SóProvas


ID
2376103
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa INCORRETA:
São algumas das indicações previstas no Código de Ética do(a) Assistente Social, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As competências dos Conselhos regionais e do CFESS estão elencadas na lei que regulamenta a profissão e não código de ética. 

     

  • Exceltente pegadinha!!!

  • Questão pede a alternativa incorreta, então:

    A - A defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo, enquanto princípio fundamental.

    Certo, faz parte dos 11 princípios elencados no CEP.

    B - O dever do assistente social nas suas relações com os usuários de esclarecê-los, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e amplitude de sua atuação profissional.

    Certo. Artigo 5, alinea h.

    C- A vedação ao assistente social de compactuar com o exercício ilegal da profissão, inclusive, nos casos de estagiários que exerçam atribuições específicas em substituição aos profissionais.

    Certo. Artigo 4, alinea d.

    D- A vedação ao assistente social de revelar sigilo profissional.

    Certo. Artigo 17.

    E- A competência dos Conselhos Regionais de Serviço Social de fiscalizar o exercício profissional do assistente social supervisor nos referidos campos de estágio.

    Gabarito. A competência do cress é abordada na Lei que regulamenta a profissão.

  • A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 273 de 1993, que institui o Código de Ética profissional. Nesse documento encontramos os princípios, deveres, direitos e vedações que orientam o trabalho do/a assistente social. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. A defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo, enquanto princípio fundamental. A alternativa constitui um princípio fundamental da profissão, de acordo com o Código de Ética profissional de 1993.

    B – Incorreta. O dever do assistente social nas suas relações com os usuários de esclarecê-los, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e amplitude de sua atuação profissional. A alternativa constitui um dever do/a assistente social, de acordo com o Código de Ética profissional de 1993.

    C – Incorreta. A vedação ao assistente social de compactuar com o exercício ilegal da profissão, inclusive, nos casos de estagiários que exerçam atribuições específicas em substituição aos profissionais. A alternativa constitui uma vedação do/a assistente social, de acordo com o Código de Ética profissional de 1993.

    D – Incorreta. A vedação ao assistente social de revelar sigilo profissional. A alternativa constitui uma vedação do/a assistente social, de acordo com o Código de Ética profissional de 1993.

    E – Correta. A competência dos Conselhos Regionais de Serviço Social de fiscalizar o exercício profissional do assistente social supervisor nos referidos campos de estágio. A alternativa está errada porque constitui uma competência do CRESS, que encontramos na Lei que regulamenta a profissão – Lei nº 8.662/93.

    Gabarito: E