SóProvas


ID
2372983
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente do sexo feminino, ao nascimento, apresenta uma lesão lobulada de cor azulada na mucosa alveolar, assintomática, que se torna esbranquiçada sob pressão. A cor volta quando a pressão é liberada. Ao exame histopatológico, evidencia-se uma rede de proliferação de células endoteliais. Qual é o diagnóstico da lesão?

Alternativas
Comentários
  • Lesões Vasculares

    classificação baseada no método celular dividindo as lesões em duas formas: aquelas com proliferação endotelial (hemangioma), cujo crescimento é rápido, seguido da involução gradual, visto que e as sem proliferação do endotélio (má formação vascular), que estão presentes ao nascimento e persistem por toda a vida.

    Hemangioma: neoplasia benigna, localização mais frequente é o lábio, sendo que outras regiões, como língua, mucosa jugal e palato, também são referenciadas.

    Lesão plana ou elevada, representada por mácula, pápula, nódulo ou tumor, de conteúdo sanguíneo ou até mesmo por manchas de cor vermelha ou azulada purpúrea; a depender da profundidade da lesão e da localização no tecido, desaparecem momentaneamente com a compressão digital ou a vitropressão. Tratamento: escleroterapia.