SóProvas


ID
2374921
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 
Livro que teria inspirado “O Pequeno Príncipe” tem vaquinha para ser publicado no Brasil
Pense na história de um menino cheio de poesia. Em que raposas, desertos, flores e vulcões ganham dimensões quase filosóficas. Imagine agora que esse livro é narrado por um adulto que conhece o garoto-personagem. Tudo lembra muito o Pequeno Príncipe. Mas trata-se de outro menino: Patachou.
As semelhanças com o clássico escrito por Antoine de Saint-Exupéry, que já foi traduzido para mais de 200 idiomas, em todo o mundo, e chega a vender uma média de 300 mil exemplares, por ano, só no Brasil, podem não ser apenas coincidência. Enquanto O “Pequeno Príncipe” alçou voo e se tornou até “livro de miss”, as obras “Patachou, Petit Garçon” e “Les Histoires de Patachou” fizeram sucesso na França a partir do final dos anos 1920, mas acabaram pouco conhecidas fora do país, sobretudo do lado de cá do Atlântico, sem traduções para o português. Pelo menos até agora.
A editora Piu iniciou uma vaquinha na internet pelo Catarse para publicar os dois volumes da obra no Brasil. Ambos foram escritos pelo poeta francês Tristan Derème e teriam sido realmente o ponto de partida de Exupéry para o seu famoso principezinho. Pelo menos é o que diz um artigo publicado na “Revue d’Histoire Littéraire de la France”, que listou semelhanças entre as duas histórias. Como “O Pequeno Príncipe” foi lançado em 1943, enquanto a primeira edição de Derème saiu em 1929, é praticamente certo que Exupéry tenha entrado em contato, em algum momento, com a obra.
As histórias falam de Patachou, um garoto que ganhou esse apelido, porque, em um belo dia, foi surpreendido com o dedo em uma pâte à choux (uma massa francesa que é base para várias receitas de confeitaria). Os livros são divididos em pequenos contos, que misturam prosa e poesia, trazem brincadeiras e revelam a descoberta do mundo pelos olhos da infância. “O texto é de 1929, mas, assim como outros tantos livros clássicos, ele aborda questões universais, que são comuns a crianças de todas as épocas, culturas e lugares. O autor enfatiza a imaginação, o ritmo, a musicalidade, o humor e, ao mesmo tempo, uma pitada de melancolia. Dizem que Saint-Exupéry se inspirou justamente nesse estilo”, diz a escritora Paula Taitelbaum, que está à frente da editora Piu e do financiamento coletivo para trazer a obra ao Brasil.
A vaquinha busca arrecadar R$ 34 mil para custear o tratamento das ilustrações originais, a diagramação e a impressão. A tradução será feita com um prêmio concedido pela Embaixada da França. Para facilitar a pronúncia do francês, o nome do personagem na edição brasileira vai ficar Patachu nos dois títulos: “O Pequeno Patachu” e “As Histórias de Patachu”.
MOLINERO, Bruno. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2017. 

Considerando o gênero textual, o objetivo do Texto 1 é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

    Objetivo principal do texto é divulgar a comercialização de obras literárias raras no Brasil.

  • Quando o autor enfatiza a comparação entre o famigerado "Pequeno Príncipe", fica implícito que o mesmo tenta persuadir o público que se encantou com a obra.

    Ainda, no final do segundo parágrafo, quando o autor utiliza a expressão: "Pelo menos até agora", depreende-se a ideia de : 'vai que cola,né'. 

    Não suficiente, no terceiro parágrafo o autor dá alguns "spoiles" do livro, pra deixar com um gostinho de quero mais.

    Portanto, opção correta: letra A

    (A) divulgar a comercialização de obras literárias raras no Brasil. 

     

     

  • Marquei letra B e continuo achando que  correta é a letra B, pois me pareceu que o autor mais quis informar que "O Pequeno Príncipe" resultou de plágio dos dois livros do Patachou que, efetivamente, divulgar a comercialização de obras literárias raras no Brasil. Até porque, ele não fala de outras obras; as únicas obras que ele comentou foram “Patachou, Petit Garçon” e “Les Histoires de Patachou” e mesmo assim, para dizer que, possivelmente, "O pequeno Príncipe" foi inspirado em tais obras. 

