SóProvas


ID
2372200
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quanto aos exames de imagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos ao que segue...

     

    A - ERRADA -  Gravidez é a única contra-indicação relativa à realização de tomografia. Como a radiação X é ionizante, há risco de efeitos deletérios ao ser que está sendo gerado, e só realizamos exames em gestantes quando os benefícios à mãe superam os possíveis riscos ao feto, e sempre com a autorização do médico obstetra

     

    B - CERTO - Objetos ou estruturas radiopacas são aquelas em que os raios-x provenientes do cilindro ou tubo de Hittorff-Crookes (ou simplesmente cilindro radiográfico), não conseguem atravessá-las. Ou seja, são as estruturas brancas nas radiografias, como dentes, estruturas metálicas, restaurações, entre outras. As estruturas escuras nas radiografias são radiolúcidas

     

    C - ERRADA -  Os raios X são ondas eletromagnéticas que possuem a capacidade de atravessar corpos de baixa densidade e são absorvidos por materiais de densidade maior.

     

    D - ERRADA - A ressonância magnética é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético. A ressonância magnética não utiliza radiação, porém uma vez que o aparelho tem um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para o que não utilizar durante o exame como: jóias, objetos metálicos, maquiagem e outros.

     

    E- ERRADA - 

  • Densidade e Opacidade

    Densidade é o peso por volume de um tecido do corpo ou de um objeto. O osso é mais denso que o músculo, e o músculo é mais denso que a gordura. Quanto mais denso for um objeto, mais ele inibirá a passagem da radiação. Opacidade radiográfica é a medida do enegrecimento do filme causado pelos raios X. A parte do filme onde o raio X irá atingir imediatamente aparacerá em preto após o processamento. Se os raios X são impedidos de atingir parte do filme, essa área não afetada aparecerá transluzente (clara) no filme processado.

    Cinco opacidades radiográficas podem ser reconhecidas:

    Metal: Substâncias metálicas são muito densas e inibem a passagem de praticamente toda a radiação incidente. As áreas do filme cobertas por tal material aparecem brancas (radiopacas) na radiografia.

    Osso ou Mineral: O osso não é tão denso quanto uma substância metálica. Ele permite a passagem de pouca radiação comparado a outros tecidos corporais. Áreas do filme que foram cobertas por posso aparecem quase transluzentes (brancas) na radiografia.

    Líquido ou Tecido Mole: Os líquidos inibem a passagem e radiação incidente em maior proporção que os gases, mas não tanto quanto os ossos. Uma opacidade líquida se caracteriza por uma textura entre a brancura de uma opacidade óssea e a negritude de uma opacidade gasosa. Opacidades liquidas aparecem cinzentas na radiografia. Como os tecidos moles são constituídos em sua maior parte de liquido, a opacidade dos tecidos moles e a opacidade liquida se mostram semelhantes.

    Gordura: Opacidade gordurosa se caracteriza por opacidade entre a líquida e a gasosa. A gordura ajuda a delinear estruturas que de outra forma não seriam vistas. Por exemplo a gordura perirrenal pode delinear os rins, proporcionando uma opacidade que contrasta com os tecidos renais.

    Gás: Os gases, incluindo o ar, permitem que os raios X passem livremente através deles. Áreas do filme cobertas por órgãos que contêm gases, como os pulmões, aparecem escuras (radiotransparentes) numa radiografia.

    Aternativa E

    DEUS abneçoe!

  • E- As imagens de RM são ponderadas em dois tipos de relaxamento diferentes (T1 e T2): T1 - relaxamento longitudinal e T2 - relaxamento transversal. já a TC produz varreduras que são imagens de um plano único ou "fatia" do tecido. Fonte: Neuroanatomia 4ed - texto e atlas por John H. Martin