-
O valor secundário ou mediato é identificado quando cessa o valor primário e a guarda do documento faz-se necessária permanentemente.
Podemos enquadrar o valor secundário em duas categorias:
Probatório: atribui-se quando o documento comprova a organização e o funcionamento da entidade que o produziu ou comprova as ações de determinado indivíduo que o produziu.
Informativo: quando os documentos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar.
LETRA C
-
a) PROBATÓRIO: quando comprova a existência, o funcionamento e as ações da instituição.
b) INFORMATIVO: quando contém informações essenciais sobre matérias com que a organização lida, para fins de estudos ou pesquisas.
www.pontodosconcursos.com.br
-
GABARITO: LETRA C
Valor secundário (ou permanente, ou de arquivo, ou mediato) – uso dos documentos pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados. O documento é utilizado como fonte de pesquisa e informação.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Os documentos de valor primário encontrados no arquivo corrente e intermediário possuem valores administrativos, fiscais e legais.
Os documentos de valor secundário encontrados no arquivo permanente possuem valores históricos, culturais, probatórios e informativos.
A questão está procurando em qual arquivo são encontrados os documentos informativos e históricos. Como dito, são encontrados no arquivo permanente.
Resposta: C