GABARITO CERTO!
Camada de Ozônio é uma camada de gás que envolve a Terra, localizada na estratosfera, composta pelo gás ozônio (O3). Serve como uma capa ou um filtro que protege o planeta terra das radiações solares, totalmente nocivas para os seres humanos, animais e plantas.
Para o meio ambiente, o risco é na redução da produção agrícola, problemas na cadeia alimentar, desequilíbrio do clima e a ameaça ao plâncton (plantas e animais microscópicos que vivem na superfície do mar), pois são importantíssimos para a cadeia alimentar marinha e absorvem metade das emissões de dióxido de carbono do planeta.
No Brasil, a camada de ozônio ainda não chegou a perder nem 5% do seu tamanho original, pois a produção de CFCs sempre foi muito baixa, diferentemente dos países da Europa, os maiores produtores. Os EUA, Europa, norte da China e Japão, já perderam 6% da proteção do ozônio. Desde 1 de janeiro de 2010, foi proibida a produção dos CFCs no mundo.
Outras coisas, sobre o tema , que podem cair em prova são :
1- O Protocolo de Montreal
Tratado feito internacionalmente, com o objetivo de fazer os países se comprometerem a acabar e substituir o uso do CFCs e de outras substâncias que contribuem para a destruição da camada de ozônio.
2 - Recuperação da Camada de Ozônio (Sim..Segundo especialistas, ela pode ser recuperada)
Alguns anos após o acordo do Protocolo de Montreal já começaram a aparecer evidências da queda acentuada no nível de emissões globais das substâncias prejudiciais para a camada de ozônio. Mas em determinadas épocas essa queda não ocorreu, o que deixa claro o uso dos CFCs em alguns países mesmo depois do acordo. Porém, nos últimos 10 anos a velocidade de destruição vem diminuindo e pesquisas prevêem que por volta de 2065 ela estará recuperada.
http://camada-de-ozonio.info/
A vida no planeta Terra depende do filtro que existe na atmosfera composto, por estranho que pareça, por um um gás que é, normalmente, venenoso: ozônio.
É a camada de ozônio que absorve quase toda a radiação ultravioleta nociva (UV-B) que emana do sol. Desta maneira ela protege plantas e animais do UV-B que, em doses elevadas, pode ser particularmente negativo para a vida. A absorção do UV-B pela camada de ozônio também cria uma fonte de calor, desempenhando um papel fundamental na estrutura de temperatura do planeta.
O ozônio é um componente extremamente raro da atmosfera da Terra: em cada dez milhões de moléculas de ar, cerca de três são de ozônio. Tais moléculas são encontradas na parte superior da atmosfera, que dista de 10 a 50 quilômetros da superfície do planeta. Os danos à esta camada trazem maior incidência de raios ultra-violeta na superfície da Terra, o que, aumentando, traz efeitos nocivos permanentes tanto para humanos quanto animais e vegetais.
Cientistas especialistas em vida marinha afirmam, por exemplo, que é ela a mais vulnerável aos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.
Segundo dados do Programa Estadual de Prevenção à Destruição da Camada de Ozônio do Estado de São Paulo (PROZONESP) “o UV-B prejudica os estágios iniciais do desenvolvimento de peixes, camarão, caranguejo e outras formas de vida aquáticas e reduz a produtividade do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática.". Os raios do sol podem ainda afetar materiais sintéticos e naturais, como plástico e madeira.
Em síntese , a afirmativa apresentada está correta.
Gabarito do professor: CERTO.