-
Gab. C
O utilitarismo humano nas interações econômicas, sociais e políticas.
Por quê?
-
Gabarito: CORRETO
"Segundo os teóricos da escolha pública, o comportamento dos indivíduos é impulsionado pelo objetivo de maximização do próprio bem-estar, e as motivações das pessoas no processo político não são muito diferentes daquelas que nos impulsionam no âmbito do mercado, em geral. Afinal, somos todos seres humanos, estejamos na política, no serviço público ou no comércio privado.
Como tais, eleitores votam majoritariamente “com seus bolsos”, apoiando candidatos e proposições que consideram mais adequadas aos seus interesses e anseios pessoais, enquanto os burocratas esforçam-se para melhorar suas próprias carreiras e os políticos buscam, prioritariamente, a eleição ou reeleição para o cargo
[...] uma das principais conclusões da Teoria da Escolha Pública é que a simples alternância de poder não produz grandes mudanças nas políticas públicas. Eleger pessoas melhores não produz, necessariamente, um governo melhor. Ao adotar o pressuposto de que todos os indivíduos – sejam eles eleitores, políticos ou burocratas – são mais motivados pelo auto-interesse do que por interesse público, a Teoria da Escolha Pública enfatiza a importância de regras institucionais que mantenham os governantes encabrestados pela sociedade.
Fonte: https://www.institutoliberal.org.br/blog/teoria-da-escolha-publica-e-o-momento-atual-do-brasil/
-
Utilitarismo é uma teoria filosófica que busca entender os fundamentos da ética e da moral a partir das consequências das ações. ...
não entendi pq a resposta é C, espero q alguém comente....
-
Também tentei entender...
Não deu kkkk
-
De modo geral, a teoria da escolha pública se caracteriza por aplicar princípios econômicos para explicar temas que preocupam os cientistas políticos: a teoria do Estado, as regras eleitorais, o comportamento dos eleitores, os partidos políticos e a burocracia. Além de transferir princípios da economia para o campo da política, a teoria da escolha pública partilha do postulado comportamental básico da economia neoclássica: o utilitarismo humano nas interações econômicas, sociais e políticas.
Fonte: Livro "Por uma nova gestão pública", de Ana Paula Paes de Paula. Editora FGV, 2 de set de 2015
-
Não sei. Só sei que é assim. Alternativa C
-
Exemplo prático de utilitarismo:
Imagine um trem desgovernado que está prestes a colidir com operários da linha férrea. É melhor desviar para esquerda e matar 1 pessoa ou é melhor desviar para direita e matar 50 pessoas?
Pois bem, o utilitarismo serve para orientar decisões que sejam benéficas para um maior numero de pessoas e que cause o menor prejuízo possível.
utilitarismo = tomada de decisões que resultem na maior utilidade social.
Por isso ter a ver com teoria da escolha publica, é atender o interesse social da melhor forma possível.
-
O utilitarismo se refere à ideia do homo economicus, autointeressado e que, portanto, maximiza sua utilidade (daí o nome utilitarismo). Seus principais representantes são Gordon Tullock e James Buchanan, que escrevem sobre a ação dos políticos como forma de ampliar seus interesses a partir da arena política.
-