SóProvas


ID
2374363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da teoria clássica da demanda e de conceitos gerais de economia, julgue o item subsecutivo.

O custo mínimo de produção é mínimo quando o custo marginal se iguala ao custo médio.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Dica suprema: o Custo Marginal (Cmg) SEMPRE intercepta o custo médio e o custo variável médio nos seus mínimos, logo, a questão está correta em afirmar que o custo mínimo de produção é mínimo quando o custo marginal se iguala ao custo médio.

    bons estudos

  • O custo minimo de produção é o menor ponto do custo médio e onde o custo marginal intercepta a curva. 

  • Lembrando que o ponto de fechamento é quando o custo marginal se iguala ao custo variável médio. 

    Com isso, esse é o mínimo que o produtor deverá cobrar para custear os custos variáveis médio. Caso constrário é alto o risco de falência.

     

    O custo mínimo de produção é quando o custo marginal se iguala ao custo médio (ou custo médio total).

    Com isso, esse é o valor mínimo que o produtor deverá cobrar para custear os custos médios variáveis e os custos médios fixos.

     

  • Gabarito: CERTO

     

    O custo médio de produção é mínimo quando o custo marginal se iguala ao custo médio”. A questão não deixou claro se estava falando do custo médio mínimo, mas como deu o ítem como certo,temos que deduzir que sim.

  • quando o custo marginal subir, ele elevará o custo médio...como estamos tratando de hipérboles (U), o custo marginal subirá de maneira indefinida, o custo médio não voltará a descer e, portanto, o custo médio mínimo é o ponto de inflexão

  • Perfeito!

              E essa relação não é difícil de entender, olhe só!

              O custo marginal é o custo adicional trazido por uma unidade a mais na produção.

              Pois bem: enquant0 este custo está abaixo da média, produzir mais unidades fará com que a média de custo da produção caia.

               Por outro lado, quando o custo marginal passa a ser maior do que a média, a média começa a subir.

              Por isso: o custo médio mínimo é exatamente quando o custo marginal se iguala ao custo médio.

              A partir dali, o custo médio passa a subir.

    Resposta: C

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Q893283 -> A curva de custo médio é interceptada pela curva de custo marginal em seu ponto de máximo; isso ocorre porque a curva de custo marginal está em sua parte ascendente. (ERRADO)

    Q1051756 -> No curto prazo, considerado como o período de tempo em que pelo menos um dos fatores de produção é fixo, a curva de custo marginal intercepta a curva de custo variável médio no ponto de mínimo desta.(CERTO)

    Q913244 -> o custo variável médio mínimo pode ser obtido quando a variação de custo variável médio passa de negativa para nula, quando uma unidade adicional é produzida.(CERTO)

    #O custo marginal crescente significa que o Cme e o CVme também são crescentes? NÃO! No início da curva de Cmg, o CVme e o Cme ainda estão descrescendo. Essas últimas somente passarão a crescer quando a curva do Cmg cruzar em seus pontos mínimos.

    Q955213 -> Quando a curva de custo marginal for crescente, as curvas de custo médio total e custo médio variável serão crescentes. (ERRADO)

    # CVme (custo variável médio) acima do Cmg (custo marginal) é DECRESCENTE

    # CVme (custo variável médio) abaixo do Cmg (custo marginal) é CRESCENTE

    Q926661 -> A curva de custo variável médio é crescente quando está abaixo da curva de custo marginal.(CERTO)

  • Ponto também chamada de escala de eficiência. É quando os custos são mínimos

  • Só que não. O custo é mínimo quando não começou a produção, isto é, quanto q igual a 0

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria de Produção.

    E, de fato, a questão está correta.

    As principais relações da Teoria de Custos no curto prazo são as seguintes (anote aí, resumaço!):

    - Cmg é a inclinação das curvas de CT e CV;
    - A curva de CFme é decrescente em toda a sua extensão, mas nunca toca os eixos do gráfico;
    - Cmg toca as curvas de Cme e de CVme em seus pontos mínimos;
    - Se Cmg menor que Cme, Cme é decrescente;
    Se Cmg = Cme, Cme é mínimo;
    - Se Cmg maior que Cme, Cme é crescente;
    - Se Cmg menor que CVme, CVme é decrescente;
    - Se Cmg = CVme, CVme, é mínimo;
    - Se Cmg maior que CVme, CVme é crescente.

    Portanto, de fato, quando o Custo Marginal e o Custo Médio forem iguais, o Custo médio será mínimo.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • A assertiva está mal formulada e os comentários estão imprecisos, inclusive o do professor. A assertiva menciona "o custo mínimo de produção é mínimo quando..." e as pessoas estão interpretando esse custo como sendo o médio. Note que o comentário do professor interpreta exatamente dessa forma (veja a parte que ele colocou em negrito). Porém, se for interpretada ao pé da letra, não será bem assim. O custo mínimo de produção é dado pelo ponto da isoquanta que tangencia a isocusto mais baixa, ou seja, trata-se de minimizar os custos para um dado nível de produção. A firma produz uma quantidade y tal que p=Cmg. Nesse ponto y - não importa qual seja - uma firma otimizadora estará minimizando os custos. Assim, ela pode perfeitamente minimizar custos e estar em um ponto da curva de oferta em que a produção (y) não será aquela que faz o ponto mínimo da Cme cruzar com a curva de Cmg. Esse ponto não quer dizer absolutamente nada em termos de produção da firma, pois sem a variável preço (p) essa análise de produção não existe. Note que no livro do Varian, por exemplo, ele faz essa análise de curvas de custo antes do capítulo de curva de oferta.

    E mesmo que não condicionássemos a nenhum nível específico de produção, o custo total mínimo se dará no mínimo que a firma pode ofertar em sua curva de oferta, que é a parte crescente da curva de custo marginal. Ou seja, o y que faz a curva de Cmg ser mínima é o ponto em que o custo é o mínimo. Esse ponto está a esquerda do tal ponto mínimo da curva de custo médio. Inclusive, se a curva de Cmg for estritamente crescente, esse ponto será o zero. Como disse o Felipe, se custo é p.y e p>0, o custo é mínimo quando y=0. É por isso que não faz sentido minimizar o custo. Senão a solução seria sempre zero. O que faz sentido é minimizar o custo dado um nível de produção. E nada garante que o nível de produção seja o ponto das abcissas associado ao mínimo da curva de custo médio.

    Talvez seja mais fácil simplesmente interpretar a questão como sendo "o custo médio mínimo de produção é mínimo quando..." Aí todos os comentários feitos estão corretos.