SóProvas


ID
2375161
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

1. Núcleos cocleares.
2. Núcleos do complexo olivar superior.
3. Núcleos do colículo inferior.
4. Corpo geniculado medial.
5. Córtex auditivo.

( ) Iniciam a análise sensorial complexa e diminuem os sinais de ruído de fundo.
( ) É responsável pela análise de sons complexos; pela localização de sons; pela atenção seletiva para estímulos auditivos baseados na posição da fonte sonora; pela inibição das respostas motoras inapropriadas; pela identificação de estímulos; pela discriminação de padrões temporais; pela memória auditiva para sons em sequência; sendo, ainda, necessário para tarefas auditivas mais difíceis.
( ) Codificam a direção de um som no espaço, por meio da análise das diferenças de intensidade e tempo interaural, ou seja, são responsáveis pela localização sonora. Essa estrutura também faz parte do arco reflexo do reflexo acústico do músculo do estapédio.
( ) São responsáveis pela atenção ao estímulo sonoro. Também têm um papel importante nos reflexos auditivos como o startle (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causada pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo.
( ) A sua divisão ventral é a única especificamente auditiva.

A atividade periférica tem a função de detecção e transmissão dos sons; a atividade central tem a função de discriminação, localização, reconhecimento do som, compreensão, atenção seletiva e memória auditiva. As estruturas que compõem o sistema auditivo, responsáveis pela atividade central, são: tronco encefálico, vias subcorticais, córtex auditivo, lobo temporal e corpo caloso. Segundo alguns autores, é possível associar determinadas funções a algumas estruturas do sistema auditivo central. Nesse sentido, relacione algumas estruturas responsáveis pela atividade central e sua função e assinale a alternativa com a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Complexo Olivar Superior: É considerado o primeiro centro do sistema nervoso auditivo ascendente onde ocorre a convergência de aferências de ambas as orelhas, dado que muitas fibras não cruzam a linha média através do corpo trapezóide. Constitui um conjunto de núcleos situados na ponte, caracterizado por grande variabilidade a função de várias espécies. Os núcleos no homem são: oliva superior lateral, oliva superior medial, núcleos periolivares e núcleo medial do corpo trapezóide. Sua função é complexa: localização espacial do som , reflexo estapediano, fisiologia do sistema eferente olivo-coclear.

     Colículo Inferior: Localiza-se na porção dorsal do mesencéfalo. É essencial, funcionando como centro de integração da mensagem auditiva. Sem ele, a percepção do som seria impossível. Tem aferências auditivas e extra-auditivas (por exemplo, tátil).

    Corpo Geniculado Medial: Localiza-se no tálamo. Tem rica inervação descendente, que juntamente com a ascendente, forma os tratos auditivos tálamo-corticais.  Três divisões: dorsal, ventral e medial. Recebe aferências auditivas, vestibulares, visuais e somáticas. Parece estar relacionado com a vigília do córtex auditivo (atenção auditiva) e também com a codificação da intensidade e da freqüência do som.

    Córtex auditivo central: Lobo temporal direito: análise auditiva da mensagem sonora (discriminação de intensidade, duração e timbre do som).  Lobo temporal esquerdo: tratamento fonético da mensagem sonora e compreensão verbal ou semântica.  Lobo parietal e/ou opérculo temporal direito: compreensão da entonação emocional da mensagem sonora.