SóProvas


ID
2374120
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação a escrituração contábil, indique se as afirmativas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) A escrituração contábil, emissão de relatórios, peças, análises, demonstrativos e demonstrações contábeis são, por óbvio, atividades privativas do profissional de contabilidade regularmente inscrito no Conselho de Classe .

( ) Quanto à forma, o lançamento contábil em si precisa atender aos seguintes critérios: número de identificação do lançamento; a data do fato contábil; conta devedora; conta credora; histórico que descreva a essência econômica da transação registrada; e o seu valor contábil. No caso de lançamento múltiplo é preciso ainda que haja informação ou referência que permita identificar todos os elementos que integram o mesmo lançamento.

( ) O Livro Diário é o livro onde são lançados todos os fatos contábeis (transações, operações ou quaisquer fatos que provoquem variação patrimonial na entidade) e os seus lançamentos devem obedecer a ordem cronológica, ser individualizados, claros e fazer referência ao documento probatório que o motiva.

Alternativas
Comentários
  • NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
    ITG 2000 – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

     

    6. A escrituração em forma contábil de que trata o item 5 deve conter, no mínimo:
    a) data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu;
    b) conta devedora;
    c) conta credora;
    d) histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio;
    e) valor do registro contábil;
    f) informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

     

    7. O registro contábil deve conter o número de identificação do lançamento em ordem sequencial relacionado ao respectivo documento de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis.

     

    12. A escrituração contábil e a emissão de relatórios, peças, análises, demonstrativos e demonstrações contábeis são de atribuição e de responsabilidade exclusivas do profissional da contabilidade legalmente habilitado.

     

    14. No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais. 

  • Marquei F-V-V por considerar que a análise de demonstrações contábeis, embora seja uma das técnicas da contabilidade, não seria atribuição exclusiva do profissional registrado de contabilidade, visto que investidores, por exemplo, fazem análises de demonstrações contábeis para avaliar viabilidades de investimentos, assim como bancos em geral, que pedem balanços para fazer análises e avaliar se é confiável conceder crédito a determinada empresa...

    Mas... consta expresso na norma ITG 2000, como o(a) colega C. A. Ferreira citou.

    [...]

    12. A escrituração contábil e a emissão de relatórios, peças, análises, demonstrativos e demonstrações contábeis são de atribuição e de responsabilidade exclusivas do profissional da contabilidade legalmente habilitado.

    [...]

  • Quer dizer então que se eu sou administrador de empresa, eu não posso fazer a análise das demonstrações da minha própria empresa? Que norma absurda. Enfim...