SóProvas


ID
2369092
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a anticoncepção na adolescência, é incorreto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com os Direitos sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais.MS.2009 

     

     

    ANTICONCEPÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

     

    De maneira geral, os adolescentes podem usar a maioria dos métodos anticoncepcionais disponíveis. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida.

     

    A camisinha masculina ou feminina deve ser usada em todas as relações sexuais, independentemente do uso de outro método anticoncepcional, pois a camisinha é o único método que oferece dupla proteção, ou seja, protege ao mesmo tempo das doenças sexualmente transmissíveis, aids e da gravidez não desejada.

     

    Os métodos da tabela, do muco cervical e da temperatura basal são pouco recomendados, porque exigem do adolescente disciplina e planejamento e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas.

     

    A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 16 anos.

     

    O DIU pode ser usado pelas adolescentes, entretanto as que nunca tiveram filhos correm mais risco de expulsá-lo.

     

    O DIU não é indicado para as adolescentes que têm mais de um parceiro sexual ou cujos parceiros têm outros parceiros/parceiras e não usam camisinha em todas as relações sexuais, pois, nessas situações, existe risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

     

    A ligadura das trompas e a vasectomia não são indicadas para os(as) adolescentes.

  • A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 18 anos.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a anticoncepção na adolescência.


    A questão pede a alternativa incorreta.


    A) Incorreto. Os anticoncepcionais hormonais combinados, compostos de estrogênio e progestogênio (anticoncepcionais orais combinados, injetável mensal, adesivo anticoncepcional transdérmico e anel vaginal) podem ser usados na adolescência, pois, em geral, não há restrições ao uso. Alguns deles podem até ser interessante por não ter que ficar lembrando diariamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria “todos os adolescentes têm direito de obter informações adequadas sobre o uso de contraceptivos e preservativos e a escolherem o método que lhes é mais adequado".

    B)
    Correto. O diafragma é um método de barreira e ótimo para adolescentes motivadas a usá-lo desde que bem orientadas.

    C)
    Correto. O DIU deve ser usado com cuidado e com acompanhamento rigoroso da menarca até 19 anos de idade, em jovens nulíparas. Há preocupações pelo risco de expulsão e de infecções em mulheres muito jovens. Não podemos esquecer de orienta-las a usar preservativos concomitante para evitar infecções.

    D)
    Correto. Os métodos comportamentais (tabela, muco cervical, temperatura basal, entre outros) são pouco recomendados para adolescentes devido ao risco de falhas devido à possibilidade de ciclos anovulatórios. Porém elas tem, o direito de escolher essa possibilidade, sendo sempre orientadas da dupla proteção.

    E)
    Correto. Deve ser estimulado o uso da camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais, por ser o único método que protege contra as DST/HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissiveis.

    Resposta do Professor: A.

    Referencia: Sociedade Brasileira de Pediatria. Anticoncepção na Adolescência. Guia Prático de Atualização, 2018.  


  • letra A, os adolescentes podem sim utilizar os metodos de anticoncepção descritos na letra a .