LACTOFERRINA
Trata-se de uma glicoproteína encontrada na superfície da mucosa. Considerada uma proteína multifuncional, apresenta atividades bactericida, fungicida, antiviral, antiparasítica, antinflamatória e imunomoduladora. A lactoferrina também age agregando bactérias, ativando células fagocíticas e inibindo diretamente a replicação de ampla variedade de vírus. Outro ponto importante sobre a lactoferrina é que ao ligar-se à aglutinina salivar, atua ainda mais eficazmente na eliminação de microrganismos.
LISOZIMA
Trata-se de enzima encontrada em vários fluidos do corpo além da saliva, como nas lágrimas, o muco brônquico e o suor. Tem atividade antimicrobiana e quando presente em altas concentrações tem a capacidade de desmontar as paredes das células bacterianas. A lisozima exibe atividade bactericida mesmo após inativação pelo calor, e assim como a lactoferrina, a lisozima atua inibindo o crescimento da população de espécies fúngica, como a Cândida, por exemplo. A lisozima também impede a ingestão de glicose pelas bactérias.
PEROXIDASE
Trata-se de substância sintetizada e secretada pelas glândulas salivares de ação antimicrobiana. A peroxidase salivar também contribui para a diminuição do crescimento bacteriano, pois previne o acúmulo de lisina e ácido glutâmico, componentes essenciais ao crescimento de bactérias. Portanto tem ação bactericida extremamente eficaz.
LACTOPEROXIDASE
É uma enzima peroxidase secretada por glândulas mamárias, salivares e outras glândulas mucosas que funciona como um agente antibacteriano natural.