SóProvas


ID
2373136
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Gestalt-Terapia, o conceito que define um ser de relação e inserido no mundo, sendo, também, um processo básico do relacionamento (viver, sentir, pensar, agir, falar) e de experienciar no presente, relacionar-se com a vida e com o imediato aqui-agora, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Podemos dizer que a Gestalt-terapia surgiu por discordância a princípios e procedimentos psicanalíticos. Em Ego, fome e agressão, Perls (2002), ao lançar as suas bases teóricas, critica os modos como a psicanálise lida com o tempo do sujeito. Para o autor, desenterrar o passado - tal como relata que atua a clínica psicanalítica - é um método para colaborar com a resistência do paciente neurótico em enfrentar o presente, afastando-o da experiência da "sensação de si mesmo". A sua proposta é uma psicoterapia que ofereça uma forma diferenciada de ação clínica, concentrando as atenções nos fatos do tempo presente do indivíduo. Tal postura decorre de uma conceituação específica do que seja estar no aqui [espaço]- e-agora [tempo] e de como isso possibilita a emergência de processos subjetivos específicos que são, acredita-se, mais adaptativos à vida.

    Para Carmo (2004), o aqui-e-agora talvez seja um dos conceitos que mais caracteriza a terapia gestáltica e, também, o menos entendido nos meios acadêmicos. Isso justifica a importância de se explorar o tema, principalmente quando se procura fazer uma inter-relação deste com aspectos culturais responsáveis por moldar formas gerais do homem ver e interagir no mundo. Pensando sobre essa influência, Polster e Polster (2001) salientam que os sistemas culturais precisam se re-configurar, a fim de estimular as pessoas a viverem suas vidas mais focadas no momento atual. Em consonância, Carmo (2004) observa que terapeutas e clientes compartilham a mesma sociedade, que costuma impossibilitar que se faça contato com o presente e com os processos subjetivos de sentimentos, pensamentos e ações.

    aqui-e-agora é um conscientizar-se sobre suas próprias capacidades e habilidades de seu equipamento sensorial, motor e intelectual (Perls, 1988). O aqui-e-agora é, portanto, uma tentativa de integração desse sujeito consigo mesmo. Como a Gestalt-terapia é a terapia do contato, de ampliação de suas fronteiras, como forma de ampliar as potencialidades individuais, o "tornar-se presente" é uma prerrogativa irrevogável para tal alcance. A sensopercepção só se dá no presente. Temos, portanto, o fundamento do aqui-e-agora como uma conseqüência da necessidade de ampliação das fronteiras de contato. Nesse sentido, o terapeuta gestáltico funciona como alguém que irá, de alguma forma, corrigir as dificuldades de contato de cada paciente (Costa, 2004).

  • awareness - significa vigilante 

  • a) Awareness - Consciência ampliada, organísmica, no sentido de ser um estado fluido de percepção e compreensão. O sujeito percebe suas dimensões psíquicas, corporais e cognitivas, num todo (holístico).

    b) Diálogo - Relação que ocorre entre pessoas na qual elas verdadeiramente se comunicam, de fato realizando um contato no sentido técnico gestáltico. É uma situação na qual, de fato, há troca de vivências, e não um "monólogo disfarçado" (Buber).

    c) Ajustamento criativo - É quando o sujeito, eficientemente, interage com o ambiente, tomando as decisões que lhe pareçam mais adequadas. Solução eficiente das situações de conflito.

    d) Contato - Definição copiada quase na íntegra do livro "Psicologia para concursos" (Becker, 2011). Definido como processo básico do relacionamento, pautado na sensação-percepção (sentir, viver, pensar, agir, falar...), focado da experiência do presente (aqui-agora). O contato propicia aproximações e afastamentos, o que, dependendo da sua qualidade, leva à awareness.