ORGANIZAÇÃO
Organização no negócio, significa o ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova visão da empresa.
Organizar o negócio é ordenar:
1. O espaço:
Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu devido lugar.
2. O tempo:
Um tempo para cada tarefa e cada tarefa em seu devido tempo.
A organização do tempo requer:
• Uma agenda para controlar os compromissos;
• Ter em mente as prioridades;
• Pontualidade para executar tudo o que foi programado.
3. O trabalho:
A organização do trabalho, pode ser bem mais simples do que imaginamos. Uma boa idéia seria, fazer uma lista de todas as tarefas que se realizam na empresa, agrupando-as da maneira mais lógica. A seqüência mais adequada é aquela que permite realizar as tarefas de forma eficiente e no menor tempo possível.
Ou seja:
• Listar as tarefas que se realizam na empresa e, agrupá-las por atividade;
• Determinar quem são os responsáveis por cada tarefa.
4. As pessoas:
Para que haja uma boa organização no negócio, este deve possuir unidade de comando e unidade de direção. De modo que, na unidade de comando cada pessoa recebe atribuições e é orientada para ao fim de suas atividades, prestarem contas com seu supervisor. Na unidade de direção, todas as tarefas são designadas a um responsável permanente.
5. Os recursos financeiros:
Implica na distribuição correta dos recursos financeiros da empresa para obter a partir dos mesmos, o maior rendimento possível.
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O capital humano das organizações, 8° Ed. São Paulo: Atlas, 2004;
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004;
TELES, Antonio Xavier. Psicologia Moderna, 35° Ed. Editora: Ática, 1999
Por: Zilma Barros de Sousa, junho/09
Aluna do 6° Período do Curso Superior de Administração a Distância, pela Universidade Aberta do Piauí - UAPI.
A questão cobrou conhecimento sobre o processo administrativo - PODC.
O ciclo administrativo é compostos pelas seguintes etapas: planejamento, organização, direção e controle. Ou seja, o processo administrativo corresponde as funções administrativas funcionando de forma interligadas e interdependentes entre si.
A questão quer saber qual FASE do processo supracitado refere-se à representação da estrutura organizacional.
Vamos às alternativas:
A- Incorreta.
Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
B- Correta
Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
C- Incorreta.
Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
D- Incorreta.
Supervisão não é umas das fases do ciclo administrativo PODC.
Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA B