SóProvas


ID
236989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de organização e gerenciamento de
arquivos e pastas, julgue os itens subsequentes.

Para controlar os arquivos, os sistemas operacionais têm, em regra, diretórios ou pastas que também são arquivos.

Alternativas
Comentários
  • De vez enquando é difícil entender o cespe....

     

    Para controlar os arquivos, os sistemas operacionais têm, em regra, diretórios ou pastas que também são arquivos.

     

    Onde se viu uma pasta ser arquivo? [Não fiz a prova, mas a questão deve ser alterada]

  • De acordo com o Prof. João Antonio (EuVouPassar), no LINUX os diretórios (pastas) são arquivos. Não sei se nos demais Sistemas Operacionais a regra é essa. A formulação da questão generaliza, ou seja, diz "sistemas operacionais". Vamos aguardar mais contribuições.

  • A questão é mesmo muito estranha, mas o gabarito não foi alterado pelo CESPE.
  • Discordo também da questão, pasta é pasta e arquivo é arquivo. O Linux ainda tem pastas que são virtuais como a /proc mas mesmo assim é uma pasta.
  • ME EMBOLEI NESSA! PRECISO SABER SE PASTAS SÃO OU NÃO ARQUIVOS. PQ PELO Q EU SAIBA NÃO SÃO.
  • Já tinha visto em algum lugar que no Linux diretórios eram arquivos, mas no Windows fiquei na dúvida (como a questão não especifica o SO).

    Fiz uma busca e encontrie isso:
    "A directory entry consists of a filename and a "file ID" which is the record number representing the file in the Master File Table"

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS
  • Objeto Dentry
    O VFS trata diretórios como arquivos.Exemplo: /bin/vi, bin e vi são arquivos, ambos representados pelo objeto inode. Para facilitar a realização de operações específicas sobre diretórios, o VFS usa o conceito de "entrada de diretório" (dentry). O dentry é um componente específico do path. No exemplo, /, bin e vi são objetos dentry. O VFS instancia estes objetos "on the fly", quando há a necessidade de realizar operações sobre diretórios. Os objetos dentry podem portanto ser diretórios, arquivos ou até pontos de montagem.
    [Um sistema de arquivos virtual (abreviado como VFS, do inglês Virtual File System), é uma camada de abstração em cima de um sistema de arquivos mais concreto. O propósito de um VFS é permitir que as aplicações clientes tenham acesso a diversos tipos de sistemas de arquivos concretos de uma maneira uniforme.]

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_arquivos_virtual

  • C....................... q isso????????????????????   Só Jesus salva.   kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    .
    Diretorios são arquivos????? Onde????  As vezes é melhor para de estudar e brincar de marcar na sorte. kkkkkkkk
    .
    Os Diretorios são também chamados de pastas, agora de arquivos? E pior em todos sistemas operacionais, pois a questão generaliza.
    .
    Bom, se alguém souber algo que pelo menos atenue esta do CESPE que nos ajude aí. rs
    .
    Obrigado
  • Que isso galera !? a questão diz: os sistemas operacionais têm, em regra, diretórios ou pastas...não generaliza. Além disso: a questão começa dizendo "para controlar os arquivos"; é exatamente essa a fução dos diretórios...
  • Pessoal para controlar os arquivos o sistema usa a mesma regra que as pastas, sendo que podemos acoplar pastas em pastas formando as subpastas que são tratadas como arquivos.
  • Os "arquivos" por menores que sejam ocupam espaço em disco. As pastas e diretórios ocupam espaço??? A meu ver NÂO no Windows.

    Bom, mais uma da CESPE...
  • Correto. O armazenamento de dados das pastas é realizado como arquivos na tabela de alocação de arquivos. No Windows, é atribuído o atributo D para uma pasta, assim como no Linux. Se não tem o atributo D, pode ter o atributo A (archieve) no Windows, ou vazio (arquivo morto). No Linux, se não é D pode ser L (para indicar um link simbólico) ou um traço (arquivo normal).
  • mnemônico: para controlar a população o estado usa a pm que também é ser humano:

  • Pastas são que nem arquivos, podem ou não possuir tamanho (clique com o botão direito no mouse na área de trabalho e clique em novo documento do microsoft word, não adicione qualquer conteúdo.) Veja por meio de propriedades o tamanho do arquivo.
  • arquivos especiais

  • Erro, abro os comentários e o primeiro que vejo sinto-me como em uma pegadinha

  • para controlar os arquivos o sistema usa a mesma regra que as pastas, sendo que podemos acoplar pastas em pastas formando as subpastas que são tratadas como arquivos.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Correto. O armazenamento de dados das pastas é realizado como arquivos na tabela de alocação de arquivos. No Windows, é atribuído o atributo D para uma pasta, assim como no Linux. Se não tem o atributo D, pode ter o atributo A (archieve) no Windows, ou vazio (arquivo morto). No Linux, se não é D pode ser L (para indicar um link simbólico) ou um traço (arquivo normal).

