SóProvas


ID
2369197
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais

África e América foram incorporadas à história ocidental a partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do início dos tempos modernos. O processo de exploração colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e política que, na Europa, caracterizava a transição do feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico, as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por toda parte; em certos casos, chegam a constituir os fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns segmentos mais importantes da população”.


Tendo por referência inicial as informações contidas no texto acima e considerando aspectos significativos do ensino de história, da história da América e de suas identidades, bem como da história africana e de suas relações com o exterior, julgue o item.

A transferência maciça de mão-de-obra africana para a América Latina, para as Antilhas e para o sul da América do Norte resultou em extraordinário desenvolvimento da produção e do comércio de bens de consumo na zona atlântica, de que decorreram a expansão do mercado interno colonial e a equânime distribuição de riqueza nessas regiões.

Alternativas
Comentários
  • Deus abençoe o Brasil! gab e

  • A História da escravidão e do sistema colonial Atlântico se misturam de forma que é bem difícil abordar um sem conhecer o outro. O Item afirma que a transferência de mão-de-obra africana resultou na produção e comércio de bens de consumo, o que é errado sem sombra de dúvidas. Esses seres humanos escravizados eram parte da engrenagem colonial ao produzirem produtos agrícolas de exportação como o açúcar, café ou o algodão. Na condição de colônias, as áreas citadas do Novo Mundo estavam sujeitas às regras de monopólio comercial que caracterizam o sistema colonial e, dessa forma, deveriam produzir apenas produtos de exportação e servirem de mercado consumidor de manufaturados europeus provenientes de suas respectivas metrópoles. Esse sistema caracteriza-se por produzir grande acumulação de riquezas e dependência econômica nas colônias. Item errado. 


    Gabarito do professor: Errado.