Letra C
Suely Ferreira Deslandes2
1. PROJETO CIENTÍFICO: ONDE SE INSERE NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO?
Quando tratamos da pesquisa qualitativa, freqüentemente as atividades que compõem a fase exploratória, além de antecederem à construção do projeto, também a sucedem. Muitas vezes, por exemplo, é necessário uma aproximação maior com o campo de observação para melhor delinearmos outras questões, tais como os instrumentos de investigação e o grupo de pesquisa. Tendo uma visão mais ampla, podemos dizer que a construção do projeto é, inclusive, uma etapa da fase exploratória.
A fase exploratória de uma pesquisa é, sem dúvida, um de seus momentos mais importantes. Pode, até mesmo, ser considerada uma pesquisa exploratória (Mip.32 nayo, 1992). Compreende várias fases da construção de uma trajetória de investigação:
a) a escolha do tópico de investigação;
b) a delimitação do problema;
c) a definição do objeto e dos objetivos;
d) a construção do marco teórico conceitual;
e) a escolha dos instrumentos de coleta de dados;
f) a exploração de campo.
Importante alertarmos que uma fase exploratória conduzida de maneira precária trará grandes dificuldades à investigação como um todo.
Então, quando termina a fase exploratória de uma pesquisa? Formalmente, a fase exploratória termina quando o pesquisador definiu seu objeto de pesquisa, construiu o marco teórico conceitual a ser empregado, definiu os instrumentos de coleta de dados, escolheu o espaço e o grupo de pesquisa, definiu a amostragem e estabeleceu estratégias para entrada no campo. Daí conclui-se que não é possível determinar com tanto rigor seu término. Contudo, é imprescindível que o pesquisador programe o final desta etapa, incluindo-a num cronograma.
A fase exploratória se alicerça em muitos esforços:
1) de pesquisa bibliográfica disciplinada, crítica e ampla:
a) disciplinada porque devemos ter uma prática sistemática - os fichamentos são um bom procedimento;
b) crítica porque devemos estabelecer um diálogo reflexivo entre a teoria e o objeto de investigação por nós escolhido;
c) ampla porque deve dar conta do "estado" do conhecimento atual sobre o problema;
2) de articulação criativa, seja na delimitação do objeto de pesquisa, seja na aplicação de conceitos;
3) de humildade, ou seja, reconhecendo que todo conhecimento científico tem sempre um caráter:
a) aproximado, isto é, se faz sempre a partir de outros conhecimentos sobre os quais se questiona, se aprofunda ou se critica;
b) provisório;
c) inacessível em relação à totalidade do objeto, isto é, as idéias ou explicações que fazemos da realidade estudada são sempre mais imprecisas do
que a própria realidade;
d) vinculada à vida real - a rigor, um problema intelectual surge a partir de sua existência na vida real e não "espontaneamente";
e) condicionado historicamente (Minayo, 1992).
Conforme aponta Maria Cecília de Souza Minayo (Pesquisa Social. Teoria, método e criativ...
Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social
Conforme aponta Maria Cecília de Souza Minayo (Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18ª edição. Petropólis: Vozes, 2001), as fases do projeto de pesquisa são três, sendo elas: 1- fase exploratória da pesquisa, a qual se refere ao momento em que o pesquisador está buscando definir seu objeto de pesquisa, a metodologia que será utilizada, o referencial teórico que dará suporte assim como os recursos humanos e materiais que serão necessários para realizar a pesquisa que se almeja; 2- trabalho de campo, no qual o pesquisador irá associar sua elaboração teórica com a realidade que deseja trabalhar, fazendo um recorte desta última. Nesta etapa é que se realiza entrevistas, pesquisa bibliográfica ou de campo, observações, etc; 3 - tratamento do material, no qual irá ser analisado aquilo que foi obtido pelo trabalho de campo buscando afirmar ou refutar suas hipóteses e teses construídas na etapa anterior. Após essa breve explicação sobre as fases do projeto de pesquisa, segundo informado por Minayo, iremos comentar cada alternativa:
a) Esta alternativa está incorreta. Esta etapa condiz com a etapa relacionada ao trabalho de campo, que seria a segunda etapa.
b) Esta alternativa está incorreta. Esta assertiva não se refere ao primeiro passo para elaborar o plano de pesquisa, mas é uma das perguntas a responder. O projeto de pesquisa deve necessariamente responder a essas questões: O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com o que pesquisar? Pesquisando por quem?
c) Esta alternativa está correta. Conforme a autora acima menciona, a revisão bibliográfica e de literaturas é um dos primeiros passos para se iniciar um projeto de pesquisa pois irá contribuir para definição do objeto de pesquisa e será suporte teórico-metodológico para o estudo pretendido.
d) Esta alternativa está incorreta. O estudo da variáveis só ocorrerá após a obtenção das mesmas, ou seja, isso não será no primeiro passo para construção do projeto e sim após a obtenção dos dados.
e) Esta alternativa está incorreta. A pergunta de partida precede o processo de trabalho para elaboração do plano de pesquisa e, assim, não é uma das etapas deste plano mas sim o que o antecede. A pesquisa inicia com uma pergunta e finaliza com um produto, sendo que este último sempre será inacabado, provisório e infinito pois a realidade e o conhecimento são dinâmicos e não possuem fim ou limites.
RESPOSTA: C