SóProvas


ID
2373319
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento público é o instrumento de gestão que os governos usam para organizar os seus recursos financeiros. O orçamento que incorpora a população ao processo decisório da elaboração orçamentária, por meio de lideranças da sociedade civil, audiências públicas ou por outras formas de consulta direta à sociedade, é o

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    Orçamento Participativo é um instrumento que busca romper com a visão política tradicional e colocar o cidadão como protagonista ativo da gestão pública. Objetiva a participação real da população no processo de elaboração e a alocação dos recursos públicos de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais.

  • a) programa.
    orçamento que estabelece metas e objetivos governamentais, estruturados em planos e programas a serem realizados em determinado período, em conjugação com o sistema de planejamento das finanças.

    b) base-zero.
    Cada item do orçamento precisa ser explicitamente aprovado, e não apenas as alterações em relação ao ano anterior. Durante o processo de revisão do orçamento, nenhuma referência é feita ao nível de despesas do ano anterior. O processo de orçamento base zero requer que a solicitação orçamentária seja revisada e avaliada completamente, a partir de uma "base zero". Este processo é independente do orçamento total ou de seus itens individuais aumentarem ou diminuírem em relação aos exercícios dos anos anteriores

    c) participativo. (Gabarito)
    É um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade.

    d) incremental.
    A definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior, ou com pequenos ajustes. Em outras palavras, o orçamento dos órgãos e entidades de cada ano mantém a mesma estrutura de despesas do orçamento do período anterior, realizando-se apenas incremento nos montantes das rubricas de cada despesa. Assim, as ações e os programas estabelecidos no passado tendem a permanecer inalterados ao longo do tempo e o orçamento acaba não refletindo as novas necessidades e prioridades da sociedade.

  • Questão exige conhecimento por parte do candidato das espécies de orçamento público.




    Vou comentar cada tipo apresentado, com suas características principais, deixando a alternativa que é o gabarito por último.




    Orçamento Programa : é um instrumento de planejamento da ação governamental, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, com estabelecimento de objetivos e quantificação de metas a serem implementados e previsão dos custos relacionados. Esse modelo possibilita existir um elo entre o planejamento e as funções executivas da organização, além da manutenção do aspecto legal, porém não sendo considerado como prioridade. É a espécie de orçamento utilizada no Brasil.




    Orçamento Base-Zero (OBZ) : consiste essencialmente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais, os quais deverão justificar anualmente, na fase de elaboração da sua proposta orçamentária, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mínimo. Há autores que o consideram uma técnica do Orçamento Programa.




    Orçamento Incremental : embora citado entre as alternativas como se fosse uma espécie, o orçamento incremental está mais para uma técnica utilizada no Orçamento Clássico/Tradicional que para uma espécie de orçamento. No orçamento clássico, o orçamento constitui-se num mero instrumento contábil, baseando-se no orçamento do exercício anterior, e cuja principal característica é a falta de planejamento da ação governamental. Há uma despreocupação do gestor público com o atendimento das necessidades da população, quando considera apenas as necessidades financeiras das unidades organizacionais, predominando o incrementalismo, ou seja, os gastos do exercício financeiro anterior são ajustados em algum percentual discricionário.




    Orçamento Participativo : é um instrumento que objetiva a participação real da população no processo de elaboração e a alocação dos recursos públicos de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais. Democratiza-se a relação Estado e sociedade e são considerados os diversos canais de participação, por meio de lideranças e audiências públicas ou por outras formas de consulta direta à sociedade. O processo de orçamento participativo tem a necessidade de um contínuo ajuste crítico, baseado em um princípio de autorregulação, com o intuito de aperfeiçoar os seus conteúdos democráticos e de planejamento, e assegurar a sua não estagnação.




    Seguindo o comando da questão, a alternativa correta é o item C.




    Gabarito do Professor: C.