SóProvas


ID
2376055
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA:
Behring (2008), no artigo “Trabalho e seguridade social: o neoconservadorismo nas políticas sociais”, afirma que, desde 1995, podemos observar alterações das modalidades de resposta à questão social no Brasil. Sendo assim, naquele momento, houve dois programas que apontavam para a alteração da modalidade de resposta à questão social. São eles:

Alternativas
Comentários
  •  desde 1995, podemos observar alterações das modalidades de resposta à questão social no Brasil. Sendo assim, naquele momento, houve dois programas que apontavam para a alteração da modalidade de resposta à questão social. São eles:  

    *Então não podem ser programas do Governo Lula, certo? 

     

     a) Programa Comunidade Solidária; Programa Bolsa Família.  

     b) Programa Comunidade Solidária; Programa de Aceleração do Crescimento. 

     c) Programa de Saúde da Família; Programa Nacional de Publicização.  

     d) Programa Comunidade Solidária; Programa Nacional de Publicização.

     e) Programa de Saúde da Família; Programa Fome Zero. 

     

  • Programa Comunidade Solidária - 1995

    Comunidade Solidária é um programa do governo federal brasileiro que foi criado em 1995 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que assinou o Decreto n. 1.366, de 12 de janeiro de 1995. Foi encerrado em dezembro de 2002, sendo substituído pelo Programa Fome Zero.

     

    Programa Bolsa Família - 2004

    A lei número 10.836, de 2004, que cria o Bolsa Família, diz que o programa tem por finalidade a “unificação” do PNAA (Programa Nacional de Acesso à Alimentação), criado pelo governo Lula com programas de FHC, entre eles oBolsa Escola, Bolsa Alimentação, Auxílio-Gás e Cadastramento Único do Governo Federal.

     

    Programa de Aceleração do Crescimento - 2007

    Programa de Aceleração do Crescimento (mais conhecido como PAC), lançado em 28 de janeiro de 2007, foi um programa do governo federal brasileiro que englobava um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que teve como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infraestrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros.

     

    Programa de Saúde da Família  - 2006

    Portaria Nº 648 de 28 de março de 2006 - Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

     

    Programa Nacional de Publicização - 1998

    O PNP pretende que as organizações sociais absorvam as atividades de entidades da União que atuem nas áreas ligadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde, introduzido no ordenamento jurídico do Brasil pela Lei nº 9.637/98.

     

    Programa Fome Zero - 2003

    Fome Zero foi um programa criado em 2003, pelo do governo federal brasileiro, durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em substituição ao Programa Comunidade Solidária, que fora instituído pelo Decreto n. 1.366, de 12 de janeiro de 1995, durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, para o enfrentamento da fome e da miséria no país. Até dezembro de 2002, o Programa Comunidade Solidária esteve vinculado diretamente à Casa Civil da Presidência da República, e foi presidido pela então primeira-dama do país.