    E, se considerássemos que o objetivo principal do texto é esse de contar do possivel plágio, eu diria que então o objetivo do texto seria a divulgação da vaquinha para financiar o custeio da publicação do livro no Brasil, e não da sua comercialização (que, presumo, só ocorreria se houvesse sucesso na vaquinha para custeio da produção do livro).

    Para mim, não colou essa resposta A como correta de jeito nenhum!!! 

    Alguém poderia explicar?

  • Esta questão é frustante!

     

    Pq a alternativa ( E ) parece ser a correta; mais especifica ao proposito do texto, visto que há uma mobilização coletiva em rede para financiar a publicação das obras  “O Pequeno Patachu” e “As Histórias de Patachu”.

    Enquanto a alternativa ( A ) é mais genérica, pois obras literárias raras dá a entender que é qualquer obra, e isso não está inclicito no texto. 

  • Obras literárias (esse plural) , é muito abrangente o texto é mais específico fala de um obra literária que se assemelha muito com outra. E falar de obras literárias raras no Brasil afff essa foi gritante.. esse "raras"aí da questão não tem nada haver com a proposta do texto. Acaba que Vira uma questão de achismo .. questão mal feita
  • A - divulgar a comercialização de obras literárias raras no Brasil - Como ele quer divulgar a comercialização de algo que ainda não é comercializado? Não está sendo feito a Vaquinha?

    B - denunciar um provável caso de reprodução de obra desconhecida. - Pode ser que sim pois abrangeu-se bem esta ideia, mas não fica claro pois o título e boa parte do texto a ideía central é o financiamento coletivo.

    C - recomendar a leitura de obras literárias infantojuvenis pouco divulgadas - Poderia ser também pois ele detalha bem a história do livro que serviu de inspiração para outro que já é sucesso e que inclusive há uma Vaquinha ocorrendo para a comercialização do primeiro no pais, ou seja, está recomendando. Eu ficaria com esta opção.

    D - sugerir formas de mobilização coletiva em rede para financiar a publicação das obras - Eu considerei que ele disse "Formas" e o que consta no texto é apenas a Vaquinha então presumi que não seria esta a reposta.

  •  b denunciar um provável caso de reprodução de obra desconhecida. 

    Provável porque ainda está fazendo vaquinha.... Em momento nenhum ele enfatiza a divulgação, e sim o caso da empresa fazer vaquinha.

  • minha opinião, não fiz essa prova.
    eu entraria com  recurso nesta questão.
    A: divulgar a comercialiazação de obras literárias raras no Brasil.

    como assim??
    o texto diz que ainda não esta sendo comercializado: finaciamento para trazer a obra para o Brasil.

  • Respondi a letra a), pois como é um jornal de grande circulação, pensei que a melhor ação que se enquadra na questão é a de divulgar. As outras ações não se enquandram na atividade típica de um jornal, por isso ignorei as outras.

  • GAB .. LETRA A

    ATÉ ACERTEI MAS ESSA QUESTÃO FOI FEITA PRO PIÃO NÃO GABARITAR A PROVA KKKKKKKKKKK

  • O Fato é que a banca pede que se considere o GÊNERO TEXTUAL. Como trata-se de um texto jornalístico, o objetivo primordial é sempre a informação/divulgação de algo. 

     

    Ver Gêneros textuais jornalísticos como: Notícia, Reportagem, Artigo de Opinião, Editorial, etc.

  • Essa banca (CS-UFG) é muito confusa no estilo de examinar compreensão e interpretação de texto.

    As alternativas, quase sempre, nos confundem (INTENCIONAL) pois sempre haverá uma ou outra "parcialmente" correta.

    Portanto o macete para encontrar o item correto é: "Buscar o que seja o menos errado"

    Noutras palavras bem simplórias: "ela (banca) escreve um monte de bobagem, e aquela que for menos idiota será a correta".

    Nessa banca, INFELIZMENTE, sempre haverá mais de um item correto, procure por aquele que esteja o menos errado dentre as opções.

  • não concordo com esse gabarito. como a obra vai ser considerada ´´rara no Brasil`` se no próprio texto diz que ainda não tinha sido publicada aqui? isso é frustrante demais.

  • A).

    A banca, em si, é péssima. Só que de tanto apanhar, a gente acaba se acostumando. Vejam

    "Considerando o gênero textual, o objetivo do Texto.."

    O texto é do gênero jornalístico, por vários motivos. Nesse gênero,objetivo principal consiste em informar.

  • Esse gabarito nao tem lógica nenhuma.