SóProvas


ID
2374990
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos em tramitação ou arquivados, mas de consultas frequentes, devem permanecer no local onde foram produzidos e ficar sob a responsabilidade das pessoas, ou dos órgãos que os criaram. A esses documentos dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Arquivo Corrente - também chamado de ativo ou de momento que, como indica o próprio nome, é o conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da frequência com que são consultados.

  • Arquivo Corrente = Valor primário - Frequentemente consultado

    Arquivo Intermediario =  Mantém valor primário - Consultado com bem menos frequência.

    Arquivo Permanente = Valor secundário -  preservados em caráter definitivo em função de seu valor.

     

    Letra D

  • A Teoria das três idades é baseada no Ciclo vital dos documentos, segundo o qual, os mesmos passam por três fases: corrente, intermediária e permanente.

    Arquivo corrente (Primeira idade) Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (D.T.A.) de 1996, página 6, é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados”. Essa idade corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda.

    Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.

    Arquivo permanente (Terceira idade): “Conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor” (D.T.A. 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas .

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo

     

  • GABARITO: LETRA D

    Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

    corrente → corre → tramita (consulta frequente)

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Principais características do arquivo corrente: alta frequência de uso, alta possibilidade de uso, documentos necessitam de encaminhamentos, valor primário alto, documentação recém criada.

    Principais características do arquivo intermediário: frequência e possibilidade de uso reduzida, valor primário decrescente, documentos aguardando a destinação final, documentos podem ficar em outro local que não seja na entidade produtora.

    Principais características do arquivo permanente: documentos perderam o valor primário e adquiriram valor secundário, produção de instrumentos de pesquisa, o objetivo é o acesso.

    A questão pede o arquivo que possui documentos que ainda estão em tramitação ou que já foram arquivados, com alta possibilidade de consulta e que ficam necessariamente na estrutura predial da instituição, então temos um arquivo corrente.

    Resposta: D

  • ARQUIVAMENTO é uma das atividades do Arquivo Corrente.