A ditadura militar teve inicio no ano de 1964, com um golpe militar e, durou até o ano de 1985. O golpe destituiu o Presidente da República João Goulart e instaurou transformações políticas, econômicas e sociais, como restrições de direitos políticos, censura, perseguição aos opositores, mudança na política econômica, dentre outras.
O regime ditatorial, com o fim da prosperidade econômica do chamado “milagre econômico" e com os desaparecimentos dos opositores, começou a perder o apoio das camadas médias. Os militares, em 1979, começaram a dar início ao que chamavam de uma abertura lenta gradual e segura.
Paulatinamente medidas como revogação do AI-5, anistia aos presos políticos e exilados e, fim do bipartidarismo foram aprovadas, nesse caminho de marchas e contra-marchas da abertura.
A eleição para a Presidência da República do Brasil, no ano de 1985, foi indireta.
O colégio eleitoral elegeu Tancredo Neves. Ele foi eleito no dia 15 de janeiro de 1985, mas adoeceu e faleceu em abril do mesmo ano. A morte de Tancredo Neves levou à posse de José Sarney que governou de março de 1985 a março de 1990. Esta é a incorreção apresentada na afirmativa
Gabarito da professora: ERRADO
Item totalmente errado.
Em 1983 durante o Governo do quinto e último Presidente do Regime Militar, João Figueiredo, a oposição promoveu a campanha “Diretas já” que mobilizou milhões de pessoas nas ruas pedindo o fim do regime militar e novas eleições diretas para presidente da republica. Diversos grupos políticos, artistas e milhões de brasileiros se mobilizaram em favor da aprovação da emenda “Dante de Oliveira”. Essa emenda estabelecia a realização de uma nova eleição presidencial direta para o ano de 1985.
No entanto, a emenda acabou não sendo aprovada.
Então em 1985 as eleições continuaram indiretas e decididas por um colégio eleitoral. Tancredo Neves venceu o pleito dando fim ao Regime Militar e início à Nova República. Antes de assumir a presidência, Tancredo morre e quem assume é seu vice, José Sarney.