Gabrito Errado.
O tecido adiposo multilocular é chamado também de tecido adiposo pardo, por sua cor característica. Essa cor é devida à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias presentes em suas células. Por serem ricas em citocromos, as mitocôndrias têm a cor avermelhada. Ao contrário do tecido unilocular, que é encontrado por quase todo o corpo, o tecido pardo é de distribuição limitada, localizando-se em áreas determinadas. Esse tecido é abundante nos animais que hibernam, onde foi chamado glândula hibernante (designação inapropriada).
No feto humano e no recém nascido, o tecido adiposo multilocular apresenta localização bem determinada. Como este tecido não cresce, sua quantidade no adulto é extremamente reduzida.
As células do tecido adiposo multilocular são menores que as do tecido adiposo comum e tem forma poligonal, o citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contém numerosas mitocôndrias, cujas cristas são particularmente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria.
O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, tendo papel importante nos mamíferos que hibernam. Em humanos, a função deste tecido está restrita aos primeiros meses de vida pós-natal. Durante esse tempo, o tecido adiposo multilocular produz calor, protegendo o recém nascido contra o frio.
Gabarito Errado.
TECIDO ADIPOSO
O tecido adiposo é uma forma especializada de tecido conjuntivo formada por células denominadas de adipocitos, que tem como atividade básica armazenar gorduras neutras (trigliceridos) associadas a uma extensa e rica rede vascular.
Tipos de tecido adiposo – Existem dois tipos de tecido adiposo; o unilocular que predomina no homem adulto e na maioria dos animais, constituído por células grandes que quando estão totalmente maduras apresentam uma única gota de gordura no seu citoplasma. O segundo tipo é denominado de multilocular ou tecido adiposo pardo, e nos animais que hibernam são conhecidos como glândula hibernante, nesta variedade cada adipócito apresenta varias gotículas de gordura que não se fundem no seu citoplasma.
Fonte: UFBA