SóProvas


ID
2370757
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A drenagem torácica é um procedimento cirúrgico que visa manter ou restabelecer a função respiratória do paciente. O restabelecimento da função pulmonar, em vigência de um trauma torácico, ocorre pelo controle da pressão negativa, no espaço

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o artigo Drenagem pleural.Fundamentos em Clínica Cirúrgica- 3ª Parte Capítulo VIII

     

     

    O fator responsável pela entrada e saída de ar dos pulmões é o gradiente de pressão gerado pela movimentação da caixa torácica. Esse gradiente, transmitido através do espaço pleural (espaço compreendido entre as pleuras parietal e visceral) que mantém sempre uma pressão negativa, faz com que mesmo em repouso os pulmões permaneçam expandidos.

     

    Observação: Num dreno intrapleural a coluna líquida oscila para cima na inspiração e para baixo na expiração; oscilação em sentido inverso significa que o dreno deve ter sido colocado inadvertidamente na cavidade abdominal.

  • Gab c

     Intrapleural tende mais a separar que a unir as pleuras e é em razão as forças supracitadas que tendem a retrair ou distender os pulmões e a parede torácica. Seu valor é quase sempre abaixo da pressão atmosférica e é referida muitas vezes de forma errônea como pressão negativa.