Segundo Borges-Andrade, Abbad e Mourão (2004) e Chiavenato (1999), o processo de treinamento consiste em quatro etapas: diagnóstico, planejamento, execução e avaliação.
No entanto, algumas bancas podem cobrar outra forma de sequência desse processo de planejamento da capacitação, pois utilizam referenciais teóricos, como os dos autores Vilas Boas e Andrade (2009), que apresentam a sequência do processo de treinamento com quatro etapas: programação, organização, implantação e avaliação.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o processo de treinamento de pessoal, sendo que neste caso deve ser marcada a alternativa que apresenta sua etapas. Vamos lá.
Segundo o professor Chiavenato (2014, p.315 e 316), O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro fases, sendo elas:
- Diagnóstico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas e satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
- Desenho: elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
- Implementação: execução e condução do programa de treinamento.
- Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento
Essas etapas incluem, como o próprio Chiavenato (2014, p.316) diz, "o diagnóstico de carências, a decisão quanto à estratégia para a solução, a implementação da ação e a avaliação e o controle dos resultados das ações de treinamento."
Você deve estar estranhando a nomenclatura usada, ok? Bem, é que a banca usou outras palavras, mas que em essência são a mesma coisa, e por essa razão podemos marcar a alternativa "A".
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.