a) o estágio Curtis corresponde ao estágio de pressão em turbinas de ação; ERRADA - estágio de velocidade
b) o estágio Rateau corresponde ao estágio de velocidade em turbinas de reação; ERRADA - estágio de pressão; turbinas de ação
c) turbinas de estágio único são turbinas de ação; GABARITO
d) não é vantajoso, no projeto de uma turbina, que o vapor sofra uma grande queda de entalpia logo no primeiro estágio de funcionamento; ERRADA - essa seria a descrição de um processo ideal, e intenção no projeto de uma turbina é que ela se aproxima o quanto mais do projeto ideal. Logo, a questão não é ser vantajoso; para que ocorresse todo o aproveitamento da entalpia disponível convertendo-a em velocidade no expansor, seria necessário trabalhar com um expansor adiabático reversível, um expansor ideal. No entanto, na situação real, teremos sempre uma perda de energia disponível com o atrito, inevitáveis em qq escoamento.
e) o estágio Parsons corresponde ao estágio de velocidade em turbinas de ação. ERRADA - o estágio Curtis
Turbina a vapor
# princípio de funcionamento: Etérmica -> Emecânica
# A transformação de energia do vapor é feita em duas etapas distintas:
1) a energia do vapor é transformada em energia cinética.Para isto, vapor é obrigado a escoar através de pequenos orifícios chamados expansores;
Em um expansor, além do aumento da velocidade adquirida e diminuição de entalpia, ocorre a queda na pressão e na temperatura do vapor e aumento no volume específico do vapor.
2) A energia cinética obtida no expansor é absorvida em uma roda de palhetas, que girando solidariamente com o eixo da turbina, produz trabalho mecânico.
Esta segunda etapa (2) pode ser feita de duas maneiras: pelo princípio da ação ou pelo princípio da reação.
Princípio da ação: toda a transformação de energia do vapor (entalpia) em energia cinética ocorrerá nos expansores (contrariando a alternativa d). Podem ser de dois tipos: estágios de pressão ou estágios Rateau; estágios de velocidade ou estágios Curtis.
Princípio da reação: teremos vários estágios, colocados em série, sendo cada estágio constituído por uma roda de palhetas fixas (anel de expansores), seguida de uma roda de palhetas móveis.