SóProvas


ID
2369251
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o CPC 06 (R1), o arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por um período de tempo acordado.

Nesse tipo de contrato:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

    Arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por um período de tempo acordado.

     

     

     

    (B) a política de depreciação dos ativos deve ser consistente com a política dos demais ativos de propriedade da entidade; (Correto)

     

    27. A política de depreciação (amortização) para os ativos arrendados depreciáveis (amortizáveis) deve ser consistente com a política dos demais ativos depreciáveis (amortizáveis) sobre os quais se detenha a propriedade e a depreciação reconhecida deve ser calculada de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27.

     

     

     

    Fonte: (CPC 06)

  • Resolução:

     a) a depreciação será reconhecida quando se tratar de arrendamento mercantil financeiro;

    b) a política de depreciação dos ativos deve ser consistente com a política dos demais ativos de propriedade da entidade; (correto)

    c) no arrendamento mercantil financeiro, a depreciação deve ser reconhecida durante o prazo do arrendamento; (ou de sua vida útil)

    d) no arrendamento mercantil operacional, os encargos financeiros devem ser apropriados durante o prazo contratual;

    e) no arrendamento mercantil operacional, a depreciação não deve ser reconhecida.

    Gabarito: B

    Abs,

    Prof. Luis Felipe.

  • Qual o erro do item A?

     

    A depreciação sempre será reconhecida. Quando se tratar de AM Operacional a depreciação é reconhecida pelo arrendador (proprietário) uma vez que essa operação é em essência uma locação do bem. Quando se tratar de AM Financeiro a depreciação é reconhecida pelo arrendatário (real controlador) em atendimento ao "princípio" da essência sobre a forma uma vez que a operação é essencialmente um financiamento.

     

     

  • Sabendo as definições do Leasing Financeiro e o Leasing Operacional também ajudaria a matar a questão.

    O leasing financeiro é a operação de arrendamento mercantil que transfere ao arrendatário substancialmente todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado, como obsolescência tecnológica, desgastes, etc. 

    A depreciação do bem arrendado na modalidade de leasing financeiro deve ser consistente com a depreciação aplicável a outros ativos de natureza igual ou semelhante.

    As operações de arrendamento operacional, por serem em modalidade em que o bem arrendado proporciona a utilização dos serviços sem que haja comprometimento futuro de opção de compra - caracterizando-se, essencialmente, como uma operação de aluguel - não devem integrar as contas do balanço patrimonial. 

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!

    Consoante o CPC 6(R2), Se o arrendamento transferir a propriedade do ativo subjacente ao arrendatário ao fim do prazo do arrendamento, ou se o custo do ativo de direito de uso refletir que o arrendatário exercerá a opção de compra, o arrendatário deve depreciar o ativo de direito de uso desde a data de início até o fim da vida útil do ativo subjacente(FINANCEIRO). De outro modo(OPERACIONAL), o arrendatário deve depreciar o ativo de direito de uso desde a data de início até o que ocorrer primeiro entre o fim da vida útil do ativo de direito de uso ou o fim do prazo de arrendamento. 

    Logo, hoje em dia, os dois são contabilizados e depreciados. A letra A está correta.