O PRÓPRIO ! Não consigo entender como isso nao seria O SEU POSICIONAMENTO. 

     

  • SEM PALAVRAS PARA ESSA PROVA DE PORTUGUÊS 

     

    GABARITO C) OU D). TIPO PAGUE 1, LEVE 2

  • Alternativa C

    (...) " urge a necessidade de uma mudança de atitude comportamental, de todos nós.”

    Isso não serve como posicionamento do autor ?

  • fácil fácil fácil

  • d-

    'Infelizmente' depende do ponto de vista

  • Paulo, eu também errei kkkkk mas rlx, aprenderemos com os nossos erros

  • Duas corretas C) e D), Mas a banca queria a mais correta, a que tem um Termo Objetivo ligado diretamente ao autor. "Infelizmente". Só pra constar também errei essa desgraça. Acho que daqui uns 20 anos as provas de concursos adotarão outros critérios, pois a invenção de "moda" das bancas vai ter um limite.