SóProvas


ID
2369074
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Hepatites Virais, analise as afirmativas.

I. São doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias).

II. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

III. As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual).

IV. A imunidade para a hepatite D pode ser conferida indiretamente pela vacina contra a hepatite B.

Estão corretos:


Alternativas
Comentários
  • I. São doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias). CORRETO

    Notificação
    As hepatites virais são doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias). Portanto, todos os casos confirmados e surtos devem ser notificados e registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), utilizando-se a Ficha de Investigação
    das Hepatites Virais.

    II. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. CORRETO

    III. As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). CORRETO

    Modo de transmissão

    As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

    As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). A transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates e acessórios de manicure e pedicure, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, materiais para escarificação da pele para rituais, instrumentos para uso de substâncias injetáveis, inaláveis (cocaína) e pipadas (crack). 

    IV. A imunidade para a hepatite D pode ser conferida indiretamente pela vacina contra a hepatite B. CORRETO

    A vacina Hepatite B (recombinante) é recomendada, de forma universal, a partir do nascimento. A aplicação da primeira dose nas primeiras 12-24 horas de vida resulta em alta eficácia na prevenção da infecção transmitida verticalmente. A vacinação de crianças confere imunidade prolongada, persistindo mesmo com a queda de título de anticorpos que ocorre com o passar dos anos. Usualmente, não são recomendadas doses de reforço da vacina, que por sua vez protege também contra infecção pelo HDV, já que este vírus só existe em pessoas infectadas pelo HBV.

    Fonte: Guia de Vigilância em Saúde, 2016.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Hepatites Virais.

    I. Correto. São doenças de notificação compulsória regular (em até 7 dias), ou seja, semanal de acordo com a Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020 do Ministério da Saúde.  

    II. Correto. As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. É importante realizar a higiene correta para evitar a transmissão dessas doenças.

     

    III. Correto. As hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea e vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). É importante o uso de equipamentos de proteção individual e preservativos para evitar sua ocorrência.

     

    IV. Correto. A imunidade para a hepatite D pode ser conferida indiretamente pela vacina contra a hepatite B. Isso acontece pois o vírus D precisa do antígeno de superfície HBsAg para se replicar.

     

     

    Resposta do Professor: C) Estão corretas I, II, III e IV.