-
( ) O modelo de dados implementado em um banco de dados, no formato de tabelas, não armazena dados que representem a temporalidade dos dados de uma organização.
Errado. Modelo de dados armazena todos os dados de uma organização, inclusive a temporalidade dos mesmos.
( ) Um dicionário de dados deve prover detalhes dos dados em todos os níveis, conceitual, lógico e físico, de forma que possibilite ao desenvolvedor implementar corretamente o modelo de dados.
Correto. Dicionário de dados ( Catálogo). Armazena detalhes de todos os objetos do sistema, as informações das tabelas ficam sempre à disposição do usuário e permite um controle maior do que está sendo armazenado
( ) A implementação do modelo de dados em um SGBD é garantia de que nunca ocorrerá redundância nem inconsistência de dados armazenados nas tabelas.
Errado. Não existe garantia de NUNCA haver redundância, nem inconsistência de dados, ou IMPLEMENTARMOS O SGBD não podemos afirmar que isso NUNCA OCORRERÁ podemos reduzir a probabilidade que isso aconteça, mas afirmar é muito dificil!
( ) O modelo de dados é parte do projeto de um sistema computacional que armazena dados de uma organização em banco de dados, atendendo às necessidades dos usuários em um conjunto de aplicações
Correto. O modelo de dados descreve as informaçoes que são importantes para o sistema e o que deve ser armazenado ( O QUE, e não como deve ser feito - modelo físico-), o modelo de dados é uma representação gráfica que dará suporte a toda a empresa, incorporando informações necessárias ao andamento do negócio.
-
Um dicionário de dados deve prover detalhes dos dados no nível conceitual ? Como isso ????
A parte conceitual não se trata da modelagem em si? como é que um dicionário de dados (nível físico) deve prover detalhes dos dados no nível conceitual?
Alguém poderia explicar plz :)
-
A modelagem do banco de dados começa com o projeto de dados que cria um modelo de alto nível de abstração, modelo conceitual, permitindo a comunicação com os usuários na visão que eles têm dos dados de sua organização. Nesse nível, trata-se de objetos e suas associações ou de entidades e seus relacionamentos, mas o modelo para o banco de dados trata de registros, chaves primárias e outros conceitos. Sobre a modelagem do banco de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(F ) O modelo de dados implementado em um banco de dados, no formato de tabelas, não armazena dados que representem a temporalidade dos dados de uma organização.
(F ) Um dicionário de dados deve prover detalhes dos dados em todos os níveis, conceitual, lógico e físico, de forma que possibilite ao desenvolvedor implementar corretamente o modelo de dados.
( F) A implementação do modelo de dados em um SGBD é garantia de que nunca ocorrerá redundância nem inconsistência de dados armazenados nas tabelas.
(V ) O modelo de dados é parte do projeto de um sistema computacional que armazena dados de uma organização em banco de dados, atendendo às necessidades dos usuários em um conjunto de aplicações.
Assinale a sequência correta.
F
F
F
V
F
-
Só acertei por saber que a 1 a 3 eram falsas, mas achei duvidosas as outras alternativas.
-
(F) O modelo de dados implementado em um banco de dados, no formato de tabelas, não armazena dados que representem a temporalidade dos dados de uma organização.
R = sistemas de gerenciamento de banco de dados: o Coleção de softwares que permitem aos usuários criar e manter um ou mais banco de dados; Usados nas tarefas de definição, construção, manipulação e compartilhamento dos dados entre aplicações e usuários, Permitem manter o banco de dados e mantê-lo ao longo do tempo.
(F) A implementação do modelo de dados em um SGBD é garantia de que nunca ocorrerá redundância nem inconsistência de dados armazenados nas tabelas.
R = Caracteristicas do SGBD: Controle de redundância (evitar duplicidade dos dados), Múltiplas visões dos dados, Controle de concorrência (dois usuários ao mesmo tempo), Becape e restauração, Autenticação e autorização de acesso, Restrição de integridade;
OBS. Componentes do modelo relacional dede dados: Integridade de dados para precisão e consistência;