SóProvas


ID
2372989
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A superfície oclusal pode apresentar fóssulas e fissuras que favorecem a retenção de placa e o desenvolvimento da cárie dentária. A cárie oculta ocorre quando o esmalte permanece aparentemente intacto e, ao exame radiográfico, apresenta área radiolúcida em dentina. Qual é a principal justificativa para a presença da lesão de cárie oculta?

Alternativas
Comentários
  • As causas da cárie oculta  sãod efeitos estruturais no esmalte e o uso de fluoretos, pois estes fortalecem o esmalte, mas não a dnetina.  Assim, através das fissuras na superfície oclusal, ocorre contaminação e destruição do tecido dentinário, mas não do esmalte.

  • Referencia da Betania: http://www.sorrisologia.com.br/noticia/carie-oculta-saiba-mais-sobre-o-problema-como-diagnosticar-e-tratar_a715/1#1

  • A teoria da Betânia fez todo o sentido pra mim, mas certa vez li que a dentina é mais reativa ao flúor do que o esmalte, pq ela tem mais concentração de cálcio... então isso contradiz o que ela disse, de que o flúor fortaleceria o esmalte, mas não a dentina... alguém sabe sobre isso?!

  • a dentina tem 70% de calcio

    esmalte 90 %de calcio. 

    argumento da betania esta correto

  • Causas da cárie oculta:

    - Defeitos estruturais no dente;

    - Uso de dentifricios fluoretados que fortalecem o esmalte dentário, mas não a dentina. Assim, através das fissuras na superfície oclusal, ocorre contaminação e destruição do tecido dentário, mas não do esmalte;

    - A ingestão frequente de açúcares, em especial do tipo sacarose e a alta exposição aos fluoretos.

     

  • A função do flúor é promover a remineralização da estrutura dentária e não o fortalecimento. Tanto é que no período de formação do dente, principalmente na fase de campânula, havendo ingestão inapropriada de flúor, esse não fortalecerá e sim, provocará uma má formação no esmalte.