SóProvas


ID
236920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em determinado centro de dados (datacenter), algumas
rotinas de cópias de arquivos (backup) devem ser implementadas.
Para esse fim, o datacenter dispõe de um robô de backup, um
software que controla, organiza e classifica as fitas de backup.
Dispõe, ainda, de local apropriado para armazenamento dos dados.
Não há nenhum serviço que demande leitura e escrita durante todo
tempo.

Considerando os procedimentos de backup e rotinas descritos na
situação acima, julgue os itens que se seguem.

Suponha que se solicite ao operador do backup que seja copiado diariamente de um servidor do tipo Linux o arquivo /var/log/messages e que esse arquivo seja crítico, alterado e rotacionado diariamente no servidor em questão. Nessa situação, se o backup incremental do arquivo for indicado pelo operador como a melhor opção, então poderá ocorrer perda de informações desse arquivo quando o backup for realizado.

Alternativas
Comentários
  • O backup deverá ser feito sobre os arquivos rotacionados (rotacionar é copiar a informação do arquivo original para outro arquivo, apagando o conteúdo do arquivo orginal). Acredito que o backup sobre um arquivo que está sendo constantemente alterado poderá corrompê-lo. Mas acho que a questão não tentou chegar a este nível. Superficialmente falando, está correto o que foi dito.

  • O erro da questão está em falar Backup incremental neste caso deve-se usar backup diário.

  • Como o colega já falou o backup nesse caso deveria ser feito sobre os arquivos rotacionados (e.g. messages.1.gz, messages.2.gz, ...) se for feito diretamente sobre o /var/log/messages e o arquivo for rotacionado logo após um backup então essas informações entre o backup e a rotação serão perdidas, porque após o rotacionamento o arquivo /var/log/messages é truncado!
    Mas note que a questão fala em perda de informações do arquivo e não do backup e por isso está errada. O backup não corrompe o arquivo!
  • Prezados,

    Por mais que a opção do backup incremental ser questionável, o fato de se realizar o backup em si não causa perda de informações do arquivo em si, visto que o backup se baseia na cópia do arquivo original , sem manipulação ou exclusão do mesmo.

    Portanto a questão está errada.

  • Backup~~~> Diário é aquele que não é feito todos os dias, mas aquele especifico que será realizado de 00:00 à 24:00 do termino do dia.

  • ERRADO.

    Durante o procedimento de backup não haverá perda de informações do arquivo original, contudo, poderá haver perda de informações na cópia do backup, isso independentemente do tipo de backup realizado - é um risco a que se está sujeito.

  • Por mais que a opção do backup incremental ser questionável, o fato de se realizar o backup em si não causa perda de informações do arquivo em si, visto que o backup se baseia na cópia do arquivo original , sem manipulação ou exclusão do mesmo.

    comentário do professor do qc

  • Sei não....tenho la minhas duvidas. A questao afirma q será copiado diariamente o arquivo /var/log/messages e que tal arquivo é critico, alterado e rotacionado diariamente no servidor.

    A perda depende da janela do backup!!! É feito diariamente? De hora em hora? Minuto em minuto...etc!!!

    Faltam informações para concluir.

    Eu capotaria de voadeira com recurso!!!

    OBS: Sigam-me os bu*rros!!!

  • PESSOAL,

    PELO QUE ENTENDI A QUESTÃO FALA EM UM BECAPE INCREMENTAL. ESTE TIPO DE ARMAZENAMENTO UTILIZA SEMPRE COMO REFERÊNCIA O ÚLTIMO BECAPE NORMAL( REFERENTE, COMPLETO) BEM COMO TODOS OS INCREMENTAIS FEITOS ATÉ A DATA PRESENTE, SENDO ASSIM NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE PERDA.

    JÁ SE ESTIVESSEMOS FALANDO DE UM BACKUP DIFERENCIAL ( ÚLTIMO BACKUP NORMAL + O ÚLTIMO DIFERENCIAL) AÍ SIM PODERIA HAVER PERDA DE INFORMAÇÕES, SE POR VENTURA OS DADOS FOSSEM, A EXEMPLO, APAGADOS ANTES DESTE ÚLTIMO DIFERENCIAL.