SóProvas


ID
2369212
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue o item.

Vista como modernizadora, a República não correspondeu à expectativa de seus mais aguerridos propagandistas: nascida de um golpe e encerrando o primeiro ciclo militar, a Primeira República (até 1930) transcorreu sob o domínio das oligarquias, com reduzida participação política da população

Alternativas
Comentários
  • Certíssimo.
    Essa é pra não zerar a prova.

  • Vista como modernizadora, a República não correspondeu à expectativa de seus mais aguerridos propagandistas

    (DE CERTA FORMA ELA CORRESPONDEU SIM)

  • A Primeira República começou com a Proclamação da República, em 1889, e vai até a Revolução de 1930. A Proclamação da República aconteceu quando a base política da monarquia, militares, parte elitizada da sociedade civil e oligarcas paulistas se mostraram insatisfeitos com as medidas tomadas pelo imperador. Os militares destituíram o monarca e levaram José do Patrocínio a proclamar a República, ou seja, a instauração da república se deu através de um golpe militar apoiado politicamente por setores de elite que visavam manter o seu status quo. 

    O período político da Primeira República foi dominado pelas oligarquias agrárias. Os oligarcas eram os latifundiários que possuíam o controle político em suas regiões. A política dos governadores foi a “política dos estados", baseada na troca de favorecimento entre as esferas federal e estadual. O Governo Federal ofereceria apoio a oligarquia mais influente de cada estado e assim eles elegeriam o Governador daquele estado.

    Em troca, o governador apoiaria, em cada estado, a eleição dos membros do legislativo que fossem a favor da política do Presidente da República. As ferramentas para que isso acontecesse foram das mais variadas desde o clientelismo até práticas violentas mandatórias, voto de cabresto (manipulação de voto) e fraude nas atas da eleição. A politica café com leite se refere ao pacto entre as oligarquias mineiras e paulistas. 

    O acordo previa a alternância entre os representantes de cada oligarquia nos mandatos a Presidência da República. O nome café com leite está relacionado ao fato de São Paulo ser o maior produtor de café e Minas Gerais, grande produtor de leite, sendo o estado mais populoso da federação. A aliança SP/ MG fazia com que, por serem populosos e ricos, mantivessem maioria na Câmara dos Deputados, impondo suas diretrizes . 

    Alguns historiadores não concordam com o termo, por que suprimem a importância de outras oligarquias importantes do país. A estrutura social e econômica que favorecia aos oligarcas manteve ao longo da Primeira República seu predomínio em todas as instâncias de poder. Não era a república idealizada. Não era sinônimo de democracia. 

    Gabarito da professora: CERTO.
  • Tempestade 022 seu comentário, esse sim está zerado de agregação.

  • GAB C

    Complementando :

    Quesstão ) No final do Segundo Reinado, o movimento republicano tinha escassa participação popular. Gab c 

    No Brasil, a República nasceu de um golpe de Estado, comandado pelo Exército, em 15 de novembro de 1889.

  • A republica foi um retrocesso para o projeto de Brasil que Dom Pedro tinha em mente.