Conforme os diferentes tipos de manutenção temos:
a) adaptar as características do software a requisitos que sofreram mudanças, sejam novas funções, sejam questões tecnológicas. (Manutenção Adaptativa)
b) corrigir erros ou defeitos do software. (Mautenção Corretiva)
c) descobrir potenciais erros do software e resolvê-los mais facilmente. (Manutenção preventiva)
d) melhorar o desempenho do software, sem necessariamente alterar sua funcionalidade. (Manutenção perfectiva/ Manutenção evolutiva)
Sucesso é quando a oportunidade se encontra com a preparação!!! Foco na missao!!!
Existem três diferentes tipos de manutenção de software identificados pela ISO/IEC 14764:
a) manutenção corretiva: destinada a reparar os defeitos de um software existente. De acordo com Sommerville (2003), a correção de erros de codificação é um processo relativamente barato; os erros de projeto são mais dispendiosos, uma vez que podem envolver a reprogramação de diversos componentes. Os erros de requisitos são os mais dispendiosos de corrigir, devido à extensiva atividade de re-projeto, que pode ser necessária;
b) manutenção adaptativa: são mudanças que não fazem parte da especificação do projeto e tem a finalidade de adaptar o software a um ambiente operacional diferente. Segundo Sommerville (2003), esse tipo de manutenção é necessário quando algum aspecto do ambiente de sistema é modificado, como o hardware, o sistema operacional da plataforma ou outras modificações no software de apoio. O sistema deve ser modificado, para que seja adaptado, a fim de lidar com essas mudanças ambientais;
c) manutenção perfectiva: faz acréscimo à funcionalidade do sistema. Esse tipo de manutenção, segundo Sommerville (2003), é necessária quando os requisitos de sistema são modificados, em resposta a mudanças organizacionais ou de negócios. A escala das mudanças requerida para o software é, freqüentemente, muito maior do que para outros tipos de manutenção.
FONTE: http://dsc.inf.furb.br/arquivos/tccs/monografias/TCC2004-2-06-VF-LeonardoRWehrmeister.pdf