- ID
- 2354839
- Banca
- COMPERVE
- Órgão
- UFRN
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Direito Administrativo
- Assuntos
A administração pública tem passado por reformas decorrentes da mudança de paradigmas no mundo. Em relação às tipologias da Administração Pública, leia as afirmativas abaixo:
I. A Administração Pública Gerencial baseia-se em princípios orientadores do seu desenvolvimento, como a profissionalização, a hierarquia funcional, a impessoalidade e o formalismo.
II. A Administração Pública Burocrática tem como um dos seus princípios separar os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do poder público para garantir a satisfação da sociedade.
III. A Administração Pública Patrimonialista baseia-se na dominação tradicional, em que o aparelho do Estado atua como uma extensão do poder do soberano, e os cargos são considerados prebendas.
IV. A Administração Pública Clássica baseia-se no princípio de que a sobrevivência de uma organização depende muito mais do equilíbrio com o ambiente externo do que dos sistemas internos.
Das afirmações, estão corretas apenas
A análise e a melhoria dos processos da rotina diária das organizações podem ser feitas com o uso de uma ferramenta denominada MASP – Método de Análise e Solução de Problemas. Em relação a essa ferramenta, analise as afirmativas abaixo:
I. O MASP é um desdobramento do método de gestão da qualidade, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, inicialmente no Japão.
II. O MASP é uma ferramenta de modelagem das organizações e dos atores do negócio, permitindo verificar, avaliar e modificar os processos e as estruturas organizacionais.
III. A aplicação do MASP promove a entrega de serviços e produtos com a mesma qualidade, bem como a aprendizagem dos processos organizacionais.
IV. A aplicação do MASP permite identificar e fornecer uma visão geral de áreas do conhecimento reconhecidas e aceitas como boas práticas.
Das afirmativas, estão corretas
Os inventários consistem em instrumentos de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados, nos depósitos, bem como dos equipamentos e materiais permanentes. Em relação a esse assunto, leia as afirmativas abaixo:
I. Os tipos de inventário físico são: anual, inicial, de transferência de responsabilidade, de extinção ou transformação e eventual.
II. Os inventários físicos, de cunho gerencial, são realizados por comissão designada pelo Diretor da Unidade Administrativa.
III. Todo material, independente do seu valor econômico, poderá ser controlado por meio do simples relacionamento de material.
IV. Um dos objetivos do inventário físico é analisar o desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado.
Das afirmativas, estão corretas apenas:
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento governamental que define estratégias, objetivos e metas da administração pública federal para determinadas despesas. O Governo Federal estabeleceu iniciativas para o PPA 2016-2019, como as que constam do quadro abaixo, pertencentes a diversos programas temáticos.
I. 00EN - Construção da Barragem Serro Azul (PE).
II. 021Q - Construção do canal de irrigação Taquarembó (RS).
III. 058P - Proposição de alteração no marco legal para os mercados de seguro, resseguro, capitalização e previdência complementar aberta.
IV. 0597 - Revisão contínua do arcabouço normativo do mercado de capitais, considerando, inclusive, a redução dos custos de observância pelos participantes do mercado.
Dessas iniciativas, as que estão diretamente relacionadas à geração de despesas de capital são
Analise as cinco afirmativas seguintes, elaboradas a partir do Programa de Aprimoramento Profissional em Auditoria editado pelo Tribunal de Contas da União, referentes ao paradigma atual da auditoria e o novo perfil do auditor.
I. Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação, não lhe cabendo o papel de consultoria, que é desempenhado pelas entidades especializadas neste serviço.
II. A auditoria interna tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.
III. Nas instituições públicas, a auditoria é protagonista no alcance dos objetivos organizacionais mediante uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança corporativa, sendo auxiliada pelos órgãos executivos.
IV. O enfoque da auditoria interna, a partir da revisão de sua definição, passou a incorporar a consultoria, os riscos e a governança corporativa em seu escopo.
V. A auditoria interna encontra-se frente a um novo paradigma, que se baseia na visão dos processos organizacionais com enfoque nos riscos do negócio e numa orientação global, holística e sistemática, e não somente na verificação da conformidade legal e normativa de atos.
Considerando a temática da auditoria e do controle internos, estão corretas apenas as afirmativas
O sistema de registro de preços na administração pública apresenta algumas peculiaridades que devem ser observadas. Com base na legislação vigente sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. Uma vez constante do sistema de registro de preços, a administração pública está obrigada a comprar o bem ou a contratar o serviço ali registrado.
II. Pode a administração realizar outra licitação para a contratação pretendida, a despeito da existência de preços registrados. Contudo, não pode comprar de outro licitante que não o ofertante da melhor proposta.
III. Licitação para o sistema de registro de preços pode ser realizada independentemente de dotação orçamentária, pois não há obrigatoriedade e dever de contratar.
IV. Durante o prazo de validade do registro, o licitante é desobrigado de manter o preço registrado e a disponibilidade do produto, nos quantitativos máximos licitados.
V. É vedada a revisão do preço registrado quando ocorrer eventual redução daqueles praticados no mercado, o que eleva o custo respectivo.
Em relação ao exposto, estão corretas apenas as afirmativas