SóProvas


ID
2376340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Do ponto de vista médico-legal, identidade e identificação têm conceitos distintos. Enquanto identidade é o conjunto de características que individualizam a pessoa, tornando-a única, identificação é o processo pelo qual se determina a individualização. Com base nessas informações e nos múltiplos conhecimentos a elas relacionados, julgue o item a seguir, referentes à identidade e à identificação no contexto da antropologia forense.

Os métodos de identificação, como a oftalmoscopia, a rugopalatinoscopia, a otometria, a flebografia e a poroscopia, embora atendam aos critérios de unicidade e imutabilidade — requisitos para os elementos sinaléticos identificadores —, são ineficientes e antieconômicos quanto aos critérios de classificação e praticidade.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    • Oftalmoscopia: é um exame que visa observar o a região posterior do globo ocular;
    • Rugopalatinoscopia: consiste em um processo de identificação humana através do estudo das pregas palatinas quanto à forma, tamanho, quantidade e posição, sendo possível sua aplicação tanto no cadáver recente, como no indivíduo vivo. 
    • flebografia: também conhecida como venografia, é um procedimento no qual um raio-x das veias é realizado após a injeção de um contraste numa veia
    • Poroscopia: identificação através dos poros presentes nas papilas dérmicas
    • Nesse sentido, o método mais adequado que atende a classificabilidade (permite que os desenhos digitais sejam facilmente classificados para o arquivamento) e praticidade (a obtenção das impressões digitais é simples, rápida e de baixo custo.) é a datiloscopia – Identificação humana através das impressões digitais.

  • Os métodos apresentados não são econômicos e não apresentam um sistema de classificação, portanto a alternativa está errada.