SóProvas


ID
2374384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação às funções de custo de produção, julgue o próximo item.

Se a produtividade marginal é decrescente, a adição de uma unidade de produção reduz o lucro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Se a produtividade marginal é decrescente, a adição de uma unidade de produção reduz a produtividade ótima.

    A variável lucro tem relação com a Receita Marginal

    bons estudos

  • O correto seria: Se a produtividade marginal é NEGATIVA, a adição de uma unidade de produção reduz o lucro.

     

    Resposta: ERRADA

  • 1) A pega da banca: tentar induzir o candidato a pensar que como Pmg é inverso de Cmg, então se Pmg está caindo, custo está subindo e por isso também cairia lucro.

     

    2) Solução: Em toda e qualquer firma se maximiza lucro com Rmg = Cmg. Agora Imaginem uma concorrÊncia perfeita: Para essa firma, Rmg = cmg é condição NECESSÁRIA, mas não SUFICIENTE, por isso que será, ainda, necessário que a curva CMG esteja no trecho crescente e subindo produção até chegar em Rmg. Dessa forma, é possível aumentar o custo marginal sem que caia o LUCRO e dessa forma, de encontro com a afirmação da banca, estaríamos, na verdade, aumentando lucro.

  • Não confunda rendimentos decrescentes com retornos negativos. A lei dos rendimentos decrescentes descreve um produto marginal declinante, mas não necessariamente um produto marginal negativo.  

  • Gabarito: Errado

    Produtividade marginal

    Toda empresa, para gerar lucro precisa necessariamente gerar um equilíbrio entre as receitas de vendas e os custos dos produtos ou serviços. Para entender melhor isso foi criado o conceito de produtividade marginal.

    Todos os gestores de uma empresa precisam saber qual a produtividade marginal do seu negócio, pois no final das contas se os custos da empresa excedem a receita de vendas, a companhia perde dinheiro.

    Portanto, podemos dizer que a produtividade marginal é um conceito econômico que os gerentes de negócios podem usar para ajudar a determinar quanto gastar na produção objetivando sempre maximizar os lucros.

    Segundo essa teoria, uma empresa só deve adicionar custos variáveis desde que os mesmos tragam valor para o negócio. Por exemplo, a força de trabalho é um custo variável necessário para a produção de mercadorias. Contratar muitos funcionários pode ter um impacto bastante limitado do lado da receita, porém adicionar muitos custos à companhia.

    A produtividade é a quantidade de saída que uma empresa pode produzir com uma determinada entrada. A produtividade marginal é a quantidade de produção obtida pela adição de uma unidade extra de entrada.

    A equação do referido conceito se resume na seguinte fórmula:

    Pmg = ∆Y /∆X

    Sendo que: Pmg = produtividade marginal; ∆Y = variação de saída; ∆X = variação de entrada.

    É preciso entender dois conceitos básicos para saber como maximizar os lucros de uma empresa:

    Custo marginal: o aumento nos custos associados à adição de uma unidade extra de entrada é chamado de custo marginal.

    Receita marginal: é a quantidade de receita que uma empresa ganha quando adiciona uma unidade extra de entrada.

    Os gerentes de negócios podem usar esse conceito de produtividade de modo a determinar a quantidade ideal de funcionários e equipamentos a serem usados pela empresa. Uma empresa pode maximizar os seus lucros continuando a adicionar mais insumos até que o custo marginal seja igual à receita marginal.

    Obviamente que isso tem limite, pois o custo marginal nunca deverá ser superior a receita marginal, sobre pena de a empresa começar a gerar prejuízos.

    Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/produtividade-marginal/">Produtividade marginal: um conceito muito utilizado pelas empresas</a>

  • É verdade que a produtividade marginal, no curto prazo é decrescente. Isso significa que quando aumentamos a quantidade do fator variável, a produção total vai crescendo cada vez menos.

              Mas isso não significa necessariamente que a produção vai cair. Isso só significa que a produção vai crescer menos.

              Ou seja, a produção cresce 10, depois cresce 8, depois cresce 5. Ou seja, a produção vai crescendo menos (10, 8, 5), mas continua crescendo.

              Então, a produtividade marginal ser decrescente é diferente de ser negativa. Se ela fosse negativa, aí a produção total iria cair. Mas o fato de ela ser decrescente não significa necessariamente que a produção será negativa.

              Portanto, não podemos afirmar que a produtividade marginal decrescente faz a produção cair.

              Falar em queda de lucro, então, sem chance.

              Imagine que mesmo com produtividade marginal decrescente, ao adicionar um trabalhador que custa $2 por hora, a produção aumenta em 3 unidades por hora.

              Se cada unidade é vendida por $1, então note que nossa receita aumentou em $3 e o custo em $2.

              Ou seja, subiu o lucro!

              Tá vendo como a simples informação da produtividade marginal ser decrescente não determina o que ocorre com o lucro? 

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria da Produção especificamente sobre produtividade marginal. 

    E nesta questão, temos uma das principais dificuldades dos alunos: confundir "decrescente" com "negativa". 

    A produtividade marginal nos diz o quanto que a produção total varia quando acrescentamos mais um insumo de produção. 

    No curto prazo, é verdade que a produtividade marginal é decrescente. Isso significa que quando aumentamos a quantidade do insumo variável, a produção total vai crescendo cada vez menos. Mas isso não significa necessariamente que a produção vai cair. Isso só significa que a produção vai crescer menos. Ou seja, a produção continua aumentando, mas vai aumentando cada vez menos. 

    Ou seja, a produção cresce 10, depois cresce 8, depois cresce 5. Ou seja, a produção continua crescendo, mas vai crescendo cada vez menos (cresce 10, depois cresce 8 e, por fim, cresce 5).

    Então, há diferença entre a produtividade marginal ser decrescente e ser negativa. Se a produtividade marginal é decrescente, isso significa que a produção total vai crescendo, mas vai crescendo cada vez menos. Agora, se a produtividade marginal for negativa, aí a produção total vai cair. 

    Portanto, o fato de termos uma produtividade marginal decrescente não significa necessariamente que a produção será negativa. Assim, não podemos afirmar que a produtividade marginal decrescente faz a produção cair. 

    Falar em queda de lucro, então, sem chance.

    Imagine que mesmo com produtividade marginal decrescente, ao adicionar um trabalhador que custa $2 por hora, a produção aumenta em 3 unidades por hora.

    Se cada unidade é vendida por $1, então note que nossa receita aumentou em $3 e o custo em $2.

    Ou seja, subiu o lucro!

    Tá vendo como a simples informação da produtividade marginal ser decrescente não determina o que ocorre com o lucro?

    Em outras palavras, não há relação direta entre produtividade marginal decrescente e lucro.


    Gabarito do Professor: ERRADO. 
  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    A produtividade marginal decrescente significa apenas que cada unidade adicional de insumo resulta, sucessivamente, em menor quantidade produzida.