SóProvas



Questões de Conceitos Básicos em Arquitetura de Software


ID
104818
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A compressão com perda de dados (lossy) normalmente é utilizada em arquivos de

Alternativas
Comentários
  • A compressão com perda de dados (lossy) normalmente é utilizada em arquivos de IMAGEM
  • Um método de compressão de dados é dito com perda (em inglês loss data compression) quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original (antes da compressão), mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet
  • Prezados,

    Um método de compressão de dados é dito com perda ( lossy data compression ) quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original ( antes da compressão ) , mas suficientemente parecida para que ainda seja útil.

    Obviamente esse tipo de compressão não pode ser usado em programa, dados , textos ou planilhas , pois ao descompactarmos poderíamos deixar o arquivo do programa corrompido, poderíamos perder informações contidas em dados, textos ou planilhas.

    Esse tipo de compressão é comumente usado para compactar imagens, áudio e vídeo, portanto, a alternativa correta é a letra D.


    A alternativa correta é : D.


ID
157819
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As micro-arquiteturas de um projeto de software são representadas pelos modelos

Alternativas
Comentários
  • São os Padrões de Projeto (Design Patterns)

    "Pequenas estruturas aplicadas em um ponto do projeto visando a solução de um problema local."

    http://gradpes.wordpress.com/2007/06/05/micro-arquiteturas/
  • De Criação:

    - Abstract Factory
    - Factory Method
    - Prototype
    - Singleton
    - Builder

    Estrutural:
    - Flyweight
    - Bridge
    - Adapter
    - Facade
    - Decorator
    - Proxy
    - Composite

    Comportamental:
    - Chain of Responsability
    - Command
    - Visitor
    - Observer
    - Interpreter
    - Iterator
    - Strategy
    - Memento
    - Mediator
    - Template Method
    - State


    São 23 ao todo.

ID
368098
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A web permite que cada documento na rede tenha um endereço único, indicando os nomes do arquivo, diretório e servidor e o método pelo qual ele deve ser requisitado. Esse endereço é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Pessoal do QC, vamos revisar esse gabarito hein? A resposta não tem nada a ver!
  • A resposta correta é a letra D "URL".

    Um URL (de Uniform Resource Locator), em português Localizador-Padrão de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível em uma rede; seja a Internet, ou uma rede corporativa, uma intranet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/URL
  • A url é o meio de endereçamento para acessar arquivo, diretório e servidor e o método pelo qual ele deve ser requisitado.

ID
445870
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que não foi aplicação de sucesso e popular na internet, no final da década de 90.

Alternativas
Comentários
  • Mosaic foi um dos primeiros browsers de internet existentes, entretanto ele deixou de existir ao final dos anos 90
  • GAB B.

  • ICQ era bom demais.

    • Estudiosos consideram que o Mosaic seja o navegador da web que impulsionou o  da Internet nos anos . Em , a base de usuários do Mosaic se havia quase completamente evaporado. Depois de a NCSA interromper o desenvolvimento do Mosaic, o desenvolvimento do código fonte do Mosaic da NCSA para o X Window System ainda foi mantido por alguns grupos independentes. Esses desenvolvedores independentes introduziram o mMosaic (multicast Mosaic), que cessou o desenvolvimento no começo de , e o VMS Mosaic, que está em ativo desenvolvimento.

    • Netscape Navigator foi um   que foi o principal produto da . O navegador dominava em termos de quota de mercado, embora o seu uso tenha desaparecido até 2002. Isto deve-se principalmente ao aumento do número de usuários do software , da , e em parte porque a Netscape (posteriormente comprada pela ) não manteve a inovação técnica Netscape Navigator após a década de 1990.

    fonte: Wikipédia


ID
642199
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O sistema deve apresentar facilidade de uso, permitindo que mesmo um usuário sem experiência seja capaz de produzir algum trabalho satisfatoriamente. Trata-se de um critério básico de usabilidade denominado

Alternativas
Comentários
  • A primeira norma de usabilidade foi a ISO/IEC 9126 (1991, apud CIBYS, 2003) sobre qualidade de software. Com uma abordagem orientada ao produto e ao usuário, considerou a usabilidade como “um conjunto de atributos de software relacionado ao esforço necessário para seu uso e para o julgamento individual de tal uso por determinado conjunto de usuários”.

    O desenvolvimento de sistemas com boa usabilidade tem como conseqüência maior eficiência, eficácia e produtividade da interação. A evolução do termo definiu usabilidade como “a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável” (ISO 9241 apud CIBYS, 2003).


    A usabilidade pode ser dividida em cinco critérios básicos (Nielsen, 1993):
    •    Intuitividade – O sistema deve apresentar facilidade de uso permitindo que, mesmo um usuário sem experiência, seja capaz de produzir algum trabalho satisfatoriamente.
    •    Eficiência – O sistema deve ser eficiente em seu desempenho apresentando um alto nível de produtividade.
    •    Memorização – Suas telas devem apresentar facilidade de memorização permitindo que usuários ocasionais consigam utilizá-lo mesmo depois de um longo intervalo de tempo.
    •    Erro – A quantidade de erros apresentados pelo sistema deve ser o mais reduzido possível, além disso, eles devem apresentar soluções simples e rápidas mesmo para usuários iniciantes. Erros graves ou sem solução não podem ocorrer.
    •    Satisfação – O sistema deve agradar ao usuário, sejam eles iniciantes ou avançados, permitindo uma interação agradável.

ID
771211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em ambientes de datacenters bancários, é comum a coexistência de recursos de hardware considerados de plataforma baixa e os de plataforma alta.

Acerca das razões técnicas que causam essa coexistência, julgue os itens seguintes.

Mainframe está presente nesses ambientes, em virtude de consistir em solução tecnológica com uso demonstrado para cargas de trabalho definidas por elevado número de transações concorrentes, com requisitos de alta disponibilidade e confiabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    O mainframe é o sistema mais confiável e disponível para escalar alto volume de dados com cargas de trabalho digitais. Ao longo do tempo, começou a ser visto como obsoleto e irrelevante para processamento de grande escala de dados em nuvem. Mas fato é que o mainframe se tornou mais importante do que nunca e deve manter seu posto durante a próxima década.

    Essencial para infraestruturas de TI, essa tecnologia foi culturalmente associada à inteligência artificial, bastante difundida em clássicos do cinema, como “O Exterminador do Futuro” e “Matrix”.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Um mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações. O termo mainframe era utilizado para se referir ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores.

    Embora venham perdendo espaço para os servidores de arquitetura PC e servidores Unix, que em geral possuem custo menor, ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.).

    Os mainframes surgiram com a necessidade das empresas em executar tarefas, que levavam dias para serem concluídas. Era preciso então criar um supercomputador capaz de executar estas tarefas em menos tempo e mais precisamente.

  • CERTO

    Mainframe é uma plataforma integrada de computadores capaz de processar grandes volumes de informações em curtos espaços de tempo. 

  • Um mainframe é um computador de grande porte dedicado normalmente ao processamento de um volume enorme de informações.

  • Um mainframe é um computador de grande porte que possui vários processadores, discos rígidos e grandes capacidades de memórias. Esses computadores são capazes de executar vários sistemas operacionais e softwares de todos os tipos simultaneamente e são utilizados como servidores de serviços e aplicações. Dessa forma, vários usuários o acessam simultaneamente como neste site, o Questões de Concursos. 

    Fonte: algum comentário do qc.


ID
771259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A coexistência de ambientes de plataforma alta e de plataforma baixa resulta em desafios tecnológicos para integração de plataformas.

Com relação a essa integração, julgue os itens seguintes.

Uma técnica comumente usada para a integração consiste na migração de aplicações de plataforma alta para plataforma baixa, e vice-versa.

Alternativas
Comentários
  • É só perceber a distinção e significação das palavras na frase. Se eu vou integrar plataformas porque eu vou realizar migração?

    Uma técnica comumente usada para a integração consiste na migração de aplicações de plataforma alta para plataforma baixa, e vice-versa.

     

  • AS PESSOAS TEM PREGUIÇA DE COLOCAR O GABARITO DA QUESTÃO.

    GAB. ERRADO.


ID
2007805
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando os fundamentos básicos da informática, relacione-os com as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Cibernética

2. Ciência da Informação

3. Ciência da Computação

4. Teoria dos Sistemas


( ) Preocupa-se com o processamento dos dados, abrangendo a arquitetura das máquinas e as respectivas engenharias de software.

( ) Preocupa-se com a busca da eficácia, através de ações ordenadas sob convenientes mecanismos de automação.

( ) Sugere a solução de problemas a partir da conjugação dos elementos capazes de levar a objetivos pretendidos.

( ) Volta-se ao trato da informação, notadamente no tocante a seu armazenamento e a sua veiculação.

Alternativas

ID
2345089
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Apesar de desenvolvida originalmente para computação pessoal, é amplamente adaptada como uma arquitetura para as aplicações ‘World Wide Web’ em todas as linguagens de programação:

Alternativas
Comentários
  • FSB - é a sigla para Front Side Bus, que significa barramento frontal, o responsável pela comunicação e transferência de dados entre a CPU e a North Bridge da placa-mãe. Refere-se basicamente ao caminho de comunicação do processador com o chipset da placa-mãe, sendo que geralmente é utilizado quando existe menção ao clock externo do processador.

    Este barramento, juntamente com a memória cache, pode ser acessado de maneira muito mais rápida do que a RAM do sistema. Sendo assim, a largura de banda, ou o throughput teórico máximo do barramento frontal, é especificado pelo produto da largura da vida de dados, além da frequência de clock e a quantidade de transferências de dados realizadas por ciclo de clock.

     

     

    PCI - é um barramento para conectar periféricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC.

     

     

  • d-

    O JSF (java server faces) é um exemplo de framework que usa MVC (model-view-controller), o que divide as resposnabilidades em 3 camadas:

    view - interface grafica

    controller - tratar eventos do view

    model - logica dos negocios

  • Gabarito: Letra D

    O MVC é um padrão de arquitetura de software. O MVC sugere uma maneira para você pensar na divisão de responsabilidades, principalmente dentro de um software web.

    O princípio básico do MVC é a divisão da aplicação em três camadas: a camada de interação do usuário (view), a camada de manipulação dos dados (model) e a camada de controle (controller).

    Com o MVC, é possível separar o código relativo à interface do usuário das regras de negócio, o que sem dúvida traz muitas vantagens que veremos mais à frente.

    Quais os papéis de cada camada?

    Quando falamos sobre o MVC, cada uma das camadas apresenta geralmente as seguintes responsabilidades:

    ● Model A responsabilidade dos models é representar o negócio. Também é responsável pelo acesso e manipulação dos dados na sua aplicação.

    ● View A view é responsável pela interface que será apresentada, mostrando as informações do model para o usuário.

    ● Controller É a camada de controle, responsável por ligar o model e a view, fazendo com que os models possam ser repassados para as views e vice-versa.


ID
2373994
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A norma ISO/IEC 14764:2006 determina que a manutenção de software deve ser classificada em quatro tipos. Um desses tipos é a manutenção perfectiva, que tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Conforme os diferentes tipos de manutenção temos:

     

    a) adaptar as características do software a requisitos que sofreram mudanças, sejam novas funções, sejam questões tecnológicas. (Manutenção Adaptativa)

     

    b) corrigir erros ou defeitos do software. (Mautenção Corretiva)

     

    c) descobrir potenciais erros do software e resolvê-los mais facilmente. (Manutenção preventiva)

     

    d) melhorar o desempenho do software, sem necessariamente alterar sua funcionalidade. (Manutenção perfectiva/ Manutenção evolutiva)

     

     

    Sucesso é quando a oportunidade se encontra com a preparação!!! Foco na missao!!!

  • Ótimo esclarecimento!
  • Existem três diferentes tipos de manutenção de software identificados pela ISO/IEC 14764:

    a) manutenção corretiva: destinada a reparar os defeitos de um software existente. De acordo com Sommerville (2003), a correção de erros de codificação é um processo relativamente barato; os erros de projeto são mais dispendiosos, uma vez que podem envolver a reprogramação de diversos componentes. Os erros de requisitos são os mais dispendiosos de corrigir, devido à extensiva atividade de re-projeto, que pode ser necessária;

    b) manutenção adaptativa: são mudanças que não fazem parte da especificação do projeto e tem a finalidade de adaptar o software a um ambiente operacional diferente. Segundo Sommerville (2003), esse tipo de manutenção é necessário quando algum aspecto do ambiente de sistema é modificado, como o hardware, o sistema operacional da plataforma ou outras modificações no software de apoio. O sistema deve ser modificado, para que seja adaptado, a fim de lidar com essas mudanças ambientais; 

    c) manutenção perfectiva: faz acréscimo à funcionalidade do sistema. Esse tipo de manutenção, segundo Sommerville (2003), é necessária quando os requisitos de sistema são modificados, em resposta a mudanças organizacionais ou de negócios. A escala das mudanças requerida para o software é, freqüentemente, muito maior do que para outros tipos de manutenção. 

    FONTE: http://dsc.inf.furb.br/arquivos/tccs/monografias/TCC2004-2-06-VF-LeonardoRWehrmeister.pdf


ID
2382511
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins, de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais.
A definição acima é de

Alternativas
Comentários
  • Padrões - O W3C desenvolve especificações técnicas e orientações através de um processo projetado para maximizar a consenso sobre as recomendações, garantindo qualidades técnicas e editoriais, além de transparentemente alcançar apoio da comunidade de desenvolvedores, do consórcio e do público em geral.

  • standard = padrão. Logo, normas estabelecem padrões.


ID
2382715
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Oracle Application Suite (APS) fornece uma plataforma, que permite aos integradores de sistemas projetar e desenvolver soluções de negócios de uma forma aberta e modular que se integra com o legado e novas aplicações. Application Platform Suite é uma infraestrutura de aplicações empresariais abrangente e integrada, baseada em:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B. SOA. Oracle Application Suite. NO PRÓPRIO INICIO DA QUESTÃO JÁ TEM UMA

    DICA.  

  • SOA - Services-oriented Architecture - Arquitetura orientada a Serviços.


ID
2443312
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere ao ambiente web, o projeto de arquitetura está ligado aos objetivos estabelecidos para uma aplicação web (WebApp), o conteúdo a ser apresentado, os usuários visitantes e a filosofia de navegação estabelecida. Sobre a arquitetura de aplicações para o ambiente web, considere as seguintes assertivas:

I. o projeto de conteúdo da arquitetura focaliza a definição da estrutura global de hipermídia da WebApp

II. o projeto de arquitetura da WebApp concentra-se na maneira pela qual objetos de conteúdo são estruturados para apresentação e navegação

III. estruturas lineares, em malha, hierárquicas e em rede são descrições de infraestruturas na arquitetura da WebApp

Quais assertivas estão corretas no que se refere à arquitetura de WebApps?

Alternativas
Comentários
  • O projeto de conteúdo usa o modelo de conteúdo (desenvolvido durante a análise) como base para estabeler o projeto de objetos de conteúdo.

  • Qual é a fonte dessa questão? Alguém sabe?

  • Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional. 7ª Edição. Roger Pressman.

  • GAB. A. Apenas I.

    I. o projeto de conteúdo da arquitetura focaliza a definição da estrutura global de hipermídia da WebApp.

  • O projeto da arquitetura de conteúdo concentra-se na definição da estrutura geral de hipermídia da WebApp.

    (essa parte foi a copia do livro engenharia de software uma abordagem profissional 7 edição de roger pressman, pag 347)

    II. o projeto de arquitetura da WebApp concentra-se na maneira pela qual objetos de conteúdo são estruturados para apresentação e navegação (ERRADA)

    A arquitetura de conteúdo focaliza a maneira pela qual objetos de conteúdo são estruturados para apresentação e navegação. (Questão corrigida)

    III- estruturas lineares, em malha, hierárquicas e em rede são descrições de infraestruturas na arquitetura da WebApp (ERRADA)

    O projeto da arquitetura de conteúdo concentra-se na definição da estrutura geral de hipermídia da WebApp. Embora algumas vezes sejam criadas arquiteturas personalizadas, sempre temos a opção de escolher uma de quatro estruturas de conteúdo diferentes

    Estruturas lineares

    Estruturas em grade

    As estruturas hierárquicas

    Uma estrutura em rede ou “pura teia”

    Fonte : Engenharia de software uma abordagem profissional 7 edição de roger pressman, pag 347)


ID
2451679
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O que significa o termo “Hot Swap”?

Alternativas
Comentários
  • Hot swap ou Hot swapping (A tradução literal é Troca quente) 

  • LETRA A

    Hot swap ou Hot swapping (tradução literal, "troca quente") é a capacidade de retirar e de substituir componente de uma máquina, normalmente um computador, enquanto opera, ou seja, não é necessário reiniciar a máquina.

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/hd/raid.html

  • Introdução quente ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Hot swapping, também conhecido como hot swap, é a faculdade de substituir ou retirar componentes presentes em uma máquina sem que haja a necessidade de desligá-la. Ou seja, esses componentes podem ser manuseados em uma máquina, geralmente um computador, enquanto ele ainda funciona.

    Fonte : Canaltech

    Bons estudos

  • Hot swap ou hot swapping (traduzido como "troca quente") é uma tecnologia que permite a remoção e substituição de componentes em equipamentos (geralmente computadores) como hard disks, controladoras e outros periféricos como pen-drives, sem precisar interromper sua utilização ou desligá-los.


ID
2661505
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na literatura de IHC podem ser encontrados vários conjuntos de princípios, diretrizes e heurísticas que podem ajudar no design da interação humano-computador. Com relação a esses princípios, diretrizes e heurísticas para o design de IHC, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    a) IHC tem a ver com USABILIDADE, então o foco é o Usuário. Assim um princípio importante que deve guiar o design não terá nada a ver com a capacidade de alterar requisitos e sim com a alguma facilidade fornecida ao usuário.

    b) Correspondência entre o Sistema e o Mundon Real
    c) Verdade
    d) Prevenção de Erros & Ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros(Mais ou menos)

    Fonte: http://blog.caelum.com.br/10-heuristicas-de-nielsen-uma-formula-pra-evitar-erros-basicos-de-usabilidade/#decimaHeuristica

  • O princípio que cita na assertiva A, fala sobre a Modificabilidade, porem ela não cabe no assunto USABILIDADE e sim no Requisito de Engenharia de Software: que diz:

    Modificabilidade: um conjunto de requisitos é modificável quando seu estilo e estrutura é tal que as alterações podem ser realizadas de forma simples e consistente com os demais requisitos.

    Apesar de se quase o mesmo significado, não está presente na literatura sobre o IHC.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034

    O restante das assertivas estão corretas, e estão entre a PAG 265 e 273 desse livro da Simone Barbosa e Bruno Silva

    • O princípio da visibilidade traz a questão da descoberta.
    • Feedback é a resposta que o usuário deve receber após efetuar alguma ação na interface.
    • Para evitar qualquer ação inválida ou incorreta pelo usuário, um sistema deve conter restrições.
    • É importante que haja uma relação entre o design e a função atrelada a ele. Esta relação, dentro do Design de Interação, chama-se Mapeamento.
    • Uma das maneiras de melhorar a experiência do usuário e garantir uma curva de aprendizagem rápida, é a utilização de padrões.
    • Affordance é uma palavra que não possui tradução para o português. Seu conceito está ligado a atributos que um objeto tem e que viabiliza determinada interação.

ID
2805457
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A construção de um software é precedida pelo seu design (projeto). O design de software inclui

Alternativas
Comentários
  • arquitetura de software e não inclui gerenciamento de projeto.

  • O que faz um sujeito como o The Student copiar a resposta do gabarito aqui nos comentários ?Demência pura !

  • No projeto: arquitetura do sistema,  utilizada, Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) utilizado, padrão de interface gráfica, entre outros.

    O projeto possui duas atividades básicas: projeto da arquitetura (ou projeto de alto nível), e projeto detalhado (ou projeto de baixo nível).

  • Copiando na integra o texto do Márcio Rezende:

     

    “No projeto: arquitetura do sistema,  utilizada, Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

    utilizado, padrão de interface gráfica, entre outros.

    O projeto possui duas atividades básicas: projeto da arquitetura (ou projeto de alto nível), e

    projeto detalhado (ou projeto de baixo nível).

     

    A questão D está correta porque o "Gerenciamento" é uma ação que está atrelado aos eventos

    de gerenciar ou coordenar, assim faz parte do projeto ou do desing do software.


ID
4962802
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um dos preceitos básicos da democracia que norteiam a concepção das ferramentas do governo eletrônico envolve a capacidade de um governo responder às demandas da população. Esse preceito é denominado

Alternativas
Comentários
  • GAB. (D) RESPONSIVIDADE.

    QUERO PAGAR DÍZIMO DE 1.000,00.

  • O examinador apenas copiou um trecho de um artigo do wikipedia. Triste...

    Governo eletrônico e democracia

    Responsividade Trata-se da capacidade de um governo de responder às demandas da população. As ferramentas de interação permitem a troca de ideias e informações que ajudam o governo a moldar suas políticas públicas, orçamentos e programas de acordo com a opinião exposta pelos cidadãos. Esse preceito não é cumprido quando da simples abertura de um espaço para exposição de ideia, se não há modificações efetivas por parte do governo.

  • Em 22/06/21 às 15:35, você respondeu a opção D.

    Você acertou!

    Em 05/06/21 às 10:58, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

    Em 05/02/21 às 12:38, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

    Se não for possível vencer pelo talento, vença pelo ESFORÇO!

    PERTENCEREMOS!