    Professor do QC

  • Definição de Arquivo

    Em informática, um arquivo é um conjunto de dados que se relacionam de alguma forma, ou seja, juntos descrevem uma informação ou conjunto de informações. Em função da natureza dos computadores, arquivos são sempre formados por dados digitais, organizados seguindo algum tipo de estrutura (ou formato). Arquivos podem representar informações das mais diversas naturezas como imagens, áudio, texto, instruções para processadores, etc. podendo inclusive representar uma combinação desses tipos, como por exemplo um vídeo que contém informações gráficas (a imagem), sonoras (o áudio)e textuais (a legenda).

    Cada arquivo precisa de uma identificação. Do ponto de vista de um computador, arquivos são geralmente identificados por números (como os inodes). Do ponto de vista do usuário de um computador, um arquivo é quase sempre representado por um nome. O computador guarda associações entre os nomes e os números para poder transformar o primeiro no segundo sempre que necessário.

    Como um sistema computacional costuma lidar com milhares de arquivos, é comum que vários arquivos sejam agrupados em conjuntos maiores, seguindo alguma organização que facilite a recuperação de arquivos por parte dos usuários.

    Definição de Diretório

    Um diretório é uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, que permite o agrupamento de arquivos que se relacionam de alguma forma. Diretórios são frequentemente chamados de pastas em função de uma analogia presente nos sistemas Windows que mais recentemente foi adotada por diversos outros sistemas.

    A divisão proporcionada por um diretório é lógica, no sentido que não existe necessariamente uma divisão física das informações relativas a um diretório. Alguns sistemas como o Linux, permitem inclusive que um arquivo possa ser identificado por mais de um nome, que podem inclusive ser parte de diretórios diferentes num mesmo sistema de arquivos.

    http://professores.dcc.ufla.br/~bruno/aulas/arquivos-e-diretorios.html

  • Questão Errada

    Diretórios não são arquivos. Eles são definidos como uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, que permite organizar arquivos que se relacionam de alguma forma. Diretórios são frequentemente chamados de pastas em função de uma analogia presente nos sistemas Windows que mais recentemente foi adotada por diversos outros sistemas. 

    Fonte: Estratégia Concursos.

    https://d3eaq9o21rgr1g.cloudfront.net/aula-temp/474548/00000000000/curso-82970-aula-00-v2.pdf?Expires=1603987670&Signature=A-4Ilq2A5Uc9m4Xy-xnzMTGl21xUaPV8dOM7oAD72gbZ0p79ea0DSu0jDkPKiPGa4rzQUAlrL0~cUX9s08J55ZDI-VhAtqW0OYKBhTOME3VP0MhEjUj7DQsQnqmB~XamrHbXOKRC0pb95M5x9QHz5FMczCV2TaQ4CuJ5M5IME9~aXs0fp5GEgcARBnwwbr-hm4RLBOnpb69NHE0UaEHkSYhbm-W52o24-MwgT9p9yZJk1PUZwHXz4thdCWCOw2bd3eNxZyGF3fcnLP2kM4vS905kFjTnQQcfgJYGuuQlDSR5VHcUawfRn2g7Svr-5v0JrVKMqsmfeOExjPRITMne-g__&Key-Pair-Id=APKAIMR3QKSK2UDRJITQ#:~:text=Diret%C3%B3rios%20n%C3%A3o%20s%C3%A3o%20arquivos.&text=Diret%C3%B3rios%20s%C3%A3o%20frequentemente%20chamados%20de,v%C3%A1rias%20pastas%20e%20diret%20rios.

  • Uma coisa é dizer que o SO pode até guardar as informações relacionadas aos diretórios como arquivos. Agora, dizer que "diretórios" são "arquivos" é querer cobrar uma coisa como se fosse uma definição e sabemos as definições de cada coisa são diferentes. Enfim, clássica questão da CESPE que ela pode dar o gabarito como quiser.

  • Os diretórios e pastas são denominados de ''arquivos especiais''