-
Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.
Armazenamento Externo Visando o mercado de consumo armazenamento externo, eSATA entra no mercado já servido pela interface USB e FireWire. É provável que eSATA venha acompanhado com USB 2,0 e FireWire external storage por várias razões. Tal como no início de 2008 a grande maioria do mercado de massa de computadores têm portas USB e muitos computadores e aparelhos eletroeletrônicos têm portas FireWire, mas poucos têm dispositivos externos SATA .
-
GABARITO : LETRA A
-
Disco rígido, winchester , HDD, disco local, são alguns nomes dados ao periférico de entrada e saída e armazenamento magnético, utilizado para armazenar desde os seus arquivos pessoais/ Corporativos até informações utilizados exclusivamente pelo sistema operacional. Podem-se hoje encontrar vários tipos de HD's , passando por dispositivos mais sofistacados voltados ao mercado profissional (ou seja servidores), chegando aos HD's externos (HD que vc pode levar praticamente a qualquer lugar e conectá-lo ao computador somente quando precisar. ) Para isso, pode -se usar, por exemplo , portas USB, FIREWIRE E até SATA externo, tudo depende do modelo do HD.
LETRA A!
FONTE: PATRÍCIA QUINTÃO. PONTO DOS CONCURSOS.
-
A).
Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.
-
GAB: A
Normalmente estão conectados através dos barramentos IDE ou ATA, SATA, SCSI, Fibre Channel e os externos através de conexões USB, eSATA.
Fonte: Prof. Rodrigo Schaeffer.
-
O FAT32 (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos) é um sistema de arquivos que organiza e gerencia o acesso a arquivos em HDs e outras mídias.
-
GABARITO: A
b) VGA (conexão de vídeo - em desuso, plug azul);
c) HDMI (conexão de vídeo - geralmente de plug branco);
d) FAT32 (tipo de particionamento do HD e não barramento de conexão).
-
Quais são os diferentes tipos de conexões de disco rígido?
Há quatro formas básicas de conectar um disco rígido ao computador:
USB
Esse é o tipo de conexão mais comum. Não é preciso fazer nenhuma instalação ou configuração. Basta conectar. O computador reconhece o disco e você pode ler e salvar arquivos quase que instantaneamente.
Firewire
Plug-and-play, como USB, o Firewire 800 é significativamente mais rápido, tornando-o popular entre as pessoas que transferem arquivos de vídeo.
SATA
Essa é a conexão padrão para discos rígidos internos. Oferece as mais altas velocidades de transferência de qualquer formato.
eSATA
Uma conexão de alto desempenho menos comum, que costuma ser mais encontrada em PCs. Uma conexão eSATA é executada a velocidades mais próximas às de um disco interno.
https://www.seagate.com/br/pt/do-more/everything-you-wanted-to-know-about-hard-drives-master-dm/
-
NORMALMENTE UTILIZAM CONEXÕES
SATA( SERIAL ATA)
IDE OU ATA
SCSI
FIBRA CHANNEL
OS EXTERNOS CONEXÕES
USB
Gente nesse link tem muitas aulas maravilhosas além de ser gatuito
https://youtu.be/YIJ0IQgYTvM
-
a-
SATA - Padrão de conexão serial, ou seja, bit a bit. Neste padrão o ruído praticamente não existe, porque seu cabo de conexão ao computador geralmente possui apenas 4 vias e também é blindado.
Pinout:
SATA: 15
IDE: 40
SCSI: 50
USB: 9