SóProvas



Questões de Gestalt


ID
45205
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Teste Gestáltico Bender é um teste

Alternativas
Comentários
  • Para Casullo (1998), o Bender tem sido considerado como uma prova de percepção visual por alguns investigadores; de coordenação motora, por outros. Koppitz (1989) afirma que avalia a integração visomotora.Como já foi salientado, Bender (1955) se preocupou em analisar o desenvolvimento maturacional da criança quanto aos aspectos visomotores. Estes dependem de processo maturacional adequado, sendo que a criança os desenvolve até a idade de 12 anos, segundo ela. Sendo assim, no momento em que a criança aprende a ler e a escrever deve possuir experiências visomotoras desenvolvidas para tal ato.
  • O Bender está associado a medidas de inteligência (como fator g) e também mostra relação com a aprendizagem (aquisição da escrita e diferenciação de séries). O teste é composto por 9 desenhos modelos. A criança reproduz cada um dos desenhos apresentados. A correção é realizada pelo total de pontos atribuídos aos desenhos realizados e pela análise quantitativa e qualitativa. Quanto maior a pontuação do desenho, mais erros foram cometidos pela criança.
    Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis e quartis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo.
  • Olá, venho compartilhar com todos vocês esté método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

     é do Professor Marlon Souza, Especialista em técnica de estudos e métodos de aprendizagem acelerada.

    https://go.hotmart.com/Q8744867J

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.

  • O Teste Gestáltico Bender é um teste visomotor e consiste em 9 figuras que são apresentadas uma de cada vez, para serem copiadas pelo sujeito em uma folha branca.

    Visomotor: Desenho em formas com um marcador, de forma a que a criança possa “traçar por cima”

    Gabarito C


ID
69655
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Frederick S. Perls sugere que, na Gestalt-terapia, o terapeuta é basicamente uma tela de projeção na qual o paciente vê seu próprio potencial ausente, e que a tarefa da terapia é

Alternativas
Comentários
  • A tarefa do terapia é a recuperação desde potencial do paciente. o terapeuta é sobretudo um habilidoso frustrador. Embora dê atenção ao paciente dando-lhe atenção e aceitação, o terapeuta frustra-o recusando-se a dar-lhe o apoio que carece. O terapeuta age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos da "fuga" e do "impasse"; o principal instrumento catalisador do terapeuta consiste em ajudar o paciente a "perceber como" ele ou ela constantemente  se interrompe, evita a conscientização, desempenha papéis e assim por diante. 

    Teorias da Personalidade James Fadiman

  • Gestalt-terapia - Frederick S. Perls

    --> o terapeuta é basicamente uma tela de projeção na qual o paciente vê seu próprio potencial ausente

    --> a tarefa da terapia é a recuperação deste potencial do paciente


ID
187570
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria da Gestalt ofereceu algumas sugestões a respeito dos modos pelos quais os organismos se adaptam para alcançar sua organização e equilíbrio ótimos. Um aspecto desta adaptação envolve a forma pela qual um organismo, num dado campo, torna suas percepções significativas, a maneira pela qual distingue

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Gestalt

    --> ofereceu algumas sugestões a respeito dos modos pelos quais os organismos se adaptam para alcançar sua organização e equilíbrio ótimos

    --> um aspecto desta adaptação envolve a forma pela qual um organismo, num dado campo, torna suas percepções significativas, a maneira pela qual distingue figura e fundo

  • Figura-fundo

    -> O campo da percepção se distingue em um fundo e em uma forma ou figura.

    -> Os dois aspectos estão vinculados e não existem independentemente.

    -> A percepção subjetiva do organismo apreende os fenômenos em um processo dinâmico: a figura se destaca e depende do fundo sobre o qual surge; o fundo funciona como moldura/ estrutura em que a figura se apresenta, determinando também a figura.


ID
229156
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt-terapia sugeriu que qualquer aspecto do comportamento de um indivíduo pode ser considerado como uma manifestação

Alternativas
Comentários
  • O Organismo como um Todo
    Um conceito fundamental subjacente ao trabalho de Perls tem sua formulação explícita, como vimos, a partir do trabalho dos psicólogos da Gestalt. Na teoria de Perls, a noção de organismo como um todo é central, tanto em relação ao funcionamento orgânico quanto à participação do organismo em seu meio para criar um campo único de atividades.

    No contexto do funcionamento intra-orgânico, Perls insistia em que os seres humanos são organismos unificados e em que não há nenhuma diferença entre o tipo de atividade física e mental. Perls definia atividade mental como atividade da pessoa toda que se desenvolve num nível mais baixo de energia que a atividade física.
    Esta concepção dos níveis de atividades do comportamento humano levou Perls a sugerir que qualquer aspecto do comportamento de um indivíduo pode ser considerado como uma manifestação do todo, do ser total da pessoa. Assim sendo, na terapia, o que o paciente faz ou como ele se movimenta, fala e assim por diante, fornece tanta informação a seu respeito quanto o que ele pensa ou diz.

    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=189
  • Concepção holística - organismo com um todo.
  • A Gestalt-terapia sugeriu que qualquer aspecto do comportamento de um indivíduo pode ser considerado como uma manifestação do todo - o ser da pessoa.

  • Para a Gestalt o todo é diferente da soma das partes e a percepção vai muito além dos elementos sensoriais proporcionado pelos órgãos dos sentidos.


ID
269758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias e técnicas psicoterápicas, julgue os próximos
itens.

O emprego da gestalt-terapia é inviável em hospitais, instituições e organizações.

Alternativas
Comentários
  • Na gestalt não existe um rol taxativo de instituições que não se possa atuar. Assim, a questão encontra-se errada por ser taxativa a inviabilidade da teoria psicólogica.

    Dica: suspeite de questões desse tipo.
  • Aplicações

    A Gestalt-Terapia encontra-se aplicada em praticamente todas as áreas de atuação do psicólogo. Nascida originalmente como uma proposta de psicoterapia, atualmente encontramos a Gestalt-Terapia não só na psicoterapia individual e de grupo, como também na psicoterapia de casal e família e na psicoterapia de crianças e adolescentes. Fora do âmbito clínico, constatamos a presença da Gestalt-Terapia nas instituições, tais como empresas, escolas e hospitais, no esporte, na saúde mental e em projetos de promoção de saúde e qualidade de vida para a população em geral.

    * Texto adaptado do original escrito pela psicóloga Gisa Cavalcante do grupo Aconteser. (http://www.dialogico.com.br/aplicacoes.php)



ID
269764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias e técnicas psicoterápicas, julgue os próximos
itens.

Na gestalt, um dos principais objetivos é awareness.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da exploração fenomenológica da gestalt é a awareness. Um fenomenólogo estuda a awareness pessoal e também a awareness do próprio processo.

    Fonte: http://www.igestalt.psc.br/princip.htm

    Awareness é uma palavra sem conceituação exata para o português, mas que pode convenientemente ser traduziada para "dar-se conta", também sendo utilizada para conceituar o que muitos chamam continuum de consciência, para outros seria uma transcendência da consciência de si. Essa consciência refere-se a capacidade de aperceber-se do que se passa dentro de si e fora de si no momento presente, em nível corporal, mental e emocional.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_gestalt
  • Trata-se de estar atento ao fluxo permanente de minhas sensações físicas, de meus sentimentos, de tomar consciência da sucessão ininterrupta de "figuras" que aparecem no primeiro plano, sobre o "fundo" constituído pelo conjunto da situação que vivo e da pessoa que sou, no plano corporal, emocional, imaginário, racional ou comportamental.
    Este exercício clássico costuma ser utilizado como aquecimento, favorecendo, se for o caso, a partir do que sinto no momento, a emergência de uma "situação inacabada" anterior.A atitude fundamental de awareness responde às quatro questões-chave preconizadas por Perls:
    - O que você está fazendo agora?
    - O que você sente neste momento?
    - O que você está evitando?
    - O que você quer, o que espera de mim?
    (Serge e Anne Ginger. Gestalt - uma terapia de contato. 1995, p. 20 e 21).
  • Awareness > conscientização > ponto central da abordagem terapêutica da Gestalt. 

    O processo de crescimento é um processo de expansão da autoconciência. O fato mais importante que inibe o crescimento psicológico é a fuga da conscientização.


ID
269767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias e técnicas psicoterápicas, julgue os próximos
itens.

Os objetivos da gestalt-terapia incluem o reconhecimento do campo do outro, a fim de melhorar o contato.

Alternativas
Comentários
  • Na abordagem de campo da Gestalt-terapia tudo é visto como vir a ser, movendo-se, nada é estático. O campo é a pessoa no seu espaço de vida. A realidade é sempre relacional e é assim que precisa ser compreendida.

    Não tem o objetivo de melhorar o contato, o objetivo é entender o seu campo, o espaço de vida da pessoa.

    Fonte: http://www.igestalt.psc.br/princip.htm
  • "Nunca podemos apreender todos seus meandros, suas intenções, suas dores, ele é sempre um mistério, porém, sempre o mistério de mim mesmo, o mistério da própria humanidade do terapeuta. Não é apenas pela abstinência ou uma neutralidade aparente que o terapeuta se torna um mistério para o seu cliente, mas o é como existência. Não é apenas como um conjunto de sintomas que carecem de sentido que o cliente se constitui como uma pergunta para o psicoterapeuta, mas pela sua existência. A não ser que "eu" (psicoterapeuta) o tome como um objeto e tome a mim mesmo como centro da relação. Quando o psicoterapeuta compreende seu cliente como um objeto para o "eu penso" ele (psicoterapeuta), se torna o centro da relação reafirmada pelo poder de um saber, de uma verdade oculta que saberá desvelar, definindo e escrutinando "o campo do outro que se apresenta". Mas, inversamente, para que entre esse mistério que sou eu e este mistério que é o outro aconteça uma relação e, para que o diálogo se estabeleça, é preciso que nossos campos se multipliquem, pois um campo não exclui nem tampouco está contido no outro. O que faz com que, na verdade, não seja o campo do outro (ou simplesmente o outro, o cliente) que se constitua como trabalho, mas o campo terapeuta-cliente, o campo multiplicado do encontro."
    Referência: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1809-68672009000200005&script=sci_arttext

  • Acredito que o erro da questão esteja em atribuir esse objetivo à gestalt-terapia. Na verdade, trata-se de um dos objetivos da Abordagem Centrada na Pessoa, de Rogers, que abrange os conceitos de campo fenomenológico e prega o reconhecimento do seu campo para melhorar o reconhecimento do campo do outro.
     
  • A postura terapêutica em gestalt-terapia não é a de quem procura o outro, mas a de quem deixa que o outro apareça. Quando eu me abro para que o outro apareça estou fazendo contato. Contato significa estar diante do que é desconhecido, do que é novo.
  • Errado:Os objetivos da gestalt-terapia incluem o reconhecimento do campo do outro, a fim de melhorar o contato.

    Correto: Os objetivos da gestalt-terapia incluem o reconhecimento do seu campo, a fim de melhorar o contato.

  • "Contato é o processo de reconhecer a si mesmo e ao outro em um duplo movimento de conectar-se e de afastar-se do diferente(...) Contato é o sangue vital do crescimento, o meio para mudar a si mesmo e a experiência que se tem do mundo, é implicitamente incompatível com permanecer igual. Por acreditar que o contato seja transformador e que a natureza da psicoterapia na abordagem gestáltica seja promover o contato, o terapeuta deve estar sempre incentivando o cliente a olhar para si mesmo, para o outro e para o mundo, pois é esse movimento que dá qualidade ao contato e permite alcançar a awareness."

    Psicologia para concursos - p. 246


    Acredito que o erro da questão seja a utilização da palavra campo , que faz parte da teoria de campo de Kurt Lewin e não da Gestalt Terapia.

  • Renata, a Gestalt-Terapia incorpora a teoria de campo a seu método terapeutico.

  • O objetivo da Gestalt-terapia é permitir o contato que pode estar bloqueado ou prejudicado. Com base na teoria organísmica que é um dos pilares da gestalt-terapia o organismo está sempre trabalhando no sentido de manter o equilíbrio, por isso é importante fazer o cliente entrar em contato com suas necessidades, identificá-las, entrar em contato consigo mesmo, pois muitas vezes ele evita perceber ou reconhecer partes de si.


ID
406387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens
seguintes.

Segundo a abordagem da gestalt-terapia, os mecanismos de defesa podem ser saudáveis ou patológicos, dependendo de sua intensidade e do momento em que ocorrem, razão pela qual a ação do gestalt-terapeuta não deve ter o objetivo de atacar, vencer ou superar as resistências, mas o de torná-las mais conscientes, favorecendo, dessa forma, seu uso adaptado às situações.

Alternativas
Comentários
  • A ação do guestalt-terapeuta não deve objetivar atacar, vencer ou superar as resistências quando o cliente esta evitando o contato, mas, principalmente, torná-las mais conscientes ou figuras, favorecendo seu uso adaptado à situação do momento. Um mecanismo de defesa por si só não é bom nem ruim. O uso que o cliente faz dele o seu funcionamento, é o que caracteriza a sua "patologia".

     

    http://www.gestaltemfigura.com.br/gestalt-terapia/psicopatologia-mecanismos-defesa-resistencias


ID
510646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a
seguir.

A terapia sistêmica apresenta conceitos bem definidos, o que proporciona maior segurança aos terapeutas que atuam nesse modelo. A vertente gestáltica está ancorada em pressupostos filosóficos e teóricos fenomenológico- existenciais, que destacam a importância da experiência presente. A gestaltterapia propõe-se a ser mais aberta, para dar lugar ao potencial criativo do homem, o que pressupõe facilitar, por exemplo, em um trabalho com a família, que as pessoas experimentem no setting terapêutico suas possibilidades e seus entraves.

Alternativas

ID
510649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes com relação à intervenção
terapêutica da gestaltterapia no trabalho com mulheres gestantes.

A gestaltterapia desenvolveu três princípios fundamentais para um trabalho terapêutico especificamente com mulheres gestantes: a singularidade da experiência, o processo de aceitação da ambigüidade e o suporte para o conflito existencial. Fundamentado nesses princípios, o terapeuta cria uma especificidade na terapia com a cliente gestante, oferecendo-lhe o suporte necessário ao conflito causado por essa experiência repleta de emoções causadas pelas perdas e pelos ganhos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • ERRADA - A Gestalt-terapia é uma prática psicoterapêutica que se orienta por uma visão integradora do homem, a singularidade da experiência, o processo de aceitação da ambigüidade e o suporte para o conflito existencial é um olhar global da abordagem.

    A Gestalt-terapia é uma prática psicoterapêutica que se orienta por uma visão integradora do homem, procurando vê-lo como um todo, não como um "neurótico", um "esquizofrênico" ou como um "isso" ou "aquilo". A patologia é apenas mais uma das várias partes do todo que aquele indivíduo é, e sua "doença" é encarada como a maneira mais "saudável" que encontrou para enfrentar situações insuportáveis ou conscientemente inconciliáveis.

    Não significa que há uma negação do estado patológico, do sofrimento do paciente pelo estado em que se encontra. Somente é feito um novo enfoque, baseado na constatação que - através de tal estado - a pessoa foi capaz de sobreviver e de chegar até ali, ao ponto em que está. E, assim como houve uma necessidade para esta pessoa organizar-se desta maneira, a Gestalt-terapia questiona se não haveria outras maneiras, outras formas de ser e viver, que possam atender mais precisamente ao momento na qual a pessoa vive - suas necessidades atuais (RODRIGUES, 2000).

    Ela parte do pressuposto que cada indivíduo apresenta sua específica organização interna, pois cada ser é único e inigualável e o seu funcionamento é sua melhor tentativa de se adaptar ao meio. Logo, se houve uma estrutura constituída para dar conta de um problema sofrido, esta estrutura teve sua necessidade, surgiu para uma função em alguma época e se hoje é tida como uma "doença" é porque se encontra desatualizada em relação ao contexto presente de vida.

    Por isso, o trabalho clínico é voltado para uma ampliação da consciência do indivíduo sobre seu próprio funcionamento, sobre como ele age ou como se bloqueia em sua tentativa para alcançar seu próprio equilíbrio.

    FONTE:

  • Gente, me perdoem se faltou interpretação da minha parte, mas eu continuo sem identificar onde está o erro DESTA questão, em específico.


ID
510652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes com relação à intervenção
terapêutica da gestaltterapia no trabalho com mulheres gestantes.

Quando a mulher grávida sente-se amparada, compreendida, sem uma atitude judicativa do terapeuta, lentamente vai descobrindo que o seu sofrimento procede e pode ser dividido e compactuado com mais alguém. Os chavões típicos, os chamados ruídos sociais, passam a ser o fundo, enquanto as necessidades dessa mulher vêm à tona, como figura da sua existência. O terapeuta, considerando que algumas mulheres precisam priorizar-se nesse momento, deve fazer um trabalho de esclarecimento ao parceiro e(ou) à família.

Alternativas

ID
680422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de teorias da personalidade.

Sob o enfoque da Gestalt, um dos quatro mecanismos básicos da neurose é a sublimação, que ocorre quando a energia libidinosa é direcionada a atividades científicas ou religiosas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    4 mecanismos básicos da neurose:

    Confliência

    Introjeção

    Projeção

    Retroflexão


  • Perls Sugere que eixstem 4 mecanimos neuróticos básicos - disturbios de limite - que impedem o crescimetno : introjeção, projeção, confluência e retroflexão. 

    Introjeção - introjeção ou "engolir tudo " é o mecanismo pelo qual os indovíduos incorporam padrões, atitudes e modos de agir e pensar que não são deles ´prórprios e que não assimiilam ou dogerem o suficiente para torná-los seus. 

    Projeção - é a tendencia de responsabilizar os outros pelo que se origina no self. Envolve um repúdio de seus próprios impulsos, desejos e comportamentos, colocando fora o que pertence ao self. 

    Confluência - na confluencia os individuos não experienciam nenhum limite entre eles mesmo e o meio ambiente.A confluência torna impossível um ritmo saúdável de contato e de fuga, visto que tanto o primeiro quanto o seguno pressopõem um utro. 

    Retroflexão - indivpíduos retroflexores voltam-se contra si mesmo e, ao inves de dirigir suas energias para mudança e manipulação de seu ambiente, dirigem essas energias para si próprios. Dvidem-se e tornam-se sujeito e objeto de todas as suas ações; são alvos de seu comportamneto. 

     

  • Psicanálise bebê!


ID
717115
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os oito fundamentos básicos da Psicologia da Gestalt – muito usados hoje em dia em profissões como arquitetura e design, são

Alternativas
Comentários
  • (B)continuidade, segregação, semelhança, unidade, unificação, proximidade, pregnância e fechamento.


ID
717118
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tendência do ser humano com relação à disposição dos diferentes elementos que se lhe deparam, ou à maneira pela qual tendemos a perceber elementos dispostos, é chamado pela “Psicologia da Forma” por tendência à:

Alternativas

ID
729145
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia da Gestalt estudou processos de aprendizagem, percepção e resolução de problemas e, para tanto, desenvolveu os conceitos de “Todo e Parte”, “Figura e Fundo” e “Aqui e Agora”, sendo que a gestalterapia transpôs tais conceitos para o campo da psicoterapia e os utiliza para entender como o cliente se percebe e interage com o mundo exterior e com sua própria

Alternativas
Comentários
  • d) subjetividade

  • Psicologia da Gestalt

    --> estudou processos de aprendizagem, percepção e resolução de problemas

    --> desenvolveu os conceitos de “Todo e Parte”, “Figura e Fundo” e “Aqui e Agora

    Gestalt Terapia

    --> transpôs os conceitos da Psicologia da Gestalt para o campo da psicoterapia

    --> procura entender como o cliente se percebe e interage com o mundo exterior e com sua própria subjetividade


ID
773962
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Refere-se a um princípio gestáltico afirmando a tendência para perceber arranjos visuais de maneiras que organizam mais simplesmente os elementos discrepantes em uma forma estável e coerente:

Alternativas
Comentários
  • Figura 12.1
  • 5. Simplicidade.

    Há uma tendência de vermos a figura como tendo boa qualidade sob as condições de estímulos; a psicologia da Gestalt chama essa característica de prägnaz ou boa foma. Uma boa Gestalt é simétrica, simples e estável, e não pode ser mais simples nem mais organizada. Os quadrados na figura 12.1(c) são boas Gestalts porque são claramente percebidos como completos e organizados.

    http://www.psicoloucos.com/Gestalt/os-principios-da-gestalt.html

  • Lei da Pregnância (ou PrägnanzPrägnanz é um termo alemão que significa "boa figura". A lei de Pragnanz é muitas vezes referida como a lei da boa figura ou a lei da simplicidade. Esta lei afirma que os objetos são vistos de uma maneira que faz parecer tão simples quanto possível.


ID
775126
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Gestalt-Terapia, o mecanismo que significa um estado de não-contato, por fusão ou ausência de fronteira de contato é a

Alternativas
Comentários
  • Confluência significa fluir para um mesmo ponto ou lugar. Em Gestalt-terapia, a confluência supõe a não-consciência, constitui aquilo que serve de fundo para a formação da figura, o sistema de sustentação. Ou seja, tudo aquilo que tornou-se hábito, que faz parte de nosso repertório de experiências, aprendizado, memória, foi através da confluência. Quando podemosacessar essas informações, ocorre a confluência saudável; mas, no sentido disfuncional, trata-se de um apego a uma situação antiga, à respostas antigas que não mais são necessárias na atualidade.




    http://gestaltizando.blogspot.com.br/2011/02/confluencia.html


ID
832141
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda que o comportamento agressivo não se transforme, necessariamente, em violência, a convivência com a agressividade facilita a evolução do primeiro em direção ao segundo. Para isso concorrem vários fenômenos, que segundo diferentes abordagens teóricas encontrarão diferentes explicações.
Em relação à compreensão teórica do comportamento agressivo, analise as afirmativas a seguir:


I. Winnicott sugere que a agressão pode ser percebida como reação a frustração. Na impossibilidade de ver realizado seu desejo, o psiquismo reage e desloca a energia para a agressividade.


II. Já sob a perspectiva Gestáltica, a agressividade pode resultar da percepção inadequada dos comportamentos emitidos; o indivíduo não discrimina os detalhes que diferenciam um comportamento agressivo de outro socialmente adaptado.


III. As visões teóricas da psicologia se contradizem, ampliam e reforçam a possibilidade da construção de um sólido corpo teórico para compreender o fenômeno do comportamento agressivo.


IV. Na abordagem do Behaviorismo radical, o contra- condicionamento funciona e pode ser encontrado em esportes radicais, por dos quais o indivíduo encontre a mesma gratificação sem conflitar com a sociedade.


Está(ão) correta(s) APENAS:

Alternativas
Comentários
  • IV - Isso me parece sublimação e não contra-controle...


ID
854077
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tendência dos gestaltistas é para definirem a Psicologia como o estudo

Alternativas
Comentários
  • A Gestalt defende a visão do aqui-agora, da figura e fundo.
  • Letra E (da experiência imediata do organismo total)

  • A Gestalt-Terapia apresenta-se como uma abordagem fenomenológico-existencial, ou seja, uma psicoterapia vivencial que ressalta a consciência do aqui-e-agora, através do foco de como o fenômeno nos é apresentado, muito mais do que no por quê.

    http://gestaltemmovimento.com.br/gestalt-terapia/

  • A Gestalt-Terapia é uma teoria de campo fenomenológica, onde se baseia na experiência imediata, a experiência acontece no aqui e agora. Independente de o fato ser passado ou futuro, o sentimento acontece no aqui e agora, ele é presente, e só posso senti-lo no presente.

  • Minha interpretação...

    a) Psicanálise

     

    b) Teoria sistêmica

     

    c) Behaviorismo/comportamentalismo

     

    d) Filosofia

     

  • Os seres humanos são organismos unificados. Perls definia atividade mental como atividade da pessoa toda que se desenvolve num nível mais baixo de energia que a atividade física. Assim como Perls protestava contra a noção de divisão corpo-mente, protestava também contra a divisão interno-externo. Ele considerava que a questãp das pessoas serem dirigidas por forças internas ou externas não tinha nenhum sentido em si, uma vez que os efeitos causais de um são inseparáveis dos efeitos causais do outro. 

  • Quando se fala em "Gestaltistas" devemos ter cuidado, pois poderá se referir também à psicologia da Gestalt, o que não é a mesma coisa que Gestalt-terapia. 

    Caso realmente se refira à Gestalt-terapia, a resposta é realmente a (E), pois a GT trabalha justamente com o "Aqui- e-Agora" no processo de Awareness, ou seja a experienciação imediata de si e de tudo que o envolve, assim como destaca a importancia do ser em sua totalidade (o ser humano como um todo e não como a mera soma das partes).

  • Gestalt- Terapia

    --> abordagem fenomenológico- existencial

    --> psicoterapia vivencial

    --> ressalta a consciência do aqui-e-agora, através do foco de como o fenômeno nos é apresentado, muito mais do que no por quê.

    --> se baseia na experiência imediata, a experiência que acontece no aqui e agora

    --> estudo da experiência imediata do organismo total


ID
878029
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As psicoterapias são embasadas em diferentes perspectivas teóricas da psicologia.

Assinale a alternativa correta quanto à psicoterapia e ao modelo teórico que a embasa:

Alternativas

ID
917467
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A depressão é resultado de distorções na forma de conhecer que estão presentes nas pessoas predispostas a desenvolver o quadro depressivo. Essas distorções, referidas como esquemas depressogênicos, são moldes que induzem à percepção, tanto nos dados internos como nos externos, de forma alterada pelas experiências precoces do sujeito. Essa visão pertence à teoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) Cognitiva


ID
919954
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O comportamento simbólico refere-se a “eventos mentais” como o pensamento, a imaginação, a divagação etc. Tal comportamento não é diretamente observável pelo terapeuta, mas a atenção do cliente pode ser orientada para sua própria fenomenologia, isto é, para o que ele está sentindo, principalmente através da fantasia ou visualização real. Os Gestalts- terapeutas estão especialmente interessados nas representações simbólicas do cliente, pois elas são os __________________________ que determinam seu comportamento manifesto. Assinale a alternativa que completa a frase:

Alternativas
Comentários
  • Só consegui uma definição dentro de uma enciclopédia em inglês:
    Coverant - Uma resposta ou operador encoberto (interno).

    Talvez, algo mais palatável, seria dizer respostas, mas mesmo assim, se eu entendi bem o texto da tal enciclopédia, não abrange a totalidade do que é um coverant, daí a letra C não satisfazer.

    Fonte: Hersen M., Sledge W. (ed.) Encyclopedia of psychotherapy  2002

  • Coverant: contração de convert-operant

    "Os couverants são eventos a que o leigo chama de mentais. Incluem pensar, imaginar, refletir, ruminar, relaxar, divagar, fantasiar, etc." (HOMME, 1965).

    Em gestalt terapia é o processo que torna os 'couverants' observáveis para o sujeito e o observador. (p. 64)

    FAGAN, J. e SHEPHERD, I. L. Gestalt terapia. teoria, tecnicas e aplicações. Ed Zahar.


ID
969553
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na gestalt-terapia, o objetivo do processo terapêutico é o de

Alternativas
Comentários
  • Para a Gestalt, o homem sempre está em processo de desenvolvimento, sendo a noção de processo algo que está em permanente movimento, em constante mudança. Trabalhamos para promover o processo de crescimento e desenvolver o potencial humano, a tentativa é de ampliar este potencial, através do processo de integração. Assim, integrando as partes conhecidas e desconhecidas, partes que aceitamos e negamos em nós mesmos, vamos nos tornando aquilo que realmente somos, e consequentemente, a vida flui de forma mais saudável. “Nós fazemos isso apoiando os interesses, desejos, e necessidades genuínas do indivíduo”. (Perls, 1977, p.19).
  • Passível de ser recorrida. Pois sendo a gestalt a abordagem objetiva levar o indivíduo a integrar suas partes alienadas, implicitamente leva-o a uma maior consciência de si mesmo. 

  • A letra C é alternativa correta. A letra A pode parecer certa, mas não é esse o objetivo da gestalt, embora seu propóstio seja o de trabalhar com a consciência, tanto que Perls chegou a cogitar que a abordagem se chamaria psicologia da concentração, mas não é desse tipo de consciência que se trata, mas tem haver com o contato, com o fazer contato consigo, com o outro e com o mundo. Por isso a ideia de awareness que significa tomar consciencia de algo, significa estar consciente de algo, dar-se conta. Trata-se do cliente entrar em contato com o que ele sente naquele momento, do seu estado presente. Porém a C é a mais correta, pois o objetivo em si da terapia é a integração das partes, daquilo que o indivíduo não reconhece como seu, integrar aquilo que está sendo evitado, o que Perls chamava de evitação fóbica.


ID
984454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

De acordo com a Gestalt, há uma diferenciação significativa entre o ambiente geográfico e o ambiente comportamental.

Alternativas
Comentários
  • Meio Geográfico e Meio Comportamental

    O comportamento é determinado pela percepção do estimulo e, portanto, estará submetido à lei da boa-forma. O conjunto de estimulo determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental. São dois tipos de meios: o geográfico e o comportamental.

    O meio geográfico é o meio físico em termos objetivos. Exemplo: uma pessoa dentro de uma danceteria. O meio comportamental é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio por meio de forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade). Exemplo: cumprimentarmos a distância uma pessoa conhecida e, ao chegarmos mais perto, deparamos com um atônito desconhecido. Um erro de percepção nos levou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido. Esta pequena confusão demonstra que a nossa percepção do estímulo (a pessoa desconhecida) naquelas condições ambientais é mediatizada pela forma como interpretamos o conteúdo percebido.

    http://xa.yimg.com/kq/groups/22796754/1496836269/name/A+Gestalt+-+estudo+dirigido+1.doc.

  • Excelente


ID
1265980
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos da personalidade, considere as seguintes afirmativas:

1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação.
2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível.
3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo).
4. A primeira tópica psicanalítica possui três estruturas distintas: o ego, o superego e o id. O impulso, por sua vez, seria a libido sexual.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A primeira tópica possui três estruturas distintas: Consciente, Pré-consciente e Inconsciente

  • 1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação. 
    2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível. 
    3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo). 


  • 1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação. CORRETA

    2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível. CORRETA

    3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo). CORRETA

    4. A primeira tópica psicanalítica possui três estruturas distintas: o ego, o superego e o id. O impulso, por sua vez, seria a libido sexual. ERRADA - TEORIA TOPOGRÁFICA (PRIMEIRA TÓPICA) - CONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E INCONSCIENTE.




    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Aceitação Incondicional pode ser chamada de Amor incondicional?

  • Eu quase marquei incorreta a alternativa sobre Amor incondicional. O "incondicional" beleza, mas o amor...


ID
1409086
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“São terapias de objetivos limitados por terem suas metas mais reduzidas e mais modestas que as psicoterapias convencionais. Essa limitação é uma das principais características deste procedimento e aparece em função das necessidades imediatas do indivíduo. Esses objetivos podem colocar-se em termos da superação dos sintomas e problemas atuais da realidade do paciente”. Essa descrição refere-se à(s):

Alternativas

ID
1580332
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quais são os conceitos descritivos da Psicologia da Gestalt, segundo Ponciano (1985), em seu livro "Gestalt-terapia: refazendo um caminho"?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     a) Comportamento molar e molecular; meio comportamental e meio geográfico; conceito de campo.

  • Boa


ID
1580359
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que enumera algumas correntes intelectuais que, segundo Fadiman (1986), forneceram fundamentos para o desenvolvimento da Gestalt-Terapia de Perls.

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: b) As ideias de J. L. Moreno, a fenomenologia, a psicanálise, o existencialismo e a psicologia da Gestalt.


ID
1582453
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia da Gestalt foi formulada no final do século XIX, na Alemanha e Áustria. Os psicólogos gestálticos salientam a importância de perceber objetos e formas como um todo integrado. Seus principais representantes são Max Wertheimer, Wolfgang Köhler, Kurt Koffka e Kurt Lewinn.


Com base nas informações e nos conhecimentos acerca da Gestalt, é possível concluir:


Enquanto corrente teórica, a Psicologia da Gestalt tem como base filosófica o existencialismo e a fenomenologia.

Alternativas

ID
1582456
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia da Gestalt foi formulada no final do século XIX, na Alemanha e Áustria. Os psicólogos gestálticos salientam a importância de perceber objetos e formas como um todo integrado. Seus principais representantes são Max Wertheimer, Wolfgang Köhler, Kurt Koffka e Kurt Lewinn.


Com base nas informações e nos conhecimentos acerca da Gestalt, é possível concluir:


A Psicologia da Gestalt, conhecida como a psicologia da boa forma, defende que os processos psicológicos (aprender, raciocinar, relacionar-se, agir, motivar-se, etc.) formam um aglomerado, em que as partes se unem.

Alternativas

ID
1582531
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Na concepção gestaltista, antes do insight ocorrer, o organismo não precisa ter a capacidade de ver as relações entre os vários elementos do problema, já que, como Köhler interpretou, basta haver a percepção dos estímulos isolados para que o insight seja possível.

Alternativas

ID
1582534
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


No que diz respeito ao fenômeno phi, deve haver uma correspondência entre a experiência psicológica ou consciente e a atividade cerebral subjacente – ponto de vista que é denominado princípio de figura‑fundo, uma ideia amplamente aceita na Biologia e na Química.

Alternativas

ID
1755223
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A compulsão à repetição, para os Gestalt-terapeutas indica que

Alternativas
Comentários
  • elisle (1999, in TENÓRIO, 2003) explica que a criança exposta a situação ameaçadora ou hostil, da qual não possa fugir, vivencia um impasse existencial o qual ela enfrenta recorrendo à única alternativa de defesa de que dispõe: a introjeção. A experiência é, ao mesmo tempo, ameaçadora e indispensável, uma vez que fugir dela pode significar a rejeição ou a perda do amor dos pais, de quem depende de forma absoluta. A criança, então se submete passivamente à experiência tóxica. Delisle nomeia experiências tóxicas “engolidas sem mastigação” de microcampos introjetados. Essas estruturas precisam ser mantidas como fundo, sob o risco de serem revividos caso venham à tona. Para evitar isso, o Self mobiliza os mecanismos de interrupção do contato. Apesar de permanecerem no fundo, esses microcampos estão sempre ameaçando vir à tona, uma vez que são situações inacabadas ou gestalten abertas.

  • Letra a: Compulsão a repetição: “É o empenho do organismo em completar com meios arcaicos com situação inacabada atual, toda vez que se acumula uma tensão suficiente para realizar essa tentativa difícil”. Livro: Dicionário da Gestal terapia, página 47.


ID
1772011
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de técnicas psicoterápicas aplicadas a pacientes na infância e na adolescência, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Letra B?? Necessidades do profissional???

  • GABARITO: B

  • A) psicoterapia grupal assenta-se sobre os pressupostos de ênfase na experiência individual e na compreensão de si mesmo, na importância do inconsciente, no fenômeno da resistência, no determinismo psíquico, no foco na transferência, nos objetivos terapêuticos amplos que favoreçam o crescimento psicológico do paciente e não somente na a ação sobre os sintomas.

    GABARITO: ERRADO

    De acordo com a perspectiva de Bion, nenhuma intervenção deve dirigir-se a um paciente em particular; todas as interpretações devem ser única e exclusivamente para o grupo como uma totalidade, assinalando aqueles pressupostos básicos já mencionados. Ou seja, o grupo seria equivalente a um "indivíduo" com personalidade própria e comportamentos diferentes de cada um dos seus membros.

    B)a psicoterapia familiar apoia-se em um referencial teórico e técnico para que se compreenda a complexa interação dos fatores genéticos, orgânicos, intrapsíquicos, interacionais, transgeracionais, culturais e sociais, o que permite elaborar, para cada caso, um plano de atendimento específico, conforme o diagnóstico, as necessidades e as possibilidades do paciente, do profissional e da família.

    GABARITO: CERTO

    C) A psicoterapia cognitivo-comportamental tem suas metas voltadas para apoiar a criança ou o adolescente a tomar consciência de sua existência em seu mundo, além de propor técnicas e atitudes com o objetivo de facilitar a autoexpressão dos sentimentos vivenciados e o desenvolvimento da awareness de si e do mundo.

    GABARITO: ERRADO

    A TCC está baseada na Tríade Cognitiva, onde será abordado a visão de si, a visão dos outros/mundo e a visão do futuro.

    D) a gestalt-terapia visa reduzir o sofrimento psicológico por meio da modificação dos comportamentos desajustados e dos processos cognitivos disfuncionais, baseando-se no pressuposto de que os afetos e os comportamentos são resultados de cognições.

    GABARITO: ERRADO

    A definição acima é da TCC.

    A Gestalt tem como objetivo permitir que o paciente aprenda a usar totalmente os seus sentidos internos e externos de maneira que possa ser auto-responsável e auto-sustentável.

    E) a psicoterapia dinâmica breve de adolescentes e de suas famílias se fundamenta na premissa de que o grupo é o facilitador do reconhecimento das partes ocultas do self, ocasionando um impacto corretivo múltiplo. Por outro lado, o terapeuta deve considerar a complexidade grupal e se orientar para os vínculos coletivos, pois, assim, facilitará a individuação de cada um dos participantes.

    GABARITO: ERRADO

    A Psicoterapia do indivíduo e sua família trabalha com memórias, sentimentos e emoções do passado; não são dadas diretivas e o processo terapêutico é demorado. O que diverge da terapia psicodinâmica breve que é mais focada, diretiva e cria condições adequadas para que o indivíduo se torne consciente das distorções aperceptivas.


ID
1842904
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Japonvar - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à proposta fenomenológico-existencial da Gestalt, podemos afirmar, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • C - característica das abordagens comportamentais.


ID
1944289
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Que abordagem psicoterapêutica afirma que a pessoa deve ser vista como um todo, e o seu comportamento só se torna compreensível a partir de sua visão dentro de um determinado campo, com o qual ela estabelece uma relação?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     e) Gestalt-Terapia


ID
1944382
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo em relação aos pressupostos teóricos da Gestalt-Terapia, segundo Ponciano (1985), assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A Gestalt-Terapia pode ser considerada como um modelo de psicoterapia Existencial-Fenomenológica.

( ) Segundo a Teoria Organísmica, o homem possui um impulso dominante de autorrealização.

( ) Para os gestaltistas, a experiência passada não tem influência na percepção e no comportamento presente.

( ) Na Psicologia da Gestalt, a percepção é determinada pelas características dos componentes individuais.

( ) O olhar fenomenológico privilegia a dicotomia mente-corpo na compreensão da totalidade do Homem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     a)(V) (V) (F) (F) (F) 


ID
1944412
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Erving e Miriam Polster (2001), na Gestalt existem cinco canais principais de interação resistente. Assinale a opção que corresponde ao canal que se refere a uma função hermafrodita na qual o indivíduo volta contra si mesmo aquilo que ele gostaria de fazer com outra pessoa, ou faz consigo mesmo o que gostaria que outra pessoa fizesse com ele?

Alternativas

ID
1944550
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A representação é a dramatização de algum aspecto da existência do paciente, que ocorre dentro da cena de terapia e pode assumir muitas formas. Assinale a opção que corresponde à abordagem que se utiliza deste recurso.

Alternativas

ID
1951201
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Técnica de Exposição: In Vivo; Prevenção de Rituais; Treino de Habilidades Sociais, entre outras, corresponde a perspectiva de Abordagem Psicológica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) Terapia Comportamental 


ID
1955371
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Itaquitinga - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No tocante aos tipos de psicoterapia, assinale a alternativa que indica as abordagens correspondentes a cada uma das características abaixo.

I. Usa deliberadamente os princípios da aprendizagem.

II. Enfatiza a infância precoce do paciente.

III. Tem por objetivo ajudar o paciente, evitando o diagnóstico e a avaliação.

IV. Tem por objetivo estimular o paciente a integrar todas as facetas do self de maneira harmoniosa.

Alternativas
Comentários
  • Comportamental, Psicanalítica, Centrada no cliente, Gestalt.

  • I. Usa deliberadamente os princípios da aprendizagem; COMPORTAMENTAL

    II. Enfatiza a infância precoce do paciente; PSICANALÍTICA

    III. Tem por objetivo ajudar o paciente, evitando o diagnóstico e a avaliação; CENTRADA NO CLIENTE

    IV. Tem por objetivo estimular o paciente a integrar todas as facetas do self de maneira harmoniosa; GESTALT

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
1958605
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Fadiman e Frager (1986), a abordagem da Gestalt-Terapia de Perls sugere que a neurose pode ser apresentada como um tipo de estrutura em cinco camadas e que o crescimento psicológico ocorre na passagem através destas cinco camadas. A camada que constitui a emergência da pessoa capaz de experenciar e expressar suas emoções é denominada:

Alternativas
Comentários
  • CLICHÊ: maior grau da neurose. 
    São como as frases feitas que são apenas indícios de contato, em relação ao indivíduo consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Bom dia, apertos de mãos e todos os símbolos sem significado pessoal.

    REPRESENTAÇÃO DE PAPÉIS: quando o indivíduo já consegue ficar mais tempo em contato, vivênciando a experiência. Se sustenta por trás da representação de personas, faz um tipo, tipo bom moço, esposa perfeita, chefe carrasco, o bebê-chorão, o fanfarrão, a menina boazinha. Estas são camadas superficiais, sociais.

    IMPASSE: ponto em que a necessidade de mudança, tem o mesmo peso da resistência a mudança. Há uma luta de forças entre querer permanecer o mesmo e permitir a mudança, que leva a auto-regulação. O impasse é marcado por uma atitude fóbica: evitar. Evitar o sofrimento, principalmente o sofrimento de frustração. Muitas pessoas abandonam a terapia nesse momento, continuando a manipular o mundo, em vez de viver a dor do crescimento.

    IMPLOSÃO: superando o impasse a pessoa deixa para trás essa forma de ser neurótica, e começa a trabalhar suas crenças. É a camada da angústia, de sustentar a angústia de se jogar no desconhecido, em algo novo, numa nova forma de estar no mundo. 

    EXPLOSÃO: a pessoa se permite experimentar seus sentimentos, faz contato pleno com suas emoções. É o elo com a pessoa autêntica, capaz de vivenciar suas experiências emocionais, o que faz diminuir sua ansiedade frente as situações que se apresentam.

     

    http://nandajunqueira.blogspot.com/2009/11/camadas-da-neurose-gestalt.html


ID
1958653
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta com relação aos principais conceitos teóricos da Gestalt-Terapia de Perls apresentados por Fadiman e Frager (1986).

Alternativas

ID
1988977
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Cristiano Otoni - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Vários são os mecanismos de defesa, considerados por Perls, na Gestalt-Terapia, podendo estes serem saudáveis ou patológicos, conforme sua intensidade. Assinale, abaixo, quais dos conceitos caracteriza a confluência:

Alternativas
Comentários
  • a)Evitação de envolvimento com o contato. DEFLEXÃO

     b)Buscar fazer ao outro aquilo que gostaríamos que fizessem a nós. PROJEÇÃO

     c)Incorporar-se de ideias, princípios ou hábitos que nos são ensinados.INTROJEÇÃO

     d)Atribuir ao meio a responsabilidade por elementos fantasiados pelo próprio indivíduo. PROJEÇÃO

     e)Estado de não contato, por função ou ausência de fronteira de contato. CONFLUÊNCIA

  • Letra E é fusão e não função!

  • a) DEFLEXÃO

    b) PROFLEXÃO

    C) INTROJEÇÃO

    D PROJEÇÃO

    E) CONFLUÊNCIA

  • Letra e

    INTROJEÇÃO - FAZ COMO OS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE ELE FIZESSE. O INDIVÍDUO INCORPORA NORMAS, ATITUDES QUE NÃO SÃO VERDADEIRAMENTE SEUS.

    PROJEÇÃO - FAZ AOS OUTROS AQUILO QUE OS ACUSA DE LHE FAZEREM. É A TENDÊNCIA DE FAZER O MEIO RESPONSÁVEL PELO QUE SE ORIGINA NA PRÓPRIA PESSOA.

    CONFLUÊNCIA - NÃO SABE QUEM ESTÁ FAZENDO O QUE A QUEM. É QUANDO O INDIVÍDUO NÃO SENTE NENHUMA BARREIRA ENTRE SI E SEU MEIO, QUANDO SENTE QUE ELE PRÓPRIO E O MEIO SÃO UM SÓ, ESTÁ EM CONFLUÊNCIA COM ESSE MEIO.

    RETROFLEXÃO- FAZ CONSIGO O QUE GOSTARIA DE FAZER AOS OUTROS. SIGNIFICA VOLTAR-SE RISPIDAMENTE CONTRA SI.


ID
2011306
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o estudo das principais teorias da personalidade, correlacione a primeira coluna com a segunda considerando a atuação do psicólogo em cada abordagem teórica.

1ª coluna

1. Psicanálise.
2. Comportamental.
3. Gestalt.
4. Abordagem Centrada na Pessoa.

2ª coluna

( ) Serve como modelo de uma pessoa autêntica, oferecendo ao cliente um relacionamento por meio do qual este pode testar sua própria realidade.

( ) Não busca a causa do sintoma no corpo do paciente, mas em sua subjetividade, ajudando o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar seus materiais.

( ) Age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos da fuga e do impasse e a perceber como ele se interrompe, evita a conscientização, desempenha papéis, entre outros.

( ) Oferece ao paciente uma sessão não ameaçadora, tratando os sintomas diretamente, não sendo estes usados como vias de acesso para a investigação da perspectiva existencial do paciente.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • 3, 1, 4, 2.

  • KARALHO, esse Lúcio Weber não dá, só comentário tosco e um monte de pela saco e baba ovo da like, PQP

  • Supera esse teu amor por ele. Fica comentando isso em todos os posts


ID
2047522
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Perls, a neurose resulta de um processo disfuncional na interação e adaptação homeostática do indivíduo a seu meio, ambos sempre cambiantes. De acordo com a Abordagem Gestáltica, podemos entender a neurose como:

Alternativas
Comentários
  • Neuróticos carregam gestalts inacabadas e são incapazes de viver no presente. 

    Gabarito) A

  •  a) uma cristalização do indivíduo em um modo de atuar obsoleto. gestalt

     b) necessariamente o produto de uma experiência traumática.

    c) uma falh estrutural na formação do aparelho psíquico. psicanalise

     d) uma das possíveis estruturas da personalidade, ao lado da perversão e da psicose.psicanalise

     e) produtora de encouraçamentos, sempre causando efeitos psicossomáticos. carl rogers


ID
2055733
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"(...) uma contínua rearrumação das partes de um todo que, sob novos ângulos ou acrescentando-se novos dados, podem ser finalmente compreendidas. Daí, antes o que era visto como uma situação caótica, angustiante, ou sem nenhuma mensagem, vai sendo continuamente atualizada e percebida, solucionando o problema de forma criativa, atingindo o ponto central, fechando a Gestalt anteriomente aberta".

Segundo Hugo Elídio Rodrigues, no livro Introdução à Gestalt-Terapia, o enunciado acima refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Awareness significa a qualidade do que está ciente, atento, advertido. É uma expressão em inglês, derivada de aware, que significa ter conhecimento ou percepção de algo. Awareness é a qualidade de estar vigilante, estar percebendo tudo que está acontecendo em sua volta.


ID
2055793
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"Processo pelo qual a pessoa se coloca sempre como o centro das coisas, exercendo um controle rígido e excessivo no mundo fora dela, pensando em todas as possibilidades para prevenir futuros fracassos ou possíveis surpresas. Impõe tanto sua vontade e desejos, que deixa de prestar atenção ao meio circundante, usufruindo pouco e sem vibração o resultado de suas manipulações, tendo muita dificuldade em dar e receber". Segundo Jorge Ponciano Ribeiro, citado no livro Introdução à Gestalt-Terapia, de Hugo Elídio Rodrigues, qual é o mecanismo de interrupção do contato descrito acima ?

Alternativas

ID
2055799
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hugo Elídio Rodrigues, no livro Introdução à Gestalt-Terapia, cita que uma situação psicológica que produz uma excitação do organismo tenderá a se tornar algo prioritário, uma "figura", com a mesma pregnância de atenção com a tentativa de fechar a situação inacabada, ou seja, o organismo procurará uma conclusão para tal excitação para dar como resolvido o evento que se tornou prioritário. Assinale a opção que corresponde ao conceito teórico a que se refere o texto acima.

Alternativas

ID
2055802
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hugo Elídio Rodrigues, no livro Introdução à Gestalt-Terapia, descreve que o objetivo da Gestalt-Terapia é "gerar uma forma de trabalhar que inclua a relação terapeuta/cliente e que priorize a conscientização ampla da pessoa sobre sua própria forma de ser ou agir, ..." Assinale a opção que apresenta o método de trabalho utilizado pela Gestalt-Terapia para que, nesta relação terapeuta/cliente, possa ser alcançado tal objetivo.

Alternativas

ID
2055808
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a conceituação de Laplanche e Pontalis (1995), citado por Cordioli, em Psicoterapias - Abordagens atuais, que teoria apresenta um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações e das produções imaginárias de um sujeito?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

    c) Psicanálise. 


ID
2057896
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A realidade fenomênica em Kurt Lewin pode ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt, ou seja, a maneira particular como o indivíduo

Alternativas
Comentários
  • Gab: E 

    .Interpreta uma determinada situação.

    .http://oceanusacademico.blogspot.com.br/2010/04/gestalt.html

  • Meio Comportamental - Gestalt

    --> meio resultante da interação do individuo com o meio físico

    --> implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

    Realidade Fenomênica - Kurt Lewin

    --> é o meio comportamental da gestalt

    --> maneira particular como o indivíduo interpreta uma determinada situação


ID
2109820
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Lidamos sempre com a realidade como chega até nós. Nós a vemos, a introjetamos, somos tocados tocados por ela. Nem sempre, contudo, a realidade que eu processo é a realidade tal qual está fora de mim. Pode acontecer que o que vejo e sinto, sofra um viés do selo da minha historia, surgindo toda uma possibilidade de interpretação”. A partir desta citação podemos reconhecer que o autor se baseia em pressupostos que norteiam a abordagem:

Alternativas
Comentários
  • Trecho do livro : "Gestal-terapia - o processo grupal" de Jorge Ponciano Ribeiro, página 15.

  • Poderia ser Psicanálise, também.

  • Concordo com o que foi apontado pelo colega Daniel. Porque não poderia ser psicanálise?


ID
2132830
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Foi com a publicação de qual teoria que a psicologia alcançou o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica?

Alternativas
Comentários
  • d) Behaviorismo

  • Uma questão um tanto duvidosa, visto que já existia uma concepção de psicologia enquanto conhecimento científico trazida por Wundt em suas pesquisas. Acredito que poderia ter recurso nesta questão.

  •   Para Wolman, as ideias revolucionárias que trouxeram a psicologia definitivamente para o lado da ciência vieram da teoria da evolução e das grandes descobertas da neurofisiologia. Darwin é considerado o "avô do behaviorismo", ou seja, a teoria behaviorista se baseou na teoria da evolução, em relação as ideias análogas (parecidas) entre seleção de comportamento e seleção das espécies. 

     

    http://www.ufrgs.br/museupsi/dicotomia.htm

     

     

     

  • No material de estudo sobre história da psicologia tem a seguinte explicação:

    "O associacionismo também contribuiu e foi base para a nova ciência Psicologia que nascia. Inspirada na filosofia empirista e
    positivista, as ideias associacionistas privilegiavam a experiência como fonte de conhecimento. O associacionismo contribuiu muito
    para que a Psicologia rompesse de vez com a Filosofia e se tornasse uma ciência autônoma
    , com objeto e método próprios de
    investigação. As leis da associação (de ideias) surgem com Locke, prosseguem em Hume e as ideias de Wundt são amplamente
    influenciadas por este pensamento."

    As referências desse capitulo são:

    Bock, Ana Merces Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria De Lourdes Trassi. Psicologias - uma introdução ao estudo de Psicologia.
    São Paulo: Saraiva, 1999.
    Schultz, D. P. & Schultz, S. E. História da Psicologia Moderna. 5 ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

    Pode-se deduzir através desse trecho que antes do behaviorismo a psicologia já era considerada como uma ciêcnia desprendida da filosofia.

  • Sim, realmente o associassionismo CONTRIBUIU para o status científico da psicologia. Mas, utilizando a sua citação Haynna Ramos percebe-se uma pequena sutiliza na informação que faz toda a diferença: " O associacionismo contribuiu muito para que a Psicologia rompesse de vez com a Filosofia e se tornasse uma ciência autônoma, com objeto e método próprios de investigação". Só que o enunciado da questão pede COM QUE PUBLICAÇÃO TEÓRICA FOI POSSÍVEL SEPARAR DEFINITIVAMENTE A  PSICOLOGIA DA FILOSOFIA: logo foi com o behaviorismo...porque o associacionismo contribuiu com esse rompimento, mas quem o estabeleceu definitivamente foi o behaviorismo.

     

  • O termo "Behaviorismo" foi utilizado pela primeira vez em um artigo publicado por Watson em 1913 em que o autor postula o estudo do comportamento como objeto da Psicologia. (Bock, Psicologias).

  • Exceto as respostas que apenas são o gabarito colado aqui, os demais comentários foram muito construtivos. Obrigado!

  • Muitas vezes, responder corretamente uma questão não se trata de "ser mestre nos detalhes do assunto". Então não precisa divagar sobre a precisão histórica da questão, pessoal. Sendo bem prático: de todas as alternativas, qual a única que usou CLARAMENTE o método científico (controle, teste, reprodução etc.) em sua metodologia?

    A) Gestalt

    Não, pois não há foco na experimentação e controle de variáveis;

    B) Psicanálise

    Não, pois não o foco eram experiências da infância, impossíveis de repetir e cotrolar em laboratório;

    C) Psicologia Analítica

    Não, pois o foco era uma releitura histórico-mitológica da "mente coletiva" humana;

    D) Behaviorismo

    Gabarito, pois focou em controle de variáveis e experimentação controlada (método científico clássico);

    E) Psicologia Humanista

    Não, pois o foco era a percepção e releitura subjetiva do cliente de suas próprias experiências;

  • Queria dizer que a banca responsável por essa prova só pode ser formada por behavioristas, porque pra puxar a sardinha pro seu lado assim só sendo behaviorista. A questão é muito mal formulada e coloca no behaviorismo o status que na verdade foi gerado pelo associacionismo e estruturalismo.

    Behaviorismo veio muito depois.


ID
2132836
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O principal fundamento da Gestalt está referenciado em entender que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. A parte compõe o todo

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • “O Todo é diferente da soma das Partes”. Só o todo pode trazer o significado, e o que revela o significado deste todo é a inter-relação das partes.

    A parte faz parte, compõe, o todo.

    percebemos que o todo é diferente da soma das partes, pois a percepção é determinada pelo caráter do campo como um todo, não é uma soma, nem produto das partes, é uma realidade. O todo que determina as partes. Um exemplo de parte e todo é uma orquestra sinfônica, quando escutamos cada instrumento separado (parte) é diferente de quando escutamos a orquestra inteira (todo), cada instumento (parte) tem a sua particularidade, sua beleza e sua função, mas quando ouvimos a orquestra (todo) temos outra percepção, não ouvimos mais o som de cada instrumento, mas sim um conjunto, um todo composto de partes.

    http://gestaltemmovimento.com.br/2011/11/gestalt-terapia-e-psicologia-da-gestalt/

  • A gestalt, também conhecida como gestaltismo, teoria da forma, psicologia da gestalt, psicologia da boa forma e leis da gestalt, é uma teoria que acredita que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo, pois o todo é outro, e não a soma de suas partes, não podendo ser conhecido por meio dessas partes independentes. Por exemplo, as letras r, o, s e a não constituem apenas a palavra rosa, mas evocam a imagem da flor, seu cheiro e simbolismo, propriedades essas que não estão exatamente relacionadas às letras.

    Os sete fundamentos básicos da Gestalt são: segregação (desigualdade de estímulo; gera hierarquia: importância e ordem de leitura), semelhança (elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e constituir unidades, e estímulos mais próximos e semelhantes, possuem a tendência de serem mais agrupados), unidade (um elemento se encerra nele mesmo; vários elementos podem ser percebidos como um todo), proximidade (elementos próximos tendem a ser agrupados visualmente: unidade de dentro do todo), pregnância (a lei básica da percepção da gestalt), simplicidade (tendência à harmonia e ao equilíbrio visual) e fechamento (formas interrompidas; preenchimento visual de lacunas).


    GABARITO: D


ID
2132872
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das teorias e técnicas psicológicas, marque o único comentário correto:

Alternativas
Comentários
  • a) errado

    b)certo

    c) errado

    d) errado

    e) errado

  • Trabalhando com a individualidade

    Os behavioristas radicais aceitam a individualidade única das pessoas e de outros organismos e a incorporam em suas técnicas experimentais.

    Mas esta aplicação é coerente com o princípio da individualidade: “O sistema complexo que chamamos de organismo tem uma história elaborada e em grande parte desconhecida que o dota com certa individualidade. Nenhum par de organismos chega a um ex­ perimento precisamente na mesma condição nem é afetado do mesmo modo pelas contingências de um espaço experimental” (Skinner, 1966, p. 20).

    https://www.passeidireto.com/arquivo/19949662/mecca-chiesa---behaviorismo-radical---a-filosofia-e-a-ciencia 

     

  • Mecca Chiesa em seu livro “Behaviorismo Radical: A Filosofia e a Ciência", edição de 2006, nos esclarece que a metodologia behaviorista radical pertence a uma tradição em filosofia da ciência que não reconhece o método de hipóteses como um requisito essencial da investigação científica. A metodologia é prescrita por um conjunto de preocupações e, no caso do behavorismo-radical decorre largamente da sua visão dos objetivos da ciência, seu comprometimento com a individualidade dos organismos e pela natureza do seu sistema teórico.

    Isso nos indica como correta a alternativa B.


    A seguir destaquei os erros das outras alternativas apresentadas.


    A) A prática psicanalítica é atravessada por dimensões éticas e metodológicas específicas, e seu uso nas instituições não se faz necessário fundamentar e debater os processos, as concepções e as políticas que regem estes espaços.


    C) As propostas da Gestal-terapia implicaram grandes mudanças, entre outras, nas áreas das relações sociais, culturais; no entanto não foi levada para a área da educação


    D) O referencial psicanalítico tem sido utilizado em diferentes settings, ocupando um espaço diferente do tradicional. Dentre estes espaços está o serviço público, por atender grande parte da população em situação de vulnerabilidade psíquica e social. No entanto, alguns autores da atualidade, tais como: Figueiredo, 1997; 2005; Kupfer, 1997; 2005; Morreto, 2001, dentre outros, se dizem contrários a esta prática, devido Freud descrever que toda psicologia é individual.


    E) O Behaviorismo radical é caracterizado por ser uma abordagem da ciência mais formal e menos indutiva, a qual facilmente prescinde da formulação de hipóteses informais. 



    GABARITO: B

  • Esse é um pensamento filosófico de Heráclito, pré-socrático. Eu não fazia nem ideia que se aplicava ao Behaviorismo Radical, Andreia.

    GABARITO: D

  • Para mim, não fez muito sentido. Até mesmo porque muitos teóricos discutem que para eles há muitas técnicas que podem ser aplicadas ao mesmo problema, independentemente de serem outros sujeitos ou não. A exemplo a caixa de Skinner...


ID
2146165
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem psicológica que estuda o comportamento animal ou humano, por meio da interação do organismo com o meio do qual ele faz parte e a influência do ambiente sobre ele, não pode ser chamada de

Alternativas

ID
2174107
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt-terapia é uma abordagem terapêutica cujos princípios básicos foram propostos por Frederick S. Perls. Um dos princípios filosóficos dessa abordagem psicológica é:

Alternativas
Comentários
  • a)Fundamenta-se no princípio do humanismo, segundo o qual o homem possui a tendência a se preservar e a se regular.

    CORRETO

     b)Acredita que o mundo do indivíduo é compreendido a partir da avaliação do psicoterapeuta sobre a situação vivida pelo paciente.

    ERRADO. O mundo do indivíduo só é compreendido através da descrição que o próprio indivíduo faz. 

     c)Parte do princípio de que é apenas no aqui e agora, ou seja, no presente , que o sofrimento deve ser compreendido.

    ERRADO. A ênfase é, de fato, no aqui e agora, mas não exclui o passado. Convida o paciente a se concentrar para tornar consciente sua experiência presente, assim, situações inacabadas e problemas do passado emergirão. 

     d)O sentido dos atos psíquicos deve ser compreendido pela descrição e análise minuciosa dos fatos.

    ERRADO. Deve ser compreendido pela intenção e a descrição que o paciente faz deles. 


ID
2182573
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Pau D'Arco - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. Marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • século 19?

     

  • Freud diz que a Psicanálise não é uma ciência e sim uma ética..

    GABARITO: B

  • Em 1915, Freud apresenta uma exposição completa e sistemática de suas teorias psicológicas quinze anos após haver apresentado um relato ampliado desses conceitos no sétimo capítulo de A Interpretação dos Sonhos, que, de certa forma, incorpora o que ele já teria proposto em seu “Projeto para uma Psicologia Científica”.

    Os cinco artigos meta-psicológicos, apresentados entre 1915 e 1917, formam uma série interligada, cuja intenção, segundo o editor, é proporcionar um fundamento teórico estável à psicanálise. No primeiro artigo, “Os instintos e suas vicissitudes”, Freud inicia sua argumentação assinalando que, com freqüência, ouvimos a afirmação de que as ciências devem ser estruturadas em conceitos básicos claros e bem definidos. Todavia, nenhuma ciência, nem mesmo a mais exata, começa com tais definições. Ressalta, ainda, que o primeiro objetivo de uma atividade científica, que consiste na descrição do fenômeno, não poderá evitar que nele se apliquem certas idéias abstratas, isto é, como diz textualmente, “idéias vindas daqui e dali” (Freud, [1915] 1974, v. XVI, p. 137).

    Nesse artigo, Freud nos revela a forma como compreendia o trabalho da ciência, assinalando que o avanço do conhecimento não tolera qualquer rigidez, inclusive em se tratando de definições. Sabia, desde sempre, que contaria com o repúdio e a resistência às suas idéias, pois, afinal, seria esse o destino inexorável da ciência que inventou.

    Em 1915, Freud apresenta uma exposição completa e sistemática de suas teorias psicológicas quinze anos após haver apresentado um relato ampliado desses conceitos no sétimo capítulo de A Interpretação dos Sonhos, que, de certa forma, incorpora o que ele já teria proposto em seu “Projeto para uma Psicologia Científica”.

    Os cinco artigos meta-psicológicos, apresentados entre 1915 e 1917, formam uma série interligada, cuja intenção, segundo o editor, é proporcionar um fundamento teórico estável à psicanálise. No primeiro artigo, “Os instintos e suas vicissitudes”, Freud inicia sua argumentação assinalando que, com freqüência, ouvimos a afirmação de que as ciências devem ser estruturadas em conceitos básicos claros e bem definidos. Todavia, nenhuma ciência, nem mesmo a mais exata, começa com tais definições. Ressalta, ainda, que o primeiro objetivo de uma atividade científica, que consiste na descrição do fenômeno, não poderá evitar que nele se apliquem certas idéias abstratas, isto é, como diz textualmente, “idéias vindas daqui e dali” (Freud, [1915] 1974, v. XVI, p. 137).

    Nesse artigo, Freud nos revela a forma como compreendia o trabalho da ciência, assinalando que o avanço do conhecimento não tolera qualquer rigidez, inclusive em se tratando de definições. Sabia, desde sempre, que contaria com o repúdio e a resistência às suas idéias, pois, afinal, seria esse o destino inexorável da ciência que inventou.

  • PARTE II

    A PSICANALISE É UM TIPO DE CIÊNCIA, COM SUAS ESPECIFICIDADES: Chegou a hora de discutir que tipo de ciência é a psicanálise, que tipo de fundamentação ela exige e quais os critérios de externalidade que sua teoria da prova pode apresentar, tanto como método clínico quanto como análise de discurso12. Assim, a variedade de formas assumidas pela psicanálise poderá então ser melhor reconhecida de modo a contemplar a própria conflitiva epistemológica no interior do campo psicanalítico.

    QUANTO A QUESTÃO DA ÉTICA ELA É REFERIDA PARA AFIRMAR QUE A ÉTICA DA PSICANÁLISE NÃO É UMA ÉTICA MORAL, MAS UMA ÉTICA DO DESEJO, DO DESEJO DO SUJEITO.

    A LETRA B ESTÁ ERRADA NÃO PORQUE ESTÁ DIZENDO QUE A PSICANALISE É UMA CIÊNCIA, POIS ELA É SIM, MAS PORQUE ESTÁ DIZENDO QUE CENTRA SEU FOCA NA RACIONALIDADE E É JUSTAMENTO O CONTRÁRIO, A PSICANALISE OPERA UMA DIVISÃO SUBJETIVA QUANTO AO SUJEITO DA RAZÃO DE DESCARTES, MOSTRANDO QUE O INDIVÍDUO É CINDIDO, QUE EXISTE UM SABER QUE NÃO SE SABE E QUE ELE GOVERNA NOSSAS MOTIVAÇÕES E AÇÕES, QUE É O INCONSCIENTE:

    No texto metapsicológico "O Inconsciente#&34; (1980/1915a), Freud defende a tese da existência de processos psíquicos inconscientes, demonstrando que a equivalência convencional entre psíquico e consciente é completamente inadequada e calcada numa superestima outorgada à consciência. Com a descoberta do inconsciente, ele opera uma verdadeira revolução, denominada por Lacan (1985) de "copernicana#&34; (p. 14). De fato, ao afirmar que o inconsciente pensa, Freud desaloja a consciência de seu lugar de centro, alterando assim o privilégio conferido aos pensamentos conscientes. O cerne de sua descoberta vem demonstrar que os processos de pensamentos inconscientes se produzem à margem da consciência e dela independem.

    Freud coloca em cena a concepção de um sujeito dividido, não centrado em torno da consciência. O que ele descobre é a ausência de um eixo à volta do qual os processos psíquicos se ordenam. O sujeito é descentrado, isto é, carente de um centro ordenador. As elaborações efetuadas na primeira tópica colocam em cena a idéia de um sujeito caracterizado pela ruptura, pelo estiramento. A formulação do aparelho psíquico composto por três sistemas – o consciente, o pré-consciente e o inconsciente – remetem precisamente à noção de divisão e descentramento do sujeito.


ID
2192584
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as várias psicoterapias existentes, os instrumentos principais para acesso ao tratamento variam e as distinguem, como no caso da psicoterapia que parte de exercícios, análises de sonhos e cenários vívidos, denominada

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa resposta, por favor?

  •  

    Bom, a únca justificativa que achei para explicar que a gestalt terapia se utiliza de exercício foi esse:"Outra técnica, conhecida por cadeira quente, segundo Monteiro Jr (2010) é uma das mais aceitas e utilizadas pelos psicoterapeutas da Gestalt. A técnica consiste em colocar o cliente frente a uma cadeira vazia. A esta cadeira, segundo a vontade do cliente, ele projeta um personagem imaginário, mas real em seu dia a dia. Nesta situação o cliente poderá dizer ao seu personagem imaginário o que gostaria de dizer a pessoa real que ali esta sendo representada pela cadeira vazia ou cadeira quente. Sendo uma variação do psicodrama, o monodrama é outra técnica utilizada em sessões psicoterápicas da Gestalt. A técnica consiste, segundo Monteiro Jr (2010, s.p.) “em que o próprio protagonista desempenha, de maneira alternada, os diferentes papéis da situação por ele evocada (...). Troca sempre de lugar quando for mudar de papel para que a situação fique clara”. Ainda, segundo o mesmo autor, essa técnica auxilia na percepção do próprio sentimento, à medida que este surge na encenação, sem interferência do outro."

    file:///C:/Users/biamv/Downloads/698-1-2664-1-10-20141202%20(1).pdf

     

    Massssss, mesmo assim, não fiquei satisfeita. De alguem mais pudesse colaborar, seria ótimo!

  • Também não gostei muito da questão. Consegui responder por lembrar de exercícios de respiração que eu fazia quando chegava na sessão (dessa abordagem) para me conscientizar melhor do momento. Lembrei também de um professor que nos deu uma aula prática sobre sonhos de acordo com a Gestalt. Ele pediu que escrevessemos um sonho que tivemos e do qual não esquecemos com o passar do tempo. Depois convidou algumas pessoas para contar o sonho e nos mostrar como a gestalt interviria em cada um. A ideia da Gestalt com sonhos é trazê -los de forma vívida para a terapia, como se fosse uma nova vivência, aqui e agora, do sonho que o paciente teve - independente de quando o sonho tenha acontecido. Resumindo, respondi com experiência e não pelo que li. :/
  • Isso não tá certo. O próprio Pearls diz que a Gestalt NÃO ANALISA sonhos.

  • Pessoal, concurso não é "saber o conteúdo", mas sim saber responder questões. Apenas isso, felizmente ou infelizmente. Muitos excelentes profissionais com muita experiência não passam em provas, pois não entendem essa máxima acima. Vamos focar nas palavras principais, pois elas respondem a questão:

    "(...)psicoterapia que parte de exercícios, análises de sonhos e cenários vívidos, denominada":

    A) Psicanálise não trabalha com exercícios e cenários vívidos (encenação). Cortamos de cara;

    B) Comportamentalismo não trabalha com análise de sonhos. Fora;

    C) Gestalt, pois trabalha com exercícios (dramatização, amplificação, fantasia dirigida), análise de sonhos (ver Psicologia para concursos, de Becker) e cenários vívidos (cadeira quente, cadeira vazia etc).

    D) Centrada no cliente não trabalha com análise de sonhos. Corta;

    E) Eclética, outro nome pra Psicoterapia Breve. Palavras-chave seriam brevidade, objetivo delimitado etc, coisas que não aparecem no enunciado.

    Concurso é isso: identifica as palavras-chave, vai direto no basicão e partiu pra aprovação.

  • Gestalt e Sonhos...ta aí uma coisa que eu não sabia rs


ID
2212756
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às diferentes teorias da aprendizagem, descritas por Campos (2001), em "Psicologia da Aprendizagem", qual das afirmativas abaixo é verdadeira?

Alternativas

ID
2215420
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A premissa básica da Psicologia da Gestalt é que a natureza humana é organizada em partes ou todos, formando um todo significativo. Com base nisso, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
2244745
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

1. Behaviorismo

2. Gestalt

3. Psicanálise

( ) A mente organiza a cena como um todo perceptivo, de modo que o desenho seja visto de maneira especifica. A grande descoberta desta teoria é que a mente percebe o mundo de uma forma organizada, que não pode ser dividida em seus elementos constituintes.

( ) A vivência do sujeito é extremamente valorizada nessa teoria, sendo compreendida e ultrapassada no seu sentido aparente. Chega-se a uma experiência mais profunda da experiência imediata.

( ) Nesta abordagem, o condicionamento operante é a forma de aprendizagem relacionada com alterações nas respostas emitidas, como uma função de suas com sequências.

( ) Surgiu no início do século XX na Alemanha, tendo como principais representantes Wetheimer (1880-1943), Koffka (1886-1941) e Kohler (1887- 1967). Partiam da experiência imediata e adotavam o método fenomenológico.

 “A psicologia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais novas. O interesse pela psicologia remonta aos primeiros espíritos questionadores. Sempre tivemos fascínio pelo nosso próprio comportamento, e especulações acerca da natureza e conduta humanas são os tópicos de muitas obras filosóficas e teológicas”. (SCHULTZ, 2005). Considerando as principais escolas da Psicologia, enumere conforme as especificações acima e assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:


Alternativas

ID
2272636
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria afirma o princípio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações e de que tal fato contribui para alterar nossa percepção, como, por exemplo, nos fenômenos de ilusão de óptica. O texto refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Teoria Hipodérmica é um modelo de Teoria da Comunicação, e está alocada na subdivisão da Comunicação denominada Comunicação de Massa, e opera da seguinte forma: supõe-se que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta da mesma maneira todos os indivíduos.

    Os conceitos da Teoria Hipodérmica foram elaborados pela Escola Norte-Americana na década de 1930, e os objetivos do desenvolvimento deste modelo de Teoria da Comunicação giravam em torno da busca por uma maneira de compreender as influências da comunicação no comportamento da população, para a partir disto ser possível pensar estratégias para exercer influência comportamental sobre o povo.

     

    Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria.

    A Teoria Hipodérmica analisa a mídia com embasamento no Behaviorismo, conjunto das teorias psicológicas que definem como principal objeto de estudo psicológico o comportamento.

    No entanto, a Teoria Hipodérmica é tida como limitada, por ter um embasamento extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores completamente homogênea, desconsiderando qualquer particularidade social, política, religiosa ou histórica. Nela, todos os indivíduos são pensados como equivalentes e presume-se que recebam as mensagens da mesma forma.

    Tal teoria surgiu no período entre guerras e durante a Segunda Guerra Mundial muitos cientistas foram contratados para estudar a melhor forma de uso da mesma, pois os meios de comunicação de massa tiveram papel crucial no momento de dominar o pensamento da população – a exemplo do rádio, usado por Adolf Hitler para discursar para multidões. A Teoria Hipodérmica está diretamente ligada a formas de dominação social, atreladas a interesses econômicos e/ou políticos.

    A Teoria Hipodérmica foi o primeiro modelo de Teoria da Comunicação, após seu desenvolvimento foram produzidos muitos outros estudos comunicacionais, e também surgiram outras diversas Teorias da Comunicação. A Teoria Hipodérmica logo ficou defasada, pois deixava a desejar ao não tratar com devida importância as especificidades sócio-culturais dos sujeitos, por isso logo surgiram outras teorias, melhoramentos da mesma.

    A Comunicação de Massa é inerente à sociedade do conhecimento, logo, está em constante mutação. A Teoria Hipodérmica foi o passo inicial para o desenvolvimento dos estudos comunicacionais de massa, que permitem o atual eficiente fluxo ininterrupto de informações, apenas era simplista demais para permanecer por muito tempo em exercício.

    http://www.infoescola.com/comunicacao/teoria-hipodermica/

  • Mass media:

    Os mass media representam uma época em que o fluxo de comunicação é unívoco, pois o receptor das mensagens limita-se precisamente a esse papel, pertencendo a uma massa informe, sem capacidade de resposta. A interactividade é inexistente. O emissor - os mass media - é todo-poderoso, omnipotente. Estes media são pois formas de comunicação através das quais usamos o tempo de utilização com carácter imutável: eles são unilineares.

    Os mass media são estruturas altamente organizadas; pretendem satisfazer as preferências e as exigências dos sectores do público que representam a maior fatia no mercado. Só assim eles podem manter um equilíbrio económico, visto que dependem das receitas provenientes da publicidade. Esta lógica é impossível de contrariar: temos de seguir a maioria.

    Na era da informação, os mass media tornaram-se maiores e mais pequenos. Se estações de televisão como a CNN têm uma ampla difusão e abarcam um público constituído por milhões de pessoas, o mesmo se passando (ainda que a um público menos numeroso) com a rádio, alguma imprensa ou serviços de cabo exemplificam uma difusão especializada, visando um público pequeno, mas com gostos definidos. Talvez o cinema seja um meio termo entre os restantes mass media.

    A pesquisa sobre os mass media percorreu vários campos, nomeadamente o problema da manipulação, a questão da persuasão, o estudo sobre a sua influência, até chegar ao debate das suas funções. Neste último ponto, o interesse recai sobre a dinâmica do sistema social e o papel desempenhado pelos meios de comunicação social na sociedade.

    Um estudo sobre as funções psicológicas e sociais dos mass media, elaborado por Katz, Gurevitch e Haas, em 1973 - « On the Use of Mass Media for Important Things » - separa 5 classes de necessidades que os mass media satisfazem:

    Necessidades cognitivas (adquirir e melhorar tanto conhecimentos como compreensão).

    Necessidades afectivas e estéticas

    Necessidades de integração a nível da personalidade (estabilidade emotiva, maior segurança, aumento de credibilidade e ascensão na posição social)

    Necessidades de integração a nível social (mais contactos interpessoais, com a família e os amigos)

    Necessidades de evasão (aliviar as tensões, atenuar os conflitos).


    Um quarto de século depois, é possível afiançar que estas mesmas necessidades podem ser satisfeitas ao nível dos self media, nomeadamente com a Internet, e de uma forma mais completa e variada.

    A eficácia quase mítica que se atribui aos meios de comunicação de massa, quanto ao seu efeito manipulativo e persuasor nas mentes humanas, tem hoje menos razão de ser, nas sociedades desenvolvidas, perante um público mais desconfiado, que não aceita tudo o que vê ou ouve, um público que não acredita forçosamente na eficácia destes media, um público que tem acesso a outras formas de comunicação, mais pessoais e directas.

    Fonte:http://www.citi.pt/estudos_multi/ana_cristina_camara/mass_media.html 

  • Gabarito: letra B

    De acordo com os gestaltistas, o comportamento deveria ser observado em seus aspectos mais globais e deveria haver a consideração das condições que alteram a percepção do estímulo. 

    https://www.psicologiamsn.com/2013/03/a-psicologia-da-gestalt.html


ID
2312032
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicoterapia com objetivos e tempo limitados é a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) Breve

  • Mas a Cognitiva também não se encaixa?

     

  • O tempo da Cognitiva é limitado, mas salvo engano, os objetivos não são.

  • entendo que a psicoterapia cognitiva também se enquadra.

  • PRINCÍPIOS DA TCC:

    A terapia cognitivo-comportamental visa ser limitada no tempo.

    A terapia cognitivo-comportamental é orientada para os objetivos e focada nos problemas.

    Psicoterapia breve ou Terapia breve é um tratamento psicológico que tem como especificidade a ênfase no trabalho com um foco. A maioria dos autores trabalha com um limite de tempo, definido logo de início ou depois de algumas sessões


ID
2320276
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta sobre os saberes e fazeres grupais desenvolvidos por Fernández (2006).

Alternativas
Comentários
  • http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172014000100011

    Por espírito de grupo, Bion (1975, p. 18) entende que se trata de:

     - A existência de um propósito comum;

    - Reconhecimento comum dos limites de cada membro, sua posição e sua função em relação às unidades e grupos maiores;

    - Distinção entre os subgrupos internos;

    - Valorização dos membros individuais por suas contribuições ao grupo;

    - Liberdade de locomoção dos membros individuais dentro do grupo;

    - Capacidade do grupo enfrentar descontentamentos dentro de si e de ter meios de lidar com ele;

    Um grupo se encontra em trabalho terapêutico quando ele adquire conhecimentos e experiências sobre os fatores que contribuem para o desenvolvimento de um bom espírito de grupo.

    Na visão deste autor, o grupo é "essencial para a realização da vida mental de um homem – tão essencial para isto quanto para a economia e a guerra" (p. 46).

    Entretanto, os grupos que ele foi observando na sua experiência clínica não se comportavam desta forma. Eles pareciam mobilizados por forças estranhas, que levavam seus participantes a agirem de forma diversa à que era esperada deles na busca da realização dos objetivos em torno dos quais eles próprios concordaram em reunir-se. Este fenômeno levou-o a observar atentamente aquilo que ele denominou inicialmente como mentalidade de grupos.

     

    Mentalidade de Grupos

    A mentalidade de grupos é "a expressão unânime da vontade do grupo, à qual o indivíduo contribui por maneiras das quais ele não se dá conta, influenciando-o desagradavelmente sempre que ele pensa ou se comporta de um modo que varie de acordo com os pressupostos básicos" (Bion, 1975, p. 57). Ela funcionaria de forma semelhante ao inconsciente para o indivíduo.

    Ela seria responsável pelo "fracasso dos grupos" que Bion reputa à "expressão num grupo de impulsos que os indivíduos desejam satisfazer anonimamente e a frustração produzida no indivíduo pelas conseqüências que para si mesmo decorrem desta satisfação" (p. 46).

    Em suas observações ele destaca diversas situações onde o grupo parece estar mobilizado pela mentalidade de grupo. Conversas fúteis, ausência de juízo crítico, situações "sobrecarregadas de emoções" a exercerem influências sobre o indivíduo, estímulo às emoções independentemente do julgamento, em suma: "perturbações do comportamento racional do grupo" (p. 31).

    Desta forma, os grupos seriam como uma moeda, que possui duas faces, uma voltada à consecução dos seus objetivos e uma outra regida por impulsos dos seus membros, impulsos estes que se manifestariam quando se está reunido em um grupo de pessoas.

  • Letra "A" também está incorreta pois conforme "Livro Gestalt-terapia fundamentos epistemológicos e influências filosóficas", pág 110: "Os gestaltistas não dizem que o todo é mais do que as partes, e sim que o todo é diferente das somas das partes; o todo não é nem mais nem maior que elas".


ID
2325727
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o seguinte item com relação ao processo de ensino-aprendizagem, à relação entre professor e aluno e às bases  psicológicas da aprendizagem. 

Entre as diversas perspectivas teóricas da psicologia acerca da aprendizagem, as teorias mediacionais constituem as que mais se destacam, sendo representadas pela teoria da Gestalt, pela teoria Genético-cognitiva e pela teoria Genético-dialética, que consideram a conduta como totalidade, a aprendizagem significativa a partir da reorganização cognitiva e a atividade interna.

Alternativas
Comentários
  • vide Piaget, Vigotski

  • GABARITO: CERTO

  • Gabarito: certo!

    Principais Teorias da Aprendizagem (Pérez Gómez)

    1.Associacionistas 2. Mediacionais

    1.Associacionista, Comportamentalista, de Condicionamento, de Estímulo - Resposta.

    Principais autores: Pavlov, Watson, Guthrie, Hull, Thorndike e Skinner.

    •os comportamentos do ser hum ano são aprendidos;

    •a aprendizagem passa a ter grande importância;

    •atribuem imenso poder ao ambi ente.

    • O homem é produto do meio.

    •2. Mediacionais: Gestalt, Genético-Cognitiva, Genético-Dialética, Significativa...

    •destaca m a importância da ação, do envolvimento e da interação do sujeito com o objeto a ser conhecido e a

    realidade;

    •dão importância às variáveis internas da aprendizagem;

    •consideram a conduta humana como totalidade.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/36787180/grings-s-d-principais-teorias-da-aprendizagem


ID
2360851
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva da Gestalt-terapia, o conceito que se refere à formação padrão do campo perceptivo, de maneira que as realidades significativas ficam aparentes, e que há uma percepção imediata de uma unidade entre os elementos, que no campo aparentam ser díspares, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O termo insight foi introduzido na psicologia pela Gestalt, que o definiu como uma resposta repentina para um problema, como se o sujeito passasse, subitamente, de um estado de desconhecimento para um estado de conhecimento. É uma espécie de momento de iluminação que acontece geralmente de forma inconsciente. Gosto de ilustrar o insight com a célebre expressão “EUREKA” do físico Arquimedes.

    Insight é aquele lampejo genial que nos leva à novas descobertas! É a compreensão repentina que faz “cair a nossa ficha”, e muitas vezes, surpresos com uma solução simples, nos perguntamos como não pensamos naquilo antes. Esse momento criativo surge quando selecionamos e organizamos, em fração de segundos, os estímulos recebidos e nossa experiência.

    Assim, ler um livro ou participar de uma palestra, por exemplo, pode estimular nossos insights: estímulo + experiência = criatividade.

     

    Um conceito central em Gestalt-Terapia é o conceito de awareness1que se caracteriza pela consciência de si e a consciência perceptiva; é a tomada de consciência global no momento presente, a atenção ao conjunto da percepção pessoal, corporal e emocional, interior e ambiental (Ginger, 1995, p.254).

    Tellegen (1986, p.5) define awareness como sendo um fluxo associativo focalizado e Loffredo (1994, p.128) descreve-o como um fluxo dinâmico que, por ser focalizado, possibilita a discriminação e, por ser associativo, possibilita o surgimento de novas cadeias de significado.

    Awareness é a apreensão, com todas as possibilidades de nossos sentidos, da ocorrência do mundo dos fenômenos dentro e fora de nós. Esta apreensão se dá no presente, no aqui-e-agora. Mesmo quando lembramos de algo do passado, o lá-e-então, o ato de lembrar está se dando no presente. Embora a awareness seja sempre presente, o objeto dela pode pertencer a um outro tempo e espaço (Yontef, 1993).

    Para que haja a awareness é necessário haver contato, embora possa existir contato sem que haja awareness. É através do contato que a relação com o mundo pode ser nutritiva. Ele é o responsável pelas mudanças da pessoa e das experiências que ela tem do mundo (Polster & Polster, 1979, p.102).

    O contato ocorre na fronteira de contato, que é o ponto no qual a pessoa experiencia o "eu" em relação ao "não-eu". Embora a palavra fronteira possa sugerir a idéia de um lugar, não se trata disso. Fronteira de contato se refere à relação particular entre a pessoa e o meio, entre "eu" e "não-eu".

    FONTE: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771995000200011

  • Tudo indicava à noção de figura-fundo. Campo perceptivo, realidade aparente e significativa (o que nesse caso seria figura), percepção imediata de uma unidade entre os elementos que aparentam ser díspares, ou seja, são distintos e com isso separáveis no processo de percepção (mais uma vez e notadamente a noção da "figura" e os elementos norteadores do que seria o "fundo"). 

    Posso até estar equivocado, mas essa bendita questão deveria ser analisada com cuidado, pois não me conveci de que insigth seria a alternativa correta, conforme o que pedia o enunciado.

    Eu marquei depois de muito analisar a alternativa A e quebrei a cara kkk

  • Marquei (figura em fundo)

  • sei lá .... pra mim, a resposta é letra A kkkk

    "à formação padrão do campo perceptivo, de maneira que as realidades significativas ficam aparentes, e que há uma percepção imediata de uma unidade entre os elementos, que no campo aparentam ser díspares".

    Mas ele coloca "realidades significativas ficam aparentes", "percepção imediata entre os elementos"....

  • Eh... acho que não só foi eu que entendeu esse item como figura-fundo.
  • eu marquei tbm figura-fundo


ID
2362891
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Amadeu é um trabalhador muito organizado no trabalho, sempre entrega seus relatórios nos prazos previstos e atinge as metas propostas de seu cargo. Diante das teorias psicoterápicas, esse comportamento de Amadeu é justificado de diversas formas. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Apresenta o comportamento simplesmente como um conjunto de respostas a estímulos, descrevendo a pessoa como um autômato, um robô, um fantoche ou uma máquina.

    Apesar do contexto um tanto pejorativo sobre o Behaviorismo citado acima, do qual eu discordo em muitas partes (sobre as críticas ao Behavior), é possivel delimitar a resposta através dos mecanismos de recompensa do trabalhador, que cumpre as metas e é recompensado, com elogios, gratificações e etc.

    O Behavirismo viria explicar que o trabalhador, intensifica um comportamento, sempre que este é recompensado.

    Gab. Letra B

  • É uma questão de raciocínio também, pois Amadeu para conseguir sua meta se vê na obrigação de ser organizado e pontual. Conseguir a meta é uma condição (motivação) que se apresenta como estímulo para Amadeu. Significa que o enunciado está de acordo com a teoria behaviorista, estímulo-resposta.

  • Não acredito seja letra B, a forma como foi apresentado faz referência ao condicionamento pavloviano (condiamento respondente). No exemplo descrito pela questão, há a presença de aprendizagem, sendo, portanto, um comportamento operante, termo desenvolvido por Skinner. Ou seja, ele modifica seu comportamento mediante suas consequências (atingir a meta).

    condicionamento respondente (estímulo-resposta)

    comportamento operante (estímulo - resposta - consequência)

    Resumindo, "aprendizagem" também implica uma consequência capaz de ser funcional.

    No comportamento respondente, por exemplo espirro (estímulo incondicionado - poeira > resposta incondicionada espirro) não há aprendizagem, porque quando o estímulo aparece a resposta também surge concomitantemente. Nesse exemplo, o sujeito não modica seu comportamento mediante consequência. Acaba sendo bem mecanicista mesmo (estímulo-resposta), coisa que o modelo de análise funcional presente no comportamento operante de Skinner irá modificar e complementar.

    A questão deveria ser anulada, porq Amadeu não foi estímulado pelo ambiente através do estímulo-resposta kkkkkkkkkkkkkkkk.


ID
2364850
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste Visomotor de Bender tem como um dos pressupostos teóricos a

Alternativas
Comentários
  • Teste bender (entender o processo de maturação visomotora infantil) ------ teoria da Gestalt ------ Max Wetheimer (co-fundador da teoria da guestalt) --------- Lauretta Bender (criadora do teste Bender)

     

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712007000100010 

  • O Teste Gestáltico Visomotor de BENDER está associado a medidas de inteligência (como fator g) e também mostra relação com a aprendizagem (aquisição da escrita e diferenciação de séries).  O Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) está baseado nos pressupostos teóricos preconizados por Bender, de que por meio da reprodução de desenhos pode-se estabelecer o nível de maturação da função gestáltica visomotora.

     

    Para Bender a função gestáltica estaria associada a diversas funções intelectuais, tais como percepção visual, habilidade motora manual, conceitos temporais e espaciais e organização ou representação.  Considerava ainda a percepção e a reprodução das figuras gestálticas determinadas por princípios biológicos e de ação sensório-motora, que podem variar de indivíduo para indivíduo, em razão do padrão de desenvolvimento de cada um, bem como de eventuais alterações patológicas funcionais ou orgânicas.

     

    O teste está composto por 09 desenhos modelos, os quais devem ser reproduzidos pela criança.  A correção é realizada pelo total de pontos atribuídos aos desenhos realizados e pela análise quantitativa e qualitativa. Quanto maior a pontuação do desenho, mais erros foram cometidos pela criança. 

    https://www.magopsi.com.br/MGMaster.asp?tabela=Testes&codigo=bender&funcao=Detalhes&titulo=%20-%20Detalhes&SUB_0=&SUB_1=

  • GABARITO B

  • O teste Visomotor de Bender tem como um dos pressupostos teóricos a teoria da gestalt


ID
2365096
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt constitui uma das principais correntes teóricas da psicologia e surgiu como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século XIX, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. Sobre a Gestalt é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A questão não fala sobre gestalt-terapia, mas sim sobre psicologia da gestalt. Apesar da primeira se apoiar na segunda, as duas não compõem a mesma escola de pensamento. O gestaltismo diz sobre as percepções de fenômenos. Apresentou-se como uma crítica aos modelos de análise causal do comportamentalismo e das ciências naturais, justamente por compreender que cada fenômeno e a cognoscência sobre ele ocorrem de maneira parcializada. São percebidos de acordo com uma condição específica do observador.

  • Para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção.

    O Behaviorismo, dentro de sua preocupação com a objetividade, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando isolar o estímulo que corresponderia à resposta esperada e desprezando os conteúdos de “consciência”, pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variáveis.

    A Gestalt irá criticar essa abordagem, por considerar que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado (o seu entendimento) para o psicólogo.

    Livro: Psicologias - Uma Introdução ao Estudo da Psicologia.

  • Qual o erro da E?

ID
2373136
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em Gestalt-Terapia, o conceito que define um ser de relação e inserido no mundo, sendo, também, um processo básico do relacionamento (viver, sentir, pensar, agir, falar) e de experienciar no presente, relacionar-se com a vida e com o imediato aqui-agora, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Podemos dizer que a Gestalt-terapia surgiu por discordância a princípios e procedimentos psicanalíticos. Em Ego, fome e agressão, Perls (2002), ao lançar as suas bases teóricas, critica os modos como a psicanálise lida com o tempo do sujeito. Para o autor, desenterrar o passado - tal como relata que atua a clínica psicanalítica - é um método para colaborar com a resistência do paciente neurótico em enfrentar o presente, afastando-o da experiência da "sensação de si mesmo". A sua proposta é uma psicoterapia que ofereça uma forma diferenciada de ação clínica, concentrando as atenções nos fatos do tempo presente do indivíduo. Tal postura decorre de uma conceituação específica do que seja estar no aqui [espaço]- e-agora [tempo] e de como isso possibilita a emergência de processos subjetivos específicos que são, acredita-se, mais adaptativos à vida.

    Para Carmo (2004), o aqui-e-agora talvez seja um dos conceitos que mais caracteriza a terapia gestáltica e, também, o menos entendido nos meios acadêmicos. Isso justifica a importância de se explorar o tema, principalmente quando se procura fazer uma inter-relação deste com aspectos culturais responsáveis por moldar formas gerais do homem ver e interagir no mundo. Pensando sobre essa influência, Polster e Polster (2001) salientam que os sistemas culturais precisam se re-configurar, a fim de estimular as pessoas a viverem suas vidas mais focadas no momento atual. Em consonância, Carmo (2004) observa que terapeutas e clientes compartilham a mesma sociedade, que costuma impossibilitar que se faça contato com o presente e com os processos subjetivos de sentimentos, pensamentos e ações.

    aqui-e-agora é um conscientizar-se sobre suas próprias capacidades e habilidades de seu equipamento sensorial, motor e intelectual (Perls, 1988). O aqui-e-agora é, portanto, uma tentativa de integração desse sujeito consigo mesmo. Como a Gestalt-terapia é a terapia do contato, de ampliação de suas fronteiras, como forma de ampliar as potencialidades individuais, o "tornar-se presente" é uma prerrogativa irrevogável para tal alcance. A sensopercepção só se dá no presente. Temos, portanto, o fundamento do aqui-e-agora como uma conseqüência da necessidade de ampliação das fronteiras de contato. Nesse sentido, o terapeuta gestáltico funciona como alguém que irá, de alguma forma, corrigir as dificuldades de contato de cada paciente (Costa, 2004).

  • awareness - significa vigilante 

  • a) Awareness - Consciência ampliada, organísmica, no sentido de ser um estado fluido de percepção e compreensão. O sujeito percebe suas dimensões psíquicas, corporais e cognitivas, num todo (holístico).

    b) Diálogo - Relação que ocorre entre pessoas na qual elas verdadeiramente se comunicam, de fato realizando um contato no sentido técnico gestáltico. É uma situação na qual, de fato, há troca de vivências, e não um "monólogo disfarçado" (Buber).

    c) Ajustamento criativo - É quando o sujeito, eficientemente, interage com o ambiente, tomando as decisões que lhe pareçam mais adequadas. Solução eficiente das situações de conflito.

    d) Contato - Definição copiada quase na íntegra do livro "Psicologia para concursos" (Becker, 2011). Definido como processo básico do relacionamento, pautado na sensação-percepção (sentir, viver, pensar, agir, falar...), focado da experiência do presente (aqui-agora). O contato propicia aproximações e afastamentos, o que, dependendo da sua qualidade, leva à awareness.


ID
2373166
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Jorge Ponciano Ribeiro (1986), “o psicoterapeuta que adota uma atitude que consiste em querer fazer ilações de traços observados, ou seja, associar situações não verificadas com verificadas” (p.171), está cometendo um erro de

Alternativas
Comentários
  •  c) lógica. 


ID
2424037
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Stenberg (2010), a propensão para perceber qualquer configuração visual, oferecida de maneira mais simples possível, para organizar elementos díspares de modo coerente e estável, refere-se a (ao):

Alternativas
Comentários
  • "A pregnância é uma qualidade que possuem as figuras que se podem captar através do sentido da visão. Essa qualidade está vinculada à forma, à cor, textura e outras características que fazem que a pessoa que observa a possa captar de forma mais rápida e simples.

    Quanto maior a pregnância, maior é a facilidade com que o ser humano capta a figura. Isto significa que, entre 3 ou 4 figuras, aquela que tiver maior pregnância é aquela que consegue chamar em primeiro a atenção.

    Suponhamos que nos encontramos com cinco almofadas redondas sobre um sofá. Quatro delas são brancos e outra, de cor vermelha. A vermelha será a primeira a captar a nossa atenção e, por conseguinte, a mais pregnante das cinco.

    A pregnância também é uma das leis que fazem parte da doutrina da Gestalt, uma vez que este movimento afirma que a experiência que deriva da percepção costuma adoptar a forma que é mais simples."

    https://conceito.de/pregnancia


ID
2553415
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt é uma abordagem psicoterápica cujas técnicas se fundam em alguns princípios. Dentre esses princípios, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • b) mudança paradoxal, ajustamento criativo e autorregulação. 

     

    orientação em meta é da tcc;

    formação de compromisso -> sintoma em psicanálise;

    transferência -> psicanálise

  • tendência atualizante e congruêcia = ACP

  • ACP = Abordagem Centrada na Pessoa.

  • B. mudança paradoxal, ajustamento criativo e autorregulação.

    Mudança paradoxal? Alguém pode comentar?


ID
2649673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a teorias e técnicas psicoterápicas.


Na terapia gestáltica, o paciente é estimulado a falar sobre seus traumas e problemas do passado que estão reverberando no presente, com o objetivo de fechar situações inacabadas.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho da Gestalt é feito no aqui e agora,ou seja,não se refere a traumas passados

  • kkkkkkkkk, prova de concurso é uma coisa séria, eu sou gestalt-terapeuta e errei a questão. Ok, né? XD Teoria e prática são coisas distintas.

  • Falar do passado não constitui objetivo principal da Gestalt terapia. O foco é no aqui e agora, no presente. A parte de fechar questões inacabadas ta certo, mas como devemos analisar a questão toda e o contexto, gabarito errado!

  • Ficou confusa pois na questao fala dos traumas que reverberam no presente!

  • O paciente pode sim falar de traumas no passado que reverberam no momento presente, contudo, ele não será estimulado pelo terapeuta a falar disso, visto que o terapeuta irá focar no aqui e agora, mas de forma alguma vai impedir que o paciente traga vivências passadas caso ache pertinente

  • O paciente pode sim falar de traumas no passado que reverberam no momento presente, contudo, ele não será estimulado pelo terapeuta a falar disso, visto que o terapeuta irá focar no aqui e agora, mas de forma alguma vai impedir que o paciente traga vivências passadas caso ache pertinente

  • É aquela coisa: concurso x vida real

    As vezes tenho a sensação que não aprendi nada.

  • Amores,não é que o paciente não possa falar...ele só não é ESTIMULADO a falar,

  • GABARITO: ERRADO

    Na terapia gestáltica, o paciente é estimulado a falar sobre seus traumas e problemas do passado que estão reverberando no presente, com o objetivo de fechar situações inacabadas.


ID
2697796
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Nasceu na Europa e surge como uma negação e uma tentativa de superação da fragmentação das ações e dos processos humanos realizados pelas tendências da Psicologia científica do século XIX, postulando a necessidade de compreender o ser humano como uma totalidade. É o mais ligado á Filosofia, tendo suas origens na Fenomenologia”. Esta é uma descrição de qual modelo teórico?

Alternativas
Comentários
  • A Psicologia da Gestalt está dentro do movimento humanista, que nasceu nos anos 1930 nos EUA, como uma alternativa/oposição ao Behaviorismo, de Watson (na época), e à Psicanálise, de Sigmund Freud. O movimento humanista coloca a auto-realização humana como uma tendência inata, bem como preza pela liberdade e autonomia do sujeito, colocando-o como um ser livre de qualquer determinação. Esse movimento foi influenciado pelo existencialismo de Sartre, e pela Fenomenologia, de Edmund Husserl.

  • a psicologia da gestalt é outra coisa Preguiça Consurseira. Você quis dizer Gestalt- terapia.

ID
2710975
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Para a formação da personalidade deve ser considerada a importância de cinco variáveis, quais sejam, competências, estratégias de codificação, expectativas, valores subjetivos e sistema de autorregulação”. Esta abordagem é da teoria:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Cognitiva

  • Cognitiva

  • “Para a formação da personalidade deve ser considerada a importância de cinco variáveis, quais sejam, competências, estratégias de codificação, expectativas, valores subjetivos e sistema de autorregulação”

    Pelas palavras chaves sabemos que não é Gestal nem a Psicanálise. Podemos ficar com a cognitiva e a comportamental. A cognitiva permite um pouco de subjetividade, já a comportamental (nesse caso de eliminação) é mais radical, tais palavras não são usadas na comportamental. Correta B.


ID
2711017
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia com atenção.


_____________, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise.

______________, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente.

______________, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo.

______________, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.

______________, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos.


A sequência correta para preencher os espaços em branco é:

Alternativas
Comentários
  • GESTALT, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise.

    WUNDT, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente.

    PIAGET, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo.

    PSICOLOGIA FUNCIONALISTA, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.

    TITCHENER, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos. 



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2727835
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as técnicas psicoterápicas, a que tem por objetivo principal recuperar as capacidades inatas para o crescimento é a

Alternativas
Comentários
  • As abordagens humanistas-existenciais são por excelência aquelas que são otimistas em relação ao ser humano, atribuindo a eles uma distinta centralidade. São dotados, nessa teoria, de aspectos positivos, potencialidades e, sobretudo, a capacidade inata de autorregulação. A única abordagem humanista nas alternativas é a Gestalt.


ID
2795797
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt é um campo teórico que ofereceu inestimáveis contribuições ao estudo da percepção e da inteligência. Segundo os autores clássicos, a solução de impasses ocorre por meio da reestruturação perceptiva. Sendo assim, ocorre um fenômeno no qual a apreensão global da situação-problema é seguida pelo ajuste dos fatores relevantes em relação ao todo


Esse fenômeno é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Eu sou gestalt-terapeuta e marquei letra A. Alguém tem alguma bibliografia que fale disso como o exposto na assertiva? Pelo jeito foi pegadinha, por estar na letra A, porém não identifiquei bem o porquê do gabarito ser D.

  • letra d. marquei a tbem e errei. atente-se ao enunciado.

  • Não entendi, marquei A confiante de estar correta

  • Psicologia da Gestalt é diferente de Gestalt-Terapia.

  • Um tempão depois eu fui resolver a questão novamente e agora descobri. A palavra que mata a questão é a palavra "AJUSTE". O palco e a relação entre figura e fundo, mas o ajuste entre os dois se dá através do insight!

  • Insight : “… é uma formação de padrão do campo perceptivo, de uma maneira tal que as realidades significativas ficam aparentes; é a formação de uma Gestalt na qual os fatores relevantes se encaixam com respeito ao todo. O insight, uma forma de awareness, é uma percepção óbvia imediata de uma unidade entre elementos, que no campo aparentam ser díspares."

    Yontef, Gary M. – Processo, Diálogo e Awareness, São Paulo:Summus, 1998, p.16.

    Gabarito: Letra d.

  • Insight (GESTALT)

    -> Reestruturação perceptiva que permite a solução de entraves

    -> Fenômeno em que a apreensão global da situação-problema é seguida pelo ajuste dos fatores relevantes em relação ao todo  

    Fonte: Grancursos

  • Gab D

    O palco e a relação entre figura e fundo, mas o ajuste entre os dois se dá através do insight


ID
2871322
Banca
ICAP
Órgão
Prefeitura de Modelo - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a teorias psicoterápicas assinale com (V) para as alternativas verdadeira e com (F) para as alternativas falsas.


( ) A Perspectiva Centrada na Pessoa serve como um modelo de uma pessoa autêntica, oferecendo ao cliente um relacionamento através do qual este pode testar sua própria realidade.

( ) Na Psicanálise não pode-se dizer que há, como nas psicoses, uma tentativas de reparação do rompimento com a realidade, afinal, o conflito neurótico se dá entre o ego e o introjetor.

( ) A Gestalt Terapia age como um catalisador que ajuda o paciente a passar pelos pontos de fuga, de impasse e a perceber como ele se interrompe, como desempenha papéis, etc.

( ) Na Psicoterapia Cognitiva o paciente tem desenvolvimento contínuo, tanto antes quanto depois do tratamento. Nesta abordagem o mesmo está presente e participa da sua melhora.

( ) Na Abordagem Analítica Junguiana a principal meta do processo de individuação é a flexibilização do campo imaginário.


Assinale a sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • B

  • Bruna Gil, sabe me dizer porque seria a B a alternativa correta?

  • Justificativa para erro na alternativa sobre Psicanálise:

    O que diferencia recalque e rejeição? Em A perda da realidade na neurose e na psicose, de 1924, como o próprio título indica, Freud considera que há um afastamento da realidade nos dois casos, ainda que por processos distintos.

    Na neurose, o sujeito se depara com um fragmento externo insuportável e o ego exerce sobre ele o recalque. Há, porém, um fracasso em conter o recalcado e ele retorna na formação dos sintomas, chistes, lapsos. Na psicose, frente a esse fragmento, o ego atua de maneira mais incisiva, rejeitando-o. O sujeito vai tentar restaurar o que foi rejeitado por meio da criação de uma nova realidade, substituta da primeira.

    Fonte: ALVARENGA, Fabíola Moreira. O fenômeno psicótico: sob a ótica de Freud e Lacan. CliniCAPS, Belo Horizonte , v. 2, n. 5, p. x, ago. 2008 .  Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-60072008000200003&lng=pt&nrm=iso>.

    Justificativa para erro na alternativa sobre Abordagem Junguiana:

    A individuação é um processo de diferenciação que tem por meta o desenvolvimento da personalidade individual.

    Assim como o indivíduo não é um ser isolado, mas supõe uma relação coletiva com sua existência, do mesmo modo o processo de individuação não leva ao isolamento, mas a um relacionamento coletivo mais intenso e geral.

    Fonte: JUNG, Tipos psicológicos (1991)

  • Como pode o desenvolvimento ser contínuo antes e depois do tratamento?

  • Melanie Moura, acredito que isso se refere à característica da TCC de ser um processo de aprendizagem, que capacita a pessoa a trabalhar com suas cognições e comportamentos fora do espaço terapêutico, inclusive após o término da psicoterapia. Um exemplo disso são as "tarefas de casa".

  • B é a alternativa correta.

    A alternativa referente a psicanálise é falsa, pois o conflito na neurose se dá entre o ego e o id e na psicose se dá entre o ego e a realidade. Logo, só esse ponto já torna afirmativa falsa.

    Já a abordagem cognitiva tem como objetivo propiciar uma reestruturação cognitiva e usa como recurso a tarefa de casa, cujo objetivo é interligar as sessões. Como ela é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída. Portanto, o aprendizado é contínuo, acontece mesmo depois da terapia.

    O objetivo da terapia analítica é a individuação, que é o desenvolvimento da personalidade. O conceito de individuação é chave para Jung, os vários sistemas da personalidade como persona, self, ego, etc, vão se tornando cada vez mais individualizados durante a vida do indivíduo. Ela é o processo autônomo, inato, o que significa que não precisa de estimulação externa para começar a existir.

  • Como uma psicoterapia consegue influenciar um ser humano antes dele sequer começar o tratamento? Nem remédio funciona antes da sua ingestão, mds, que banca é essa?!


ID
2871325
Banca
ICAP
Órgão
Prefeitura de Modelo - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere às teorias da personalidades a abordagem que possui o pressuposto fundamental que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • tendencia atualizadora - centrada na pessoa.

  • A abordagem Centrada na Pessoas de Rogers, tem como foco o crescimento pessoal, encontro com a autenticidade, auto-conhecimento... ACP, acredita que TODOS possuem um potencial criativo e busca um desenvolvimento saudável/ completude, por isso, uma tendência atualizadora.


ID
2877058
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A qual modelo de abordagem psicoterápica se referem os seguintes itens?

I – Necessidade de distorcer as falhas para sentir-se digno de afeto.

II – Autoconceito relativamente incongruente.

III – Ansiedade recorrente.

IV – O comportamento defensivo protege o autoconceito impreciso.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o enfoque existencial-fenomenológico ou humanista de Carl Rogers, idealizador da terapia centrada no cliente e um dos pais do movimento do potencial humano, os comportamentos resultam do equilíbrio entre o Self e as experiências do indivíduo. o Self ou autoconceito refere-se a um conjunto de percepções descritivas (autoimagem) e avaliativas (autoestima) que a pessoa tem a respeito de si.

    Fonte: A Essência Da (In)Felicidade- Rodrigo Arcanjo dos Santos

  • usei as palavras-chave: autoconceito; incongruente

  • Usei palavras típicas do contexto teórico .


ID
2877115
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as seguintes colocações sobre escolas de psicologia e assinale a alternativa que compreende somente afirmativas corretas:
I – O tópico principal da escola estruturalista são as sensações e o método é a observação.
II – O método da escola funcionalista são a introspecção e a observação e o seu líder foi Wertheimer.
III – A escola da Gestalt teve em seus lideres Kohler e Kofka e seu principal tópico é a percepção.
IV – A escola Behaviorista tem como lideres Pavlov, Watson e Dashiell e trabalha com a observação e o experimento.

Alternativas
Comentários
  • Estruturalismo - Titchener

    Objeto de estudo: a experiência dependente de um sujeito, que é concebido como um organismo, como um sistema nervoso, ou seja, a experiência consciente. Assim, Titchener dizia ir além da experiência imediata do sujeito, buscando elucidá-la por meio de justificativas fisiológicas. Ele não negava a existência da mente, mas a destituía de autonomia, uma vez que dependia sempre e se explicava apenas em termos do sistema nervoso (FIGUEIREDO; de SANTI, 2000). 

    Os métodos utilizados por Titchener foram, portanto, de auto-observação ou introspecção. Sujeitos experimentais eram treinados para observar detalhadamente e descrever objetivamente suas experiências subjetivas em situações controladas de laboratório (FIGUEIREDO; de SANTI, 2000). 

    Funcionalismo: de J. Dewey (1859-1952), J. Angel (1869-1949) e H. A. Carr (1873-1954)

    surgiu nos EUA e também se situava no campo das ciências naturais, mas se opunha à proposta titcheriana (FIGUEIREDO; de SANTI, 2000).

    O objeto de estudo desses autores eram os processos, as operações e os atos psíquicos, e, por considerarem a Psicologia como pertencentes à área das ciências biológicas, acreditavam que essas condições eram formas de interação adaptativa (FIGUEIREDO; de SANTI, 2000). A Psicologia Funcionalista foi baseada nos princípios da biologia evolutiva, segundo a qual os seres vivos sobrevivem se têm suas características comportamentais adequadas à adaptação no ambiente. Dentre essas características comportamentais estariam também os fenômenos psíquicos, que seriam instrumentos de adaptação e se expressariam nos comportamentos adaptados (FIGUEIREDO; de SANTI, 2000).

    Os métodos de pesquisa utilizados por eles eram diversos;Como alternativa, os funcionalistas que consideravam que os processos e as operações mentais se expressavam em comportamentos, propuseram o estudo indireto da mente a partir dos comportamentos observáveis (FIGUEIREDO; de SANTI, 2000)


ID
2913967
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia da Gestalt se configurou como uma importante escola da psicologia científica, que ainda na contemporaneidade influencia sobremaneira as teorias e técnicas psicológicas. Um importante conceito dessa escola diz respeito à qualidade de integridade ou plenitude da experiência perceptual, que não se altera mesmo com a mudança dos elementos sensoriais.


O conceito apresentado refere-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

  • Os psicólogos da GESTALT de dedicaram a constância perceptual , qualidade de integridade ou plenitude da experiência perceptual que não afetara mesmo com a mudança dos elementos sensoriais.

  • A gestalt também conhecida como gestaltismo (gues), teoria da forma, psicologia da gestalt, psicologia da boa forma e leis da gestalt, é uma teoria que defende que surgiu no início do século XX com o psicanalista berlinense Fritz Perls.
    Um dos conceitos dessa teoria, a constância perceptiva, ou constância perceptual é a tendência a perceber os objetos como inalterados, apesar das diferenças sensoriais. Uma vez que tenhamos formado uma percepção estável do objeto, o reconheceremos quase de qualquer ângulo.

    A respeito dos demais conceitos:

    O Princípio da Semelhança postula que elementos semelhantes entre si tendem a formar grupos mais coesos de unidades
    O fenômeno Phi é uma ilusão de óptica, descrita por Max Wertheimer num trabalho seu de 1912 em que afirma que a sensação de movimento seja causada por uma sucessão de imagens paradas.
    Kurt Lewin afirma que o comportamento deve ser deduzido de uma totalidade de fatos coexistentes que têm caráter de um “campo dinâmico”, no qual o estado de cada uma das partes do campo depende de todas as outras, caracterizando o chamado campo de forças.


    GABARITO: E
  • Ernest March estudou a percepção do objeto não muda, ainda que modifiquemos nossa orientação em relação a ele. (Constância percentual)


ID
2995579
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue as afirmativas feitas acerca das Teorias e Técnicas Psicológicas e escolha a alternativa correta:


I. A Gestalt-terapia trabalha, prioritariamente, com os aspectos históricos do indivíduo, seu passado e suas recordações. O objeto de exploração fenomenológica da Gestalt é a awareness (tomada de consciência) levando ao insight.

II. A hipótese central da Abordagem Centrada na Pessoa é a de que o indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a autocompreensão e para alterar o seu autoconceito, suas atitudes básicas e seu comportamento autodirigido.

III. As Terapias Comportamentais valorizam os aspectos históricos do sujeito, no entanto, seu foco de atuação principal são as modificações das contingências da realidade presente que provocam os comportamentos disfuncionais.

IV. A Psicanálise trata tanto o que é sentido subjetivamente no presente, como o que é objetivamente observado, como dados reais e importantes. Seu enfoque principal são as condições presentes de vida do paciente e seu estado emocional atual.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • I. A Gestalt-terapia trabalha, prioritariamente, com os aspectos históricos do indivíduo, seu passado e suas recordações. O objeto de exploração fenomenológica da Gestalt é a awareness (tomada de consciência) levando ao insight. Pode até trabalhar, mas não prioritariamente, visto que o foco é o presente.

    II. A hipótese central da Abordagem Centrada na Pessoa é a de que o indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a autocompreensão e para alterar o seu autoconceito, suas atitudes básicas e seu comportamento autodirigido.

    III. As Terapias Comportamentais valorizam os aspectos históricos do sujeito, no entanto, seu foco de atuação principal são as modificações das contingências da realidade presente que provocam os comportamentos disfuncionais.

    IV. A Psicanálise trata tanto o que é sentido subjetivamente no presente, como o que é objetivamente observado, como dados reais e importantes. Seu enfoque principal são as condições presentes de vida do paciente e seu estado emocional atual.

    GAB B

  • Essas palavras: principal, apenas, prioritariamente e só, geralmente levam ao erro.

  • Terapias comportamentais é uma coisa, terapias cognitivas comportamentais são outra. Mal escrita.


ID
2995609
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As técnicas psicoterápicas hot seat, dramatização, exercício de awareness, interpelação direta e amplificação são utilizadas na abordagem:

Alternativas
Comentários
  • Hot Seat (cadeira quente), uma técnica da Gestalt-Terapia. Consiste em colocar o cliente diante de uma cadeira vazia, na qual, conforme sua vontade, ele pode projetar um personagem imaginário com o qual deseja se relacionar. Esta é uma oportunidade do paciente expressar o que está preso em sua garganta. Depois, ele se coloca no lugar desse personagem imaginário e elabora uma resposta para si mesmo.

    Geralmente obtém uma nova dimensão para sua angustia.

  • Hot Seat (cadeira quente) técnica da Gestalt-Terapia é basicamente aquele lugar que o cliente escolhe sentar para trabalhar quando estiver fazendo um trabalho de grupo. Foi muito utilizada por Fritz nos workshop.

  • Terapia individual ou em grupo

    Perls acreditava que ela era ineficaz quando realizada individualmente. Por isso, sugeria o trabalho em grupo como o melhor meio para o progresso dos participantes, seja por envolvimento coletivo ou pela relação de um participante com o terapeuta no grupo.

    Outros públicos

    A abordagem gestáltica é muito positiva em contextos de terapia familiar, de casais e individual. Grupos de desenvolvimento pessoal também aproveitam essa terapia em instituições como, escolas, hospitais psiquiátricos ou empresas.

    Método

    Treinar o ego, as variadas identificações e alienações, através de experimentos com awareness definida das funções pessoais até que o paciente atinja o controle de si mesmo em relação ao pensamento, ação e percepção.

    Técnicas

    A grande variedade de técnicas na abordagem gestáltica relaciona-se a uma postura holística que visa integrar corpo, mente, fantasia e realidade. A imaginação do terapeuta comanda o direcionamento das técnicas respeitando o encontro entre ele e o paciente. A criatividade é importante na escolha dos instrumentos a serem utilizados. Dentre as técnicas mais famosas, destacam-se:

    Exercício de awareness

    Consiste em responder a quatro questões chaves formuladas por Perls: O que você está fazendo agora? O que você sente neste momento? O que está evitando? O que você quer ou espera de mim?

    Cadeira quente (hot seat) e cadeira vazia

    O paciente se posiciona em frente a uma cadeira vazia e projeta o que deseja trabalhar: um personagem, um objeto, uma pessoa, um sentimento. O cuidado quanto à utilização das técnicas deve ser redobrado para que não ocorra reducionismo da abordagem, já que elas técnicas só fazem sentido em seu contexto global.

    Dramatização

    É caracterizada pela ênfase que favorece a conscientização de uma ação tangível mobilizadora do corpo e dos sentimentos. Permite a experiência de uma situação e o contato com sentimentos mal identificados, reprimidos ou desconhecidos.

    Monodrama

    Variante da dramatização em que o paciente representa alternadamente os dois papeis da situação que deseja trabalhar.

    Amplificação

    Consiste em explicitar o que está oculto. O terapeuta sugere ao paciente que experimente de maneira mais profunda determinados gestos ou ações aparentes sobre as quais ele não está consciente.

    Interpelação direta

    Sugere o contato com o conteúdo emocional ao dirigir a palavra diretamente a alguém e sair do mundo interno da fantasia. É o trabalho com o sonho de forma a descrever, dramatizar e sentir no próprio corpo as emoções resultante do impacto das imagens.

    https://namu.com.br/saude-mental/gestalt/na-pratica

  • Ah, espero que caia uma assim na minha prova.

  • Ah espero que caia sempre as mais difíceis na minha prova pra que o critério de seleção não seja o desempate.

    Jamais se diminua. Jamais se alegre com questões fáceis.


ID
2995615
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt-terapia reuniu, explicita ou implicitamente, uma combinação numerosa de correntes filosóficas e terapêuticas de fontes diversas: europeias, americanas ou orientais (Ginger, 1995). A esse respeito, e considerando os pressupostos desta abordagem psicológica, analise as afirmações abaixo e marque a alternativa correta:


I. Da fenomenologia ela reteve que o essencial é vivência imediata, tal como é percebida ou sentida corporalmente.

II. Proveniente do método fenomenológico, a abordagem sustenta o modo explicativo em detrimento da descrição. Esclarece que o porquê precede o como.

III. Do existencialismo acolhe a noção de responsabilidade de cada pessoa que participa ativamente da construção de seu projeto existencial e confere um sentido original ao que acontece e ao mundo que a rodeia, criando, a cada dia, sua relativa liberdade.

IV. Ainda que conserve no seu nome, em nada a Gestalt-terapia absorve da Psicologia da Gestalt, esta última também conhecida como a escola da percepção.

V. A Psicologia humanista, movimento chamado de “terceira força em psicologia”, é também reconhecida como raiz dessa abordagem. Em ambas estão presentes críticas aos aspectos materialistas e mecanicistas da cultura ocidental.  

Alternativas
Comentários
  • Primeira Força: Behaviorismo

    Segunda Força: Psicanálise

    Terceira Força: Humanista/Existencial 

    Quarta Força: Psicologia Transpessoal

    http://www.redepsi.com.br/2009/06/04/os-caminhos-da-psicologia/

  • II. Proveniente do método fenomenológico, a abordagem sustenta o modo explicativo em detrimento da descrição. Esclarece que o porquê precede o como. (tá invertido, o certo seria explicar como precede o porquê)

    IV. Ainda que conserve no seu nome, em nada a Gestalt-terapia absorve da Psicologia da Gestalt, esta última também conhecida como a escola da percepção. (a Gestalt-terapia foi influenciada pela Psicologia da Gestalt, e até mesmo pelas filosofias orientais. Inclusive, esse livro do Ginger & Ginger afirma que a psicanálise também esteve presente como precurssor teórico. Um verdadeira salada mista.......)

  • Com relação ao comentário da colega Patrícia : Eu estou confuso em relação a primeira força da psicologia: no site realmente diz o que ela mencionou, mas em outras pesquisas veja " https://www.passeidireto.com/arquivo/3989779/4-forcas" coloca a psicanálise como a primeira força e cptal como segunda.Inclusive acho que já até fiz uma questão aqui sobre isso...preciso me lembrar.

    Veja outras fontes: Psicologia transpessoal é uma abordagem da  considerada por  (1908-1970) como a "Quarta Força da Psicologia", sendo a primeira força a , seguida da , e a terceira a . É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de  e . Surgiu em  junto com Movimentos do Potencial Humano e  nos , pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua  (pessoal), conectando-se ao Todo, ou a outras realidades mais abrangentes (transpessoais).

    site : https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_transpessoal

    E agora?????Primeira força Psicanálise ou Cptal?


ID
3023149
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A lei da continuidade configura-se como umas das leis básicas estabelecidas pela Gestalt. Seu conceito está descrito na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • C

    Existe uma preferência por formas sem interrupções, garantindo maior fluidez, o que facilita a mente a prever o movimento da forma.

  •  Lei da continuidade: Existe uma preferência por formas sem interrupções, garantindo maior fluidez, o que facilita a mente a prever o movimento da forma. Trata-se da tendência dos objetos em seguir uma linha de fluidez visual gradativa.

     Lei da pregnância (ou boa forma): buscamos a melhor forma.

     Lei da unidade: partes que compõe sempre um todo.

     Lei da segregação: diferencia objetos mesmo que estejam sobrepostos.

     Lei da proximidade: elementos muito próximos uns dos outros se encaixam perfeitamente.

    ·Lei da semelhança: elementos com cor e forma iguais tendem a ser agrupados em uma unidade.

    ·Lei da unificação: quando temos pregnância, proximidade,unidade e semelhança entre objetos. 

    c)Lei da continuidade


ID
3026803
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O plantão psicológico, segundo Cury (1999), pode ser pensado como uma modalidade de atendimento clínico, emergencial, aberto à comunidade visando favorecer uma escuta e acolhimento à pessoa no momento de sua crise. A fundamentação teórica e o local, dessa modalidade de atendimento, quando da sua criação é a

Alternativas
Comentários
  • Abordagem centrada na pessoa

  • O plantão psicológico surge como uma modalidade de atendimento proposta pelo Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) em 1969, tendo como coordenadora a professora Rachel Lea Rosenberg, cujo objetivo inicial era oferecer um atendimento diferenciado à clientela que procurava o serviço, constituindo-se como uma alternativa às longas filas de espera.

    O plantão psicológico baseia-se no modelo de aconselhamento psicológico proposto por Carl Rogers (criador da ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA), o qual, inicialmente, esteve atrelado ao exame da personalidade por meio dos testes psicológicos. No entanto, Rogers, a partir de sua prática, começa a questionar esse modelo de aconselhamento e propõe uma mudança de perspectiva, passando a dar importância ao cliente e não ao problema, à relação e não ao instrumental de avaliação, ao processo ao invés do resultado.

    FONTE: REBOUCAS, Melina Séfora Souza; DUTRA, Elza. Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Rev. abordagem gestalt., Goiânia , v. 16, n. 1, p. 19-28, jun. 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672010000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 05 set. 2019.


ID
3026824
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestalt-terapia trabalha com o ‘todo’, concebendo o sujeito como participante do universo circundante, em toda a sua integralidade. As técnicas dessa abordagem psicológica são:

Alternativas
Comentários
  • HOT SEAT

    O paciente se posiciona em frente a uma cadeira vazia e projeta o que deseja trabalhar: um personagem, um objeto, uma pessoa, um sentimento. O cuidado quanto à utilização das técnicas deve ser redobrado para que não ocorra reducionismo da abordagem, já que elas técnicas só fazem sentido em seu contexto global.

    MONODRAMA

    Variante da dramatização em que o paciente representa alternadamente os dois papeis da situação que deseja trabalhar.

    AMPLIFICAÇÃO

    Consiste em explicitar o que está oculto. O terapeuta sugere ao paciente que experimente de maneira mais profunda determinados gestos ou ações aparentes sobre as quais ele não está consciente.

    FONTE: PORTAL NAMU

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3059347
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O corpo é tomado como objeto da terapia nas práticas psicológicas de diversas formas, nesse sentido cada abordagem clínica mantém um conjunto de técnicas, indicativos de procedimentos e/ou diretrizes de interpretação e/ou intervenção. Tomando como base as técnicas psicoterapêuticas da Gestalt-terapia é correto afirmar sobre esse tema:

Alternativas
Comentários
  • Sendo uma terapia holística a Gestalt-terapia toma o corpo como parte integral da prática terapêutica, nesse sentido o terapeuta pode utilizar de qualquer contato físico que julgue facilitador do avanço do paciente em sua awareness da situação presente.

    Gabarito: Letra B

  • Sério que a resposta é essa? Pode utilizar QUALQUER contato físico que julgue facilitador? Que coisa mais esquisita.

  • Onde está o erro da D?

  • Gostaria de entender qual o erro contido na D.

  • Essa questão provavelmente está com o gabarito errado

ID
3059368
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a teoria da Gestalt-terapia, qual das alternativas abaixo define o conceito de self?

Alternativas
Comentários
  • O self na Gestalt Terapia é ele quem exerce a função do contato, o complexo sistema de contatos necessários para o ajustamento nas dificuldades do meio. É composto pelas seguintes estruturas: Id, Ego e Personalidade.

    Id: fundo (de ordem molecular, corporal, pulsional, as gestalten abertas, necessidades).

    Ego: quem se identifica com as figuras e se aliena de outras, quem age.

    Personalidade: a imagem que vai sendo criada pelas escolhas que vou fazendo para meu crescimento. auto imagem. Não é uma entidade, mas um processo, é através dele que nos retraímos ou estabelecemos contato. Ele seria o administrador, o que vai “resolver” o funcionamento da hierarquia de necessidades, com suas catexias negativas e positivas (investimentos).

    Gabarito: Letra E


ID
3059377
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Perls, Hefferline e Goodman no livro Gestal-terapia quais as fases do ciclo de contato?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • Durante o processo de ajustamento criativo, ocorre uma sequencia ininterrupta de formação e destruição de Gestalten descritas em quatro fases:

    pré-contato,

    processo de contato ou contatando,

    contato final e

    pós-contato.

    Em cada fase do ciclo, o self funciona de uma forma diferente e o centro de interesse se desloca. Uma nova figura emerge do fundo e mobiliza a atenção. (GINGER; GINGER, 1995).

    GINGER, Serge, GINGER, Anne. Gestalt: uma terapia do contato. São Paulo: Summus, 1995.

    Gabarito: Letra C


ID
3059380
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda o ciclo de contato descritos na questão anterior, os autores desenvolvem uma teoria acerca de condições de interrupção em cada fase do ciclo e algumas consequências dessa interrupção, nesse sentido é verdadeiro afirmar que:

Alternativas

ID
3059386
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabemos que o sonho é uma importante fonte de material para o trabalho psicológico, diversos autores escreveram sobre o tema e desenvolveram técnicas para utilizar a vida onírica no trabalho psicoterápico. Marque a alternativa que descreve a técnica de trabalho com os sonhos dentro da Gestal-terapia

Alternativas
Comentários
  • Os sonhos abraçam muito de nossa existência portanto PERLS desenvolveu algumas formas de trabalho com as mesma,estas permitem a ampliação do senso de diversidade ,ampliando a experiência do eu .a escolha da forma de trabalho depende só do eu . A escolha da forma de trabalho depende do cliente ele deve ser ativo nesse processo especifico e da habilidade de psicoterapeuta.Só se pode trabalhar o que já foi disponibilizado pelo cliente, quando o cliente já desenvolveu awareness (conscientização) de suas coisas no setting terapêutico e sempre a nível sensorial ou de percepção e nunca de ação. Assim, de acordo com Santana (2014, p. 97), sobre a Gestalt Terapia e os sonhos, "são formas de experimentos básicos em GT encenação, dramatização, trabalhos para casa ou outras atividades que promovam a autoconsciência do indivíduo. Na utilização do sonho como experimento, o cliente/paciente poderá falar sobre este, identificando elementos em termos de importância e, isso permitirá que a pessoa assuma a responsabilidade (tomada de responsabilidade individual pela sua própria vida, em vez de culpar os outros) pelos sonhos, aumentando a consciência de seus pensamentos e emoções. O sonho pode ser usado como experimento em GT, a partir do recurso de psicodrama ou monodrama."

    A forma de trabalho proposta por PERLS (1997) e a partir da sua visão do sonho como projeção, pontuando que todos os componentes do sonho são representações do sonhador e assim aquele que sonha e auxiliado a representar as partes de seu sonhos de forma ativa no presente, este ponto de partida possibilita na experiência sempre nova e interessante para o psicoterapeuta e cliente.

    PERLS e orgs. Isto é Gestalt. Summus: São Paulo, 1977.

    SANTANA, Djeane da Silva; YANO, Luciane Patrícia. Experimentos em gestalt-terapia: os sonhos como recurso integrativo. Rev. NUFEN, Belém , v. 6, n. 2, p. 91-101, 2014 

    Gabarito: Letra D

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3059392
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para a Gestal-terapia a psicose pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • "A psicose seria, sobretudo, segundo Goodman, uma pertubação da função “id” : a sensibilidade e a disponibilidade do sujeito às excitações externas ( perceptivas) ou internas ( proprioceptivas) são perturbadas: ele não responde claramente ao mundo exterior nem às suas próprias necessidades. Ele está cortado da realidade: nele não há mais ajustamento criador do organismo ao meio.”

     Ginger, S e Ginger, A.- GESTALT- UMA TERAPIA DO CONTATO , São Paulo: Summus, 1995, p.128

  • Questãozinha complicada, hein.

    Pesquisando a respeito, resumidamente, o que achei foi o seguinte: em gestalt terapia, na neurose, fala-se, prioritariamente, de uma perda nas funções Ego ou Personalidade, enquanto no ajustamento psicótico, a perda se dá na função Id.

    Deixo aqui o artigo sobre o assunto:

    CARVALHO, Lílian Cherulli de e COSTA, Ileno Izídio da. A clínica gestáltica e os ajustamentos do tipo psicótico.

     Rev. abordagem gestalt. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp. 12-18.

  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3059425
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Perls, para a Gestalt-terapia a neurose é um resultado de:

Alternativas
Comentários
  • Perls diz: ”… considero a neurose um sintoma de maturação incompleto, um neurótico é incapaz de enxergar o óbvio. Ele perdeu os sentidos.” - Perls, Frederick – ESCARAFUNCHANDO FRITZ -DENTRO E FORA DA LATA DE LIXO , São Paulo: Summus,1979, p.38

    Neurose “é a fixação em um passado imutável”. - Perls, F. Goodman, P. e Hefferline R.- GESTALT THERAPY, 3ª.edição, New York:Crown, 1980, p.438.

    "As camadas da neurose, segundo Perls:

    1ª camada: Desempenho de papéis,

    2ª camada: implosiva que leva ao impasse. Medo de ser.

    3ª camada: Explosiva ( explosão de amor sensual, raiva, alegria ou tristeza)

    4ª camada: Viver autêntico. Comportamento Neurótico: "a manipulação dos outros em vez de crescer sozinho".

    Perls, F. – ISTO É GESTALT , São Paulo: Summus, 1977, p.40-41.

    Gabarito: Letra D

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3059452
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Serge e Anne Ginger (1995) assinalam sobre a transferência: “A ’neutralidade’ absoluta do terapeuta é um mito acabado, que, aliás, não é mais muito defendido nem pelos próprios psicanalistas. Além disso, a não-intervenção já é um posicionamento, em geral fortemente indutor, e a retração, às vezes, aliena mais do que a ‘provocação’ (que é um ‘chamado’)” (p.156). Sobre esse tema elencam seis formas de relação possíveis nesse contexto para a Gestalt-terapia, estão entre esses seis tipos de relação:

Alternativas
Comentários
  • Seis formas de relação possíveis nesse contexto para a Gestalt-terapia:

    1) Transferência do cliente ao terapeuta;

    2) Contratransferência do terapeuta em resposta a esta transferência;

    3) Transferência do terapeuta a alguns de seus clientes (vividos como “crianças”, “pais”, rivais, discípulos etc.);

    4) Contratransferência do cliente, em resposta a esta transferência do terapeuta;

    5) Sentimentos atuais do cliente pela pessoa do próprio terapeuta em si; e

    6) Sentimentos atuais do terapeuta pelo cliente em si.

    Ginge, Serge; Ginge Anne (1995). Gestalt uma terapia do contato. São Paulo: Summus, p.157.

    https://books.google.com.br/books?redir_esc=y&hl=pt-BR&id=iRYzTafcQmEC&q=seis+modos#v=snippet&q=seis%20modos&f=false

    Gabarito: Letra A

  • GESTALT geralmente me quebra...

    Pois apesar de ser um braço da HUMANISTA, ela tem conceitos com nomenclaturas e entendimentos alinhados a PSICANÁLISE, como: ID, EGO, TRANSFERENCIAS, CONTRATRANSFERENCIAS...

    .

    Alguma dica para não "embolar" esses assuntos?!