Evapotranspiração: conjunto das duas ações (evaporação e transpiração).
Evaporação: conjunto de fenômenos de natureza física que transformam em vapor a água da superfície do solo, a dos cursos de água, lagos, reservatórios de acumulação e mares.
Transpiração: evaporação que ocorre das folhas das plantas, através das aberturas dos estômatos. As plantas, através de suas raízes, retiram do solo a água para suas atividades vitais. Parte dessa água é cedida à atmosfera, sob a forma de vapor, na superfície das folhas.
Infiltração é o fenômeno de penetração da água nas camadas do solo próximas à superfície do terreno. É a passagem da água do ar para a terra, ou seja, é o movimento da água através da superfície do solo para o seu interior.
Deflúvio direto abrange o escoamento superficial e grande parte do sub-superficial, visto que este último atinge o curso d’água tão rapidamente que, comumente, é difícil distingui-lo do verdadeiro escoamento superficial.
Interceptação é parte da precipitação que não atinge o solo devido à evaporação, durante a própria queda, ou porque é retida pela vegetação.
Condensação é o processo pelo qual o vapor de água se transforma novamente am água
Estratégia Concursos