Boa tarde!
a) Errado: Objetivo geral é definido como etapas que devem ser cumpridas em uma pesquisa social.
O objetivo geral diz respeito ao conhecimento que o estudo proporcionará em relação ao objeto. Constitui o resultado intelectual a ser obtido no final da pesquisa. Em outras palavras, é a dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa.
b) Errado: Hipóteses de relação causal são aquelas de ligação entre duas ou mais variáveis.
Uma pesquisa experimental correlaciona, pelo menos, dois fatores ou variáveis, dos quais um dos fatores ou variáveis configura-se como causa e o outro o efeito. Essa relação de causalidade indica que, se o fator causa aparece, então o fator efeito aparece, modifica-se ou desaparece. Em função disso, a forma clássica de se enunciar uma hipótese é a de uma proposição causal do tipo “Se x, então y”. Nesse construto lógico, ‘x’ e ‘y’ devem ser substituídos por variáveis, de tal sorte que ‘x’ representa o fator ou variável de causa e ‘y’ representa o fator ou variável de efeito.
c) Errado: Hipóteses multivariadas são aquelas que apresentam apenas uma variável e mais de um indicador social.
A análise multivariada é constituída por um conjunto de métodos que podem ser usados quando são feitas várias medições de cada indivíduo ou objeto de uma ou mais amostras... Na prática, os conjuntos de dados multivariados são comuns, embora nem sempre são analisados como tal. Mas o uso exclusivo de procedimentos univariados com esses dados não é mais desculpável, dada a disponibilidade de técnicas de análise multivariada e poder de computação de baixo custo para realizá-los.
d) Correto: O universo da amostra de uma pesquisa define-se como finito e infinito no que se refere à amplitude.
e) Errado: Hipóteses de nulidade são formuladas com base no marco referencial.
Uma hipótese formulada de maneira a declarar que não há diferença ou nenhum relacionamento entre variáveis. É também chamada de hipótese não-relacional. Serve para avaliar a possibilidade de que os resultados obtidos podem ter sidos devidos ao acaso e não devido às manipulações experimentais.