SóProvas


ID
2374348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Tendo em vista as interações entre câmbio, moeda, balanço de pagamentos e política econômica, julgue o item que se segue.

Em uma economia aberta com regime de câmbio flutuante, expansões monetárias não afetam o produto de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Economia aberta com regime de câmbio flutuante
    política fiscal: é ineficaz
    Política monetária: é eficaz

    ou seja, expansões monetárias (política monetária expanesionista) afetam o produto de equilíbrio.

    bons estudos

  • Se há expansão monetária, logicamente mexe com o valor da moeda nacional. Se o cambio é flutuante ele vai variar de acordo com o mercado, dessa forma alterando o produto de equilíbrio

  • complementando os comentários dos colegas:

    Uma moeda vale o quanto os compradores estão dispostos a pagar por ela. Isso é determinado pela oferta e demanda, que, por sua vez, são determinadas pelo investimento estrangeiro, taxas de importação/exportação, inflação e um conjunto de outros fatores econômicos.

    Em outras palavras e trazendo para a situação brasileira, a cotação do dólar é definida diariamente na interação entre demandantes (importadores, investidores brasileiros ao comprar ativos no exterior, turistas brasileiros em viagem ao exterior) e ofertantes (exportadores, investidores estrangeiros ao comprar ativos no Brasil, turistas estrangeiros em viagens ao Brasil).

  • Errado!

              Aí é que afetam. Numa economia aberta com câmbio flutuante, a política monetária será capaz de afetar a renda, independentemente da mobilidade de capitais.

              Grave isso: política monetária combina melhor com câmbio flutuante, exatamente porque ela “se livra” da obrigação de se ajustar ao câmbio pré estabelecido.

    Resposta